Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Vendas reais da indústria paulista avançam 0,9% em abril

Vendas reais da indústria paulista avançam 0,9% em abril
As Vendas Reais da indústria paulista registraram crescimento de 0,9% em abril em relação a março, excluídos os efeitos sazonais, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp.

As Horas Trabalhadas na Produção apresentaram leve recuo (-0,2%) em abril e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 80%, uma alta de 0,2 p.p frente a março. Com esse resultado, o NUCI se manteve acima da média histórica (79,4%), sugerindo leve aumento das atividades industriais em São Paulo.

Apesar do agravamento da pandemia, a indústria paulista exibiu um desempenho melhor do que o observado na passagem de março para abril de 2020, o pior momento para a atividade na primeira onda. Naquele momento, os indicadores da indústria tiveram expressivas quedas: Vendas Reais: -21,5%; Horas Trabalhadas na Produção: -20,2%; NUCI: -11,5 p.p.

Uma das razões para a recuperação da indústria neste ano é o aprendizado acumulado ao longo dos meses, refletindo na adoção de protocolos eficientes, e permitindo a continuidade da atividade dos setores industriais.

Para o restante do ano, com o forte crescimento global, alguns dos vetores que estimularão a atividade industrial são: o impulsionamento das exportações, a canalização para consumo da poupança das famílias acumulada em 2020, o baixo nível de estoques e o progresso da vacinação.

Sensor

Em maio, o Sensor subiu 5 pontos, fechando em 53,9 pontos, na série com ajuste sazonal, resultado superior ao de abril quando registrou 49,6 pontos. O indicador Mercado obteve um ótimo resultado, com aumento de 4,5 pontos, passando de 47,2 em abril para 51,7 em maio. As Vendas também apresentaram crescimento em relação ao mês anterior. Ao avançar 3,3 pontos, o indicador chegou aos 54 pontos em maio. Números acima de 50 pontos indicam evolução no período.

Já o indicador de nível de Emprego teve leve desaceleração ao passar de 51,9 pontos em abril para 51,2 pontos em maio. Vale ressaltar que, por se encontrar acima dos 50 pontos, o indicador sinaliza aumento do emprego no mês.

Os Estoques permaneceram com os níveis abaixo do planejado pelas empresas, passando de 51,6 para 53 pontos em maio. Leituras superiores a 50 pontos indicam estoque abaixo do desejável, ao passo que inferiores a 50 pontos representam sobrestoque.

Por fim, outro excelente resultado é o índice de Investimento, fator principal para a melhora do índice geral. Ao registrar 53,8 pontos em maio, o indicador teve aumento de 10,8 pontos em relação a leitura de abril (42,9 pontos). Como o resultado está acima dos 50 pontos, há expectativa de aumento dos investimentos para este mês.

Leia também

  • Vendas reais da indústria paulista avançam 0,9% em abril

    Vendas reais da indústria paulista…

    Sensor atinge 53,9 pontos em maio, alta de 5 pontos em relação a abril, indicando expansão da atividade…


  • Epson apresenta impressora multifuncional para arquitetura, CAD e engenharia

    Epson apresenta impressora multifuncional…

    Lançamento expande a linha SureColor Série T com novo modelo multifuncional de grande formato


  • Kromia Total aumenta produção com aquisição de HP Latex 1500

    Kromia Total aumenta produção com…

    Empresa adquire segunda unidade da HP Latex 1500 e amplia a capacidade em impressão de lonas e adesivos,…


  • Tecnologia DuPont inova impressão de embalagens de corrugado

    Tecnologia DuPont inova impressão…

    Prisma Clichês, de Manaus, foi uma das primeiras a testar a tecnologia que cria diferenciais competitivos…


  • Expedição de papelão ondulado totaliza 323.878 toneladas em abril de 2021

    Expedição de papelão ondulado totaliza…

    Prévia dos indicadores da EMPAPEL sinaliza que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) subiu…


  • Workshop Embalagem & Sustentabilidade compartilha as melhores práticas para a economia circular

    Workshop Embalagem & Sustentabilidade…

    Evento promovido pelo Instituto de Embalagens mostra que o setor de embalagens está buscando soluções…


>> Mais notícias