Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Messe Düsseldorf avança nos preparativos para a drupa 2021

Messe Düsseldorf avança nos preparativos para a drupa 2021
De 20 a 28 de abril de 2021, o mundo da impressão estará reunido para a drupa 2021, maior feira gráfica do mundo. Os preparativos estão intensos e tudo está sendo preparado receber os empresários do mundo todo para conhecerem ao vivo as tecnologias que vão moldar o presente e futuro da indústria.

Conversamos com Sabine Geldermann, diretora da drupa e Global Head Print Technologies da Messe Düsseldorf, para falar sobre a feira.

Sabine detalhou todos os protocolos que vêm sendo estudados para serem adotados na realização da feira. “Um conceito profissional e abrangente de higiene e segurança permitirá à Messe Düsseldorf organizar novamente feiras comerciais em nossas instalações a partir do outono: atualmente estamos trabalhando para garantir que as feiras comerciais de nosso portfólio sejam realizadas novamente como plataformas de negócios significativas e sustentáveis”.

Sabine reforça que a segurança dos expositores, visitantes e membros da equipe é a principal prioridade. “O conceito vai de instruções de higiene, controle de distanciamento ao uso de máscaras que cubram boca e nariz. Os ingressos digitais também nos permitem registrar visitantes individualmente e rastrear a cadeia de contatos”.

Como ainda faltam dez meses para a drupa, tudo será adaptado e ajustado regularmente aos conceitos existentes. “Naturalmente, iremos continuar atentos à situação e responder aos mais recentes regulamentos e desenvolvimentos. Para esse fim, permaneceremos em contato constante com as autoridades relevantes e em estreita comunicação e interação com nossos clientes”.

“Certamente esperamos que até abril a situação global seja muito mais positiva do que é hoje, no que diz respeito a uma vacina, restrições globais de viagens e controle e prevenção de novas infecções”, reforça a diretora da drupa.

Iniciativas dentro da feira

A drupa está preparada para tomar todas as medidas possíveis para levar o status de sucesso da feira, como ela é, para a nova data em abril de 2021. “É nossa ambição e desejo organizar mais uma edição singular para nossos clientes globais em 2021. Tópicos voltados para o futuro, como inteligência artificial, consumidores conectados, economia de plataforma ou economia circular, continuam com alta prioridade. Além disso, os efeitos da crise deram à digitalização atual uma importância ainda maior e acelerou um desenvolvimento dinâmico em todo o mundo”, explica.

Entre as iniciativas, estão:

- Touchpoints dedicados e fóruns focados em destaques como produção de embalagens, manufatura aditiva, impressão têxtil e tecnologias de ponta, permitindo se concentrar em aplicações com um enorme potencial para o futuro próximo.

- Cinco fóruns especiais impressionarão com a fascinante variedade de formatos, palestrantes renomados e tópicos interessantes.

“Nossa prioridade principal é oferecer aos visitantes conteúdo inspirador, de alta relevância, e duradouramente valioso. Estamos muito felizes em anunciar que palestrantes renomados, como o autor de best-sellers de Wall Street, Michael Gale, também estarão presentes em 2021 falando sobre processos de digitalização bem-sucedidos e fornecendo informações detalhadas que ajudarão os visitantes a avançar com seus próprios negócios”.

Tendências de mercado

Sabine vem conversando com expositores e descobrindo tópicos de tendência que são altamente relevantes para a drupa e que os visitantes com certeza terão acesso na feira “Gostaríamos de destacar o potencial da impressão digital e, especialmente, das tecnologias de jato de tinta, que estão desempenhando um papel cada vez mais importante na indústria de impressão. Hoje, a impressão digital elimina a maior parte do tempo ineficiente de uma impressora, quase não há etapas intermediárias. Os provedores de serviços de impressão se tornam mais produtivos, mais flexíveis, conseguindo responder mais facilmente às necessidades de seus clientes”.

