Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

drupa em Düsseldorf: o evento da indústria gráfica global

drupa em Düsseldorf: o evento da indústria gráfica global

Durante um período de 11 dias, 1.427 expositores de 50 países apresentarão tecnologias, soluções e tópicos inovadores que afetarão a indústria agora e no futuro. Uma ampla variedade de eventos especiais fornecerá um conhecimento valioso. Foco na digitalização e sustentabilidade.


Há um grande entusiasmo na indústria gráfica internacional neste momento, pois todos poderão finalmente encontrar-se pessoalmente e trocar informações na drupa, o evento mais importante do mundo para o setor, de 28 de maio a 7 de junho, em Düsseldorf. Nestes tempos muito voláteis, caracterizados por grandes mudanças sociais e também rápidas tecnológicas e megatendências globais, as empresas têm de reagir: aqueles que não antecipam desenvolvimentos importantes e não se ajustam em conformidade colocarão em risco a sua vantagem competitiva e desperdiçarão oportunidades para o futuro.


A drupa está sendo realizada no momento certo para isso. Numa comparação internacional, a principal feira global de tecnologias de impressão demonstra o estado da arte da indústria e um amplo espectro de inovações que moldarão o futuro e oferece uma infinidade de oportunidades para troca de conhecimento de alto calibre, discussões e networking com palavras. -renomados especialistas do setor.


Em uma área útil de aproximadamente 140.000 m² com 18 salas de exposição, 1.427 expositores de 50 países apresentarão todo o espectro de tendências atuais e ideias visionárias dentro da tecnologia de impressão. A produção de embalagens e embalagens impressas são duas áreas que também ganharam significativa importância. De renomados players globais a aspirantes a recém-chegados e start-ups – a lista de expositores registrados é quase quem é quem na indústria de impressão e embalagem.


Aqui está uma pequena amostra: Bobst, Canon, Comexi, Duplo, EFI, Epson, ESKO, Fujifilm, Heidelberg, Horizon, HP, Kodak, Koenig & Bauer, Kolbus, Komori, Konica Minolta, KURZ, Landa, Müller Martini, Ricoh, Screen, Windmöller e Hölscher, Xeikon.


Tópicos de foco da drupa 2024


Os recursos fósseis limitados e as emissões de carbono fizeram com que a sustentabilidade se tornasse uma parte essencial das estratégias empresariais de longo prazo. Dependendo da utilização de recursos, as indústrias de impressão e embalagem já utilizam procedimentos de fabricação que hoje economizam energia e recursos. A drupa explica os fatores importantes para a produção sustentável de soluções de impressão e embalagem e quais as tendências que estão a evoluir no setor para atingir o objetivo de uma economia circular.


A digitalização está a mudar os processos analógicos, enquanto a inteligência artificial assume cada vez mais tarefas na Indústria 4.0. A drupa apresenta tecnologias de ponta em toda a cadeia de valor agregado da indústria, com foco especial em tecnologias futuras e transversais. Com esse cenário em mente, temas como economia circular, automação, impressão/acabamento 4.0, inteligência artificial, economia de plataforma e conectividade estarão no centro do programa de conferências e fóruns de especialistas.


Fóruns especiais


Em tempos de constantes mudanças, processos disruptivos e novos modelos de negócio resultantes, os fóruns especiais da drupa são importantes auxiliares na tomada de decisões. Eles fornecem impulso e mostram as melhores práticas das quais a indústria não pode prescindir. Juntamente com os seus parceiros, a drupa confia na sua impressionante gama de competências em toda a indústria e nos tópicos que dizem respeito ao futuro dos seus grupos-alvo.


drupa cube


Por que a impressão é mais importante do que nunca na era digital? Por que os clientes nem sempre consideram os produtos impressos sustentáveis? E como você calcula sua pegada de carbono? Estas são apenas algumas das questões que serão discutidas no drupa cube em 2024. Em mais de 50 sessões, a conferência oferece inspiração e experiência. O programa apresenta cinco grandes palestras de renomados especialistas internacionais da indústria e apresentações sobre tópicos como aumentar o sucesso do seu negócio, economia circular e sustentabilidade, o futuro da impressão e embalagem, bem como sessões e exemplos de melhores práticas relacionadas a novos modelos e tendências de negócios.


