Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Kolor Graphs celebra cinco anos de sucesso em pré-impressão flexográfica

Kolor Graphs celebra cinco anos de sucesso em pré-impressão flexográfica
“A flexografia é o processo do futuro para impressão de embalagens”, diz Jose Luis Gonzalez Rodriguez, fundador da empresa mexicana de gravação de chapas Kolor Graphs. “E estamos prontos para ajudar nossos clientes a fazer a transição da gravura e do offset para a flexografia”.

O engenheiro Gonzalez fundou a Kolor Graphs em 2015 com base em 35 anos de experiência de trabalho na produção de embalagens flexíveis para desenvolver um negócio totalmente voltado para a fabricação de chapas flexográficas e com 100% de compromisso com a tecnologia KODAK FLEXCEL NX. Tudo começou há cinco anos, na Cidade do México, com a aquisição de equipamentos FLEXCEL NX Wide. Um movimento estratégico que posicionou a empresa entre os principais fornecedores de chapas processadas na área metropolitana e central do México. Após quatro anos usando a tecnologia FLEXCEL NX, a Kolor Graphs decidiu expandir os negócios para a região oeste do país, e abriu uma nova filial com equipamentos FLEXCEL NX Wide na cidade de Guadalajara, Jalisco. Finalmente, em 2019, a expansão no mercado continuou com a abertura de um novo espaço na cidade de Monterrey, Nuevo Leon, para atender o mercado da região norte do país.

Cinco anos depois, a confiança da empresa na tecnologia FLEXCEL NX, que hoje é fornecida e apoiada pela Miraclon, se confirmou. A Kolor Graphs tem mais de 30 funcionários em todo o país, incluindo vários filhos do engenheiro Gonzalez como parceiros. Até o momento, todas as três localidades concluíram, com sucesso, o programa de certificação da Miraclon para a produção de chapas KODAK FLEXCEL NX, e, portanto, são membros de uma rede internacional de fabricantes de chapas processadas FLEXCEL NX, que seguem rigorosos padrões de processamento que garantem a mais alta qualidade, eficiência e consistência usando o processo de impressão flexográfica.

As chapas para o mercado de embalagens flexíveis respondem pela maior parte da produção, mas a Kolor Graphs também tem observado crescimento na produção de chapas de etiquetas e recentemente estabeleceu presença em papelão corrugado. O engenheiro Gonzalez diz que há três razões pelas quais a Kolor Graphs tem uma vantagem sobre seus concorrentes: a qualidade das chapas KODAK FLEXCEL NX que a empresa produz, as pessoas que trabalham na empresa e o serviço que oferece aos seus clientes. “As chapas FLEXCEL NX são muito duráveis, produzem alta qualidade consistente em todo o ciclo de impressão e oferecem economia significativa de tinta. Além disso, nosso pessoal é altamente motivado para fornecer um serviço de pré-impressão de excelência a todos os nossos clientes, com foco em excelentes tempos de resposta. Para nós, não existem pequenos clientes”.

“Um mundo mais visual”

Ao ser perguntado sobre que fatores estão impulsionando uma mudança no mercado de embalagens, o engenheiro Gonzalez responde: “A velocidade com que nossos clientes desejam a entrega de chapas e o nível de competição no mercado. A cada dia, o mundo está se tornando mais visual, e o que os consumidores veem nas suas telas eles querem refletido nas suas embalagens”. “Nestas condições”, ele continua, “a flexografia está bem posicionada para substituir o trabalho do offset e da gravura por oferecer maior velocidade na fabricação”. Mas ele enfatiza que “nem todo processo flexográfico pode fazer isso, somente a FLEXCEL NX, que combina qualidade, controle, consistência, velocidade e simplicidade de que precisamos”.

“Quando trabalhei no setor de conversão, usávamos uma variedade de sistemas analógicos, mas apenas para impressões simples ou cores diretas. Também experimentamos a tecnologia digital, mas a qualidade era ruim — baixa durabilidade da chapa e pouca transferência de tinta. A descoberta das chapas KODAK FLEXCEL NX mudou as coisas e liderou nossa entrada em mercados que demandam maior qualidade. Elas também tornaram nosso resultado final mais lucrativo! E ter alcançado o programa de certificação KODAK FLEXCEL NX da Miraclon significa que podemos mostrar aos clientes evidências concretas de que podemos fabricar chapas com qualidade consistente e uma especificação global padrão.”

Como demonstração do que a FLEXCEL NX é capaz de fazer, o engenheiro Gonzalez descreve uma embalagem de ração produzida para um dos principais clientes da empresa, a Plastinal SA de CV. “Este é um bom exemplo dos designs cada vez mais complexos que vemos em um cenário em que as marcas buscam maior apelo nas prateleiras. Ele possui imagens de alta resolução, uma paleta de cores vibrantes e brilhante, além de brancos opacos. Com a tecnologia de projeção avançada da FLEXCEL NX, não há necessidade de impressão em duas passagens para chegar ao branco correto, ou uma chapa diferente para gradações. Com uma única chapa, podemos atender a todas as demandas.”

Olhando para o futuro, ele espera que a concorrência no mercado, já intensa, aumente, mas é algo que a Kolor Graphs recebe bem. “Isso mostra que as mensagens sobre a qualidade, produtividade e os benefícios de custo estão sendo percebidas, e também nos incentiva a continuar melhorando.

“Sem dúvida, este é um caso claro de sucesso na indústria gráfica. Apesar das condições adversas em que nos encontramos este ano, temos conseguido prosperar em condições difíceis, segmentando mercados com menos impacto negativo face à crise do COVID-19. Nós somos uma empresa nacional genuína, mas com padrões internacionais em nossos processos.”

Leia também

  • Kolor Graphs celebra cinco anos de sucesso em pré-impressão flexográfica

    Kolor Graphs celebra cinco anos de…

    Confiança da empresa na tecnologia FLEXCEL NX, que hoje é fornecida e apoiada pela Miraclon, se confirmou


  • EFI lança conjunto de aplicativos em nuvem EFI IQ

    EFI lança conjunto de aplicativos…

    Solução possibilita decisões inteligentes baseadas em dados


  • Vencedores do FESPA Awards 2020 são anunciados

    Vencedores do FESPA Awards 2020 são…

    FESPA anunciou os vencedores do FESPA Awards desse ano, sua celebração anual de excelência na comunidade…


  • Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg aborda digitalização no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

    Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg…

    4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela…


  • drupa lança nova plataforma digital

    drupa lança nova plataforma digital

    drupa está ampliando sua oferta digital: com início em outubro, sua plataforma online chamada drupa…


  • Nova campanha Epson dá três meses de acesso a plataforma de streaming de música

    Nova campanha Epson dá três meses…

    Na compra de uma garrafinha original os clientes terão acesso gratuito ao Tidal e irão concorrer ao…


>> Mais notícias