Nesse contexto, segue Sabine, o jato de tinta é uma das áreas que mais crescem, sendo uma opção interessante na impressão gráfica digital. “Com impressionantes melhoras na qualidade da imagem, mídias mais variadas e recursos internos para eficiência operacional, A tecnologia de jato de tinta permite imprimir sem contato, eliminando o risco de distorção da imagem ou deterioração do substrato. Suas possibilidades de aplicação são numerosas e muito versáteis, podendo imprimir em quase todos os substratos. Neste contexto, um grande potencial de crescimento também é atribuído à impressão industrial. A personalização em um estágio avançado do processo de impressão ainda é possível. E por último, mas não menos importante, o potencial para aumentar a sustentabilidade, ou seja, usando tintas à base de água, é maior em comparação com outras tecnologias”.

Crescimento da digitalização

Para Geldermann, a crise do Coronavirus deu à digitalização um novo impulso. “Nos últimos meses, os protagonistas da indústria de impressão tiveram que confiar cada vez mais na tecnologia digital. Isso também mostrou que a transformação digital pode dar uma contribuição importante para as empresas - principalmente em épocas como essa. É devido à competência digital existente que os fabricantes foram capazes de manter contato e, em alguns casos, manter os serviços para seus clientes internacionais. Isso é particularmente importante porque muitos clientes são considerados sistemicamente relevantes em seus países, e somente através da comunicação digital é possível garantir sua contribuição para o suprimento geral da população. Virtual twins e conexões digitais tiveram uma influência decisiva nos serviços locais e, muitas vezes, os tornaram possíveis pela primeira vez”.

“A comunicação é fundamental nestes tempos e, também, garantiremos o contato regular com nossos clientes para permitir a melhor assistência e serviços do nosso lado por meio de newsletter, mídia social e, principalmente, por meio de nosso blog e do site da drupa. Atualmente, estamos trabalhando na expansão do banco de dados dos expositores, alimentando-o com informações relevantes para visitantes e previews iniciais da drupa 2021. Com o seu grande acesso de visitantes, o site da drupa é a plataforma perfeita para a comunidade de impressão se encontrar, contatar e obter informações abrangentes”.

Além disso, até abril, algumas importantes feiras do portfólio internacional serão realizadas. Em outubro a All in Print China, em Xangai, se tornará a maior e mais importante feira de impressão de 2020, proporcionando aos expositores internacionais outra feira altamente relevante na Ásia este ano. Em outubro, a Pack Print Plas Manila proporcionará uma plataforma adicional num mercado emergente do sudeste asiático.

Leia também

  • Messe Düsseldorf avança nos preparativos para a drupa 2021

    Messe Düsseldorf avança nos preparativos…

    Conversamos com Sabine Geldermann, diretora da drupa e Global Head Print Technologies da Messe Düsseldorf,…


  • DuPont promove webinar sobre impressão em tintas pigmento

    DuPont promove webinar sobre impressão…

    DuPont vai promover no dia 21 de julho (terça-feira), às 15h, o webinar Introdução à impressão…


  • Gráfica chilena obtém resultados motivos com EFI Fiery JobFlow

    Gráfica chilena obtém resultados…

    Tekkrom, gráfica do Chile, atua na área de impressão gráfica digital há cerca de 20 anos


  • Ibema completa 65 anos de história

    Ibema completa 65 anos de história

    Produtora projeta lançamentos e maior presença no dia a dia do consumidor brasileiro e estrangeiro


  • Landa Digital Printing faz parceria com a Soluciones para Impresores para atender ao mercado mexicano

    Landa Digital Printing faz parceria…

    Landa Digital Printing faz parceria com a Soluciones para Impresores para atender ao mercado mexicano


  • EFI Cubik passa a ser comercializada na América Latina

    EFI Cubik passa a ser comercializada…

    EFI Cubik é uma solução que inclui os elementos para impressão inkjet em madeira com passagem única


>> Mais notícias