touchpoint sustainability


touchpoint sustainability trata do papel das indústrias de impressão e papel na transformação sustentável e oferece uma visão geral dos desenvolvimentos atuais, de médio e longo prazo. As tecnologias da engenharia mecânica e de sistemas são especialmente importantes neste contexto, sobretudo no que diz respeito à qualidade, segurança do processo durante a produção e sustentabilidade. A digitalização e a IA desempenham um papel fundamental para acelerar o processo de transformação nas indústrias de impressão e papel e para obter efeitos de escala. Fabricantes, participantes da indústria, marcas e usuários mostram juntos como a mudança pode se tornar realidade em suas muitas exposições sobre a sustentabilidade do ponto de contato.


touchpoint packaging


A touchpoint packaging concentra-se em soluções de embalagem visionárias e inteligentes e reúne proprietários de marcas com designers, prestadores de serviços de impressão e conversores. O envolvimento de estudantes e jovens talentos em projetos parceiros com expositores promete soluções exclusivas de embalagens para caixas dobráveis, rótulos, embalagens flexíveis e papelão ondulado. Além disso, serão discutidas questões importantes relacionadas às megatendências globais e seu impacto na produção de embalagens, por exemplo, sustentabilidade ou comércio eletrônico. Os cinco tópicos principais das embalagens de ponto de contato são neoecologia, conectividade, glocalização, mentalidade do consumidor e regulamentações futuras.


drupa dna


Grandes ideias, orçamento pequeno – para muitas empresas jovens, não é fácil fazer os contatos certos e estabelecer as suas soluções fascinantes e inovadoras no mercado. Para este grupo-alvo, a drupa criou uma plataforma especial: drupa next age (dna). Recém-chegados, jovens talentos, startups e empresas estabelecidas podem estabelecer contactos em condições de concorrência equitativas, encontrar parceiros adequados para cooperação e trocar ideias de negócios inovadoras. Para alguns participantes, esta é a primeira oportunidade de apresentar os seus negócios a um público internacional de especialistas.


drupa touchpoint textile


A drupa touchpoint textile apresenta a primeira microfábrica têxtil digital do mundo. Esta é uma cadeia de processos totalmente conectada e integrada – da simulação digital ao design, da animação e da renderização virtual à produção. Uma coisa é certa: a indústria está constantemente a ganhar novos campos de aplicação e a tecnologia de jato de tinta não só abre portas a setores como o vestuário e a moda, mas também ao design de interiores, à arquitetura, ao automóvel e a muitos outros mercados verticais.


Para detalhes sobre o programa, parceiros e palestrantes de cada fórum especial, consulte: https://www.drupa.de/de/Programm


A drupa 2024 está aberta para profissionais visitantes de terça-feira, 28 de maio a sexta-feira, 7 de junho de 2024, de segunda a quinta, das 10h00 às 18h00, sábado e domingo, das 10h00 às 17h00. Um bilhete de 1 dia custa 60 euros, um bilhete de 3 dias 165 euros e um bilhete de 5 dias 255 euros. Informações sobre bilhetes de estacionamento e bilhetes de transporte público também estão disponíveis na bilheteria: www.drupa.de/1130

Leia também

  • AccurioLabel 230: médias e pequenas tiragens na X Label

    AccurioLabel 230: médias e pequenas…

    Tecnologia escolhida foi a AccurioLabel 230, adquirida junto à parceira autorizada da Konica Minolta…


  • drupa em Düsseldorf: o evento da indústria gráfica global

    drupa em Düsseldorf: o evento da indústria…

    Durante um período de 11 dias, 1.427 expositores de 50 países apresentarão tecnologias, soluções…


  • Furnax amplia espaço de exposição e terá duas áreas na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026

    Furnax amplia espaço de exposição…

    ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026 segue confirmando grandes nomes em seus pavilhões de exposição


  • Redefinindo a embalagem: touchpoint packaging na drupa 2024

    Redefinindo a embalagem: touchpoint…

    drupa apresentará soluções inovadoras de 28 de maio a 7 de junho de 2024 em Düsseldorf


  • Powerful by Nature: novo portfólio Agfa de impressoras inkjet

    Powerful by Nature: novo portfólio…

    Agfa revelou seu portfólio otimizado de impressoras inkjet. Sob a base “Powerful by nature”


  • drupa cube anuncia line-up

    drupa cube anuncia line-up

    drupa 2024, o drupa cube será mais uma vez o fórum de discussão para líderes de impressão e embalagem


>> Mais notícias