Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Congraf aposta na eficiência em gestão

Congraf aposta na eficiência em gestão
O ano de 2020 frustrou a todos. Para a Congraf não foi diferente, uma vez que a expectativa da fabricante de embalagens era crescer pelo menos 10%. Para tanto, realizou investimentos em equipamentos de acabamento, como corte e vinco e colagem, além de ampliar sua área de produção para melhorar o fluxo de trabalho.

Porém, a pandemia surpreendeu o mundo negativamente, com uma forte crise sanitária, econômica e social. Ou seja, fatores que afetaram a indústria brasileira e não estavam previstos nos mais detalhados planejamentos empresariais. “O ponto positivo de tudo foi que passamos por desafios até então desconhecidos e tivemos que superá-los dia após dia. Aprendemos muito com toda essa crise no que diz respeito à gestão, agilidade de pessoal e soluções internas para as mais diversas adequações diárias. Colhemos muitos frutos por ter uma equipe treinada, comprometida e capaz”, ressalta do diretor industrial da Congraf, Sidney Anversa Victor Junior.

Mesmo assim, o ano de 2020 foi importante em relação a resultados no mercado, uma vez que a fabricante de embalagens conseguiu manter seus clientes, mesmo com o mercado muito instável. Em suas demandas, a empresa percebeu crescimento no segmento de higiene e limpeza, com destaque para sabonetes. O setor de alimentos se manteve estável com pequenas altas durante o ano. Já o setor de cosméticos foi o que mais destoou, registrando queda.

A respeito dos fatores negativos que impactaram a produção e o avanço do mercado, a empresa apontou os reajustes de matéria-prima, causados pelo dólar alto e pelos commodities. Neste ano, o cenário deve ser o mesmo e só deve ser amenizado com a imunização da população.  “Certamente, o melhor que pode acontecer para o país é a vacina. O Governo precisa focar 100% em conseguir vacinar a população brasileira, pois só assim haverá estabilidade no mercado novamente. O câmbio está muito alto, a população mais vulnerável está sem emprego e necessita receber ajuda financeira. Tudo isso influencia muito a estabilidade de produção”, enfatiza o diretor.

Diante de tudo isso, a Congraf recorreu à sua gestão sólida para realizar investimentos que trarão frutos em 2021. Entre eles, melhorias no laboratório de testes de qualidade e no laboratório interno de produção de tintas, que teve sua capacidade própria ampliada para 70% de sua necessidade.

Esperançosa por um ano melhor, a empresa também já se prepara para instalar uma nova máquina Heidelberg, com a máxima tecnologia disponível para equipamentos de impressão. De acordo com a empresa, a máquina proporcionará maior capacidade e qualidade de produção, além de agilidade nas trocas de serviços. A previsão é de que a nova impressora já esteja em operação no segundo semestre de 2021, para atender um mercado mais aquecido e adaptado ao “novo normal”.

Leia também

  • Congraf aposta na eficiência em gestão

    Congraf aposta na eficiência em gestão

    Para agilizar a produção das demandas, fabricante de embalagens investe em novo equipamento em seu…


  • Agfa apresenta nova versão da impressora Jeti Tauro

    Agfa apresenta nova versão da impressora…

    Equipamento híbrido com automação avançada para produção de sinalização 24 horas por dia


  • VR Label alcança diferenciais com Durst Tau 330 RSC

    VR Label alcança diferenciais com…

    VR Label investe em tecnologia Durst para se diferenciar com mais qualidade e velocidade


  • Grupo Maxcess anuncia novo gerente comercial para o Brasil

    Grupo Maxcess anuncia novo gerente…

    Grupo Maxcess está anunciando Rubens Carvalho como novo gerente comercial para soluções Maxcess no…


  • EFI VUTEk adiciona impressora híbrida XT ao portfólio

    EFI VUTEk adiciona impressora híbrida…

    Nova impressora plana/rolo-a-rolo para gráficos de exibição EFI VUTEk XT traz inovações como a…


  • Epson lança Monna Lisa 8000 para impressão têxtil de alta produtividade

    Epson lança Monna Lisa 8000 para impressão…

    ML-8000 é o novo modelo de entrada da série Monna Lisa, com 8 cabeças de impressão com tecnologia…


>> Mais notícias