Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg aborda digitalização no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg aborda digitalização no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica
O 4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela primeira vez será promovido em uma plataforma virtual. Palestrantes do Brasil e do exterior vão tratar da impressão e sua relação direta com tecnologia e sustentabilidade.

Entre eles, está o pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg, que vai trazer como tema “Digitalização em pequenas e médias empresas”, mostrando que novos conceitos e tecnologias não estão restritos apenas aos grandes grupos e sim a todos os portes de empresas, bastando saber como adaptar cada conceito a diferentes realidades.

Para Ulrich, ainda há uma certa resistência de alguns empresários em implantar a automação. “Por um lado, há muitas empresas inovadoras e motivadas que não apenas tratam das questões de automação, mas também de muitos aspectos da digitalização progressiva. Por outro lado, você também encontra empresas que estão lutando contra isso. É muito fácil atribuir essas dificuldades apenas aos proprietários de empresas, mas muitas vezes há outros problemas estruturais que dificultam o desenvolvimento das empresas no contexto da digitalização”.

O pesquisador reforça que a automação por si só não é o bastante: “Os fluxos de trabalho devem ser adaptados, funcionários devem ser treinados e - dependendo dos objetivos - estruturas corporativas devem ser desmembradas. Porém, mais oportunidades de treinamento e uma abordagem aberta e transparente aos objetivos corporativos podem ser um primeiro alicerce aqui”.

A otimização na preparação de trabalhos, na visão do pesquisador, é uma etapa crucial “especialmente quando falamos de produtividade, o que normalmente significa combinar e processar muitos trabalhos de impressão no menor tempo possível; com o menor custo de investimento, a preparação é um fator decisivo. Aceitação automatizada de trabalho, correção e configuração de impressão conjunta podem ser componentes cruciais”.

Mas, novamente reforça: “A digitalização e as oportunidades que ela oferece são mais do que apenas implementar alguma tecnologia e a pura automação de trabalhos impressos. Muitos potenciais estão em outras áreas da empresa e - além da economia de custos - também podem ser boas oportunidades para novos serviços ou modelos de negócio. No entanto, encontrá-las nem sempre é fácil, pois muitas vezes exige uma mudança de perspectiva mesmo dentro da empresa, o que pode ser um grande desafio dependendo da estrutura da empresa (e do empresário)”.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.

Leia também

  • Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg aborda digitalização no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

    Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg…

    4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela…


  • drupa lança nova plataforma digital

    drupa lança nova plataforma digital

    drupa está ampliando sua oferta digital: com início em outubro, sua plataforma online chamada drupa…


  • Nova campanha Epson dá três meses de acesso a plataforma de streaming de música

    Nova campanha Epson dá três meses…

    Na compra de uma garrafinha original os clientes terão acesso gratuito ao Tidal e irão concorrer ao…


  • Pro Visual expande portfólio de produtos com Konica Minolta

    Pro Visual expande portfólio de produtos…

    Gráfica de Recife adquiriu dois equipamentos de impressão digital para atualizar seu parque de produção


  • Com impressoras da Koenig & Bauer, Gráfica Gonçalves aciona modelo 4.0 de produção de embalagens

    Com impressoras da Koenig & Bauer,…

    Ao investir em sistemas exclusivos e conceitos inovadores, Gonçalves expõe o lado estratégico da…


  • Drop Inkjet Solutions amplia portfólio de soluções

    Drop Inkjet Solutions amplia portfólio…

    Drop Inkjet Solutions amplia portfólio de soluções para o mercado de impressão digital e manutenção…


>> Mais notícias