Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

drupa 2016: Kodak inova impressão digital inkjet através da tecnologia Kodak Ultrastream

drupa 2016: Kodak inova impressão digital inkjet através da tecnologia Kodak Ultrastream
Dando prosseguimento às novidades que serão apresentadas na drupa 2016, a Kodak anunciou sua nova geração de tecnologia jato de tinta (inkjet) Kodak Ultrastream, que estará em exibição sem seu stand no evento (Pavilhão 5, stand F09).

Construído tendo como base a consagrada tecnologia jato de tinta Kodak (Inkjet Stream Technology) o sistema Kodak Ultrastream permite a aplicação da impressão inkjet em novos mercados, como o de impressão comercial e de embalagens, demonstrando a evolução dos sistemas jato de tinta através da produção de gotas menores, alta precisão na aplicação dos pontos de tinta para obter melhor resolução e definição de imagem, contornos mais limpos e precisos.

Com isso, o Kodak Ultrastream passa a definir novos padrões, ampliando a gama de aplicações da tecnologia inkjet dentro das artes gráficas, principalmente em fluxos de produção que requerem alta velocidade e alta resolução.

A tecnologia estará disponível ao lado da já consagrada Kodak Stream Technology, oferecendo, assim, diferentes opções de plataformas que podem variar de acordo com as necessidades de aplicação dos clientes.

Em termos de estrutura, outro ponto que merece destaque é seu sistema modular de cabeçotes de impressão, que pode ser configurado para diferentes larguras (que podem variar de 8 a 97 polegadas). O Kodak Ultrastream também vem acompanhado da interface Kodak Digital Front End (DFE), uma solução dinâmica e flexível que se adapta às exigências de gráficas comerciais à medida o volume e a demanda da produção inkjet aumenta em seus parques produtivos.

Na drupa 2016, os visitantes poderão ver, no stand da Kodak, a tecnologia Kodak Ultrastream operando em configuração de 8 polegadas em uma impressora de banda estreita produzindo etiquetas e impressos em pequenos formatos em alta resolução, demonstrando a eficiência e a qualidade da nova geração de sistemas inkjet da Kodak e sua interação com diferentes substratos, e o resultado final otimizado quando se trabalha com gotas de tinta menores.

Quanto à resolução, o equipamento em demonstração na drupa 2016 estará configurado com o padrão de 600x1800 dpi, produzindo à velocidade de 150 metros/minuto em mídias que vão desde papel, até plástico, abrangendo as aplicações mais exigentes, como impressão de etiquetas e embalagens.

Também será demonstrada uma configuração de cabeçote que permite a impressão de grandes formatos com múltiplas cabeças sobre uma mesma estrutura (carro de impressão) móvel.

Já as tintas Kodak confeccionadas com micro nano partículas permitem obter uma variedade de cores cerca de 30% maior em relação aos padrões convencionais, bem como obter tons especiais e uma gama tonal expandida para o universo CMYK.

Phillip Cullimore, presidente da divisão de sistemas empresarias de jato de tinta na Kodak, comentou: “A Kodak novamente elevou o nível do jato de tinta a um novo patamar. O Kodak Ultrastream é uma tecnologia de jato de tinta que será apresentada na drupa 2016, com disponibilidade para ser integrada a outros sistemas a partir de 2017. Esperamos conversas com nossos parceiros OEM para planificar novos produtos construídos com base nessa tecnologia, e com os gráficos para entender as primeiras aplicações que eles gostariam que nós direcionássemos.”

Um mundo jato de tinta na drupa 2016

Os visitantes do stand da Kodak também poderão ver demonstrações ao vivo da impressora Prosper 6000C com acabamento em linha, imprimindo 300 metros/minuto e produzindo amostras de impressos que irão atestar a qualidade do equipamento.

A impressora estará em funcionamento com uma empilhadeira de rolos automática MEGTEC e múltiplas soluções de acabamento em linha com duas diferentes aplicações: revistas e catálogos impressos em papel revestido leve e finalizado com sistemas de dobra Manroland Foldline, bem como aplicações comerciais com revestimento i-WEB e acabamento com laminadora servo de multi-corte variável VITS.

Os convertedores de flexo e gráficas offset não podem perder a demonstração da tecnologia Extended Gamut + Varnish (XGV) para filmes flexíveis produzidos em uma impressora de banda estreita (narrow-web).

Além disso, a Kodak apresentará sete cabeças da impressão da linha Kodak S-Series imprimindo sobre filmes flexíveis em CMYK, mais uma ampla gama adicional de cores, como laranja, verde e violeta, permitindo assim a obtenção de tons mais ricos, semelhantes aos processos que usam cores Pantone para etiquetas e embalagens. A demonstração contará também com uma estação digital de impressão de verniz a base de água.

Para essa demonstração, serão utilizadas tintas ambientalmente ecológicas, tintas aquosas para filmes flexíveis únicos na indústria. Com a tecnologia de jato de tinta Stream da Kodak – imprimido até 200 metros por minuto – esse sistema pode ser integrado ao processo de impressão tradicional, criando um sistema híbrido que maximiza as vantagens da impressão digital e analógica para uma variedade de aplicações envolvendo embalagens a base de filme.

Jato de tinta para grandes formatos

Os visitantes serão convidados, ainda, a explorar oportunidades e criar novas aplicações integrando a tecnologia de jato de tinta Kodak 49" inkjet Writing System em sua linha de produção. Esse amplo sistema oferece ao mercado a mais rápida tecnologia de impressão a jato de tinta para grandes formatos, incluindo decoração de casa e sinalização. Grande parte das possibilidades e aplicações poderá ser conferida no espaço O Isto é Inkjet! Loft, que simulará um apartamento decorado em pleno stand da Kodak na drupa, apresentando produtos digitalmente impressos que incluem laminação, pavimentos, móveis, papéis de parede, guardanapos e garrafas de água, para citar alguns exemplos.  

A capacidade de imprimir designs customizados em baixas tiragens, eliminando estoque através de processos “just-in-time”, ao mesmo tempo em que permite obter durabilidade e robustez se comparada com impressões de gravuras, mudará a forma como decoração de casa e outras impressões de grande formato serão produzidas no futuro.

Leia também

  • drupa 2016: Kodak inova impressão digital inkjet através da tecnologia Kodak Ultrastream

    drupa 2016: Kodak inova impressão…

    Impressora Prosper 6000C e a demonstração XGV para filmes flexíveis também serão exibidos no stand…


  • Agfa Graphics lança novidades em seus softwares

    Agfa Graphics lança novidades em seus…

    Agfa Graphics anunciou o lançamento da versão 3.1 do Apogee StoreFront e do Asanti StoreFront, que…


  • Malires apoia Convenção dos Hoteis Mabu com palestra de Daniel Godri

    Malires apoia Convenção dos Hoteis…

    Malires, gráfica e editora localizada em Curitiba (PR) apoiou a Convenção de Vendas da Rede Mabu…


  • InFoco LED destaca painéis de LED na FESPA Brasil 2016

    InFoco LED destaca painéis de LED…

    InFoco LED vai demonstrar tecnologia de ponta em painéis de LED na FESPA Brasil 2016, de 6 a 9 de abril…


  • drupa 2016 – Touch the Future - A mega tendência Print 4.0 e a rede digital de máquinas e sistemas

    drupa 2016 – Touch the Future - A…

    A mega tendência Print 4.0 e a rede digital de máquinas e sistemas


  • SAi lança software de design tridimensional

    SAi lança software de design tridimensional

    Novo software com engine Flexi - com tela de fácil ajuste e biblioteca de modelos de caixas - reduz…


>> Mais notícias