Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

HP fomenta leitura e educação por meio de impressão de livros escritos por crianças

HP fomenta leitura e educação por meio de impressão de livros escritos por crianças
Por meio de uma impressão rápida, personalizada e de alta qualidade, a HP Inc. segue inovando em sua atuação e mostrando novas possibilidades para o mercado editorial. A empresa, em parceria com a startup Estante Mágica e as gráficas Alphagraphics e Forma Certa, imprime livros escritos e ilustrados por alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A Estante Mágica já deu oportunidade para mais de 240 mil crianças escreverem seus próprios livros, impressos com a tecnologia HP Indigo.

Atuando desde 2012 como uma plataforma educacional gratuita para escolas, a Estante Mágica transforma alunos em autores do próprio livro. Em sala de aula, crianças de 3 a 10 anos criam suas próprias histórias e a plataforma transforma cada história em livros de verdade – primeiro, em um e-book, e, depois, em livro impresso, sob demanda dos pais. É dessa forma que a startup já fez com que mais de 350 mil crianças de mais de duas mil escolas do Brasil desenvolvam suas habilidades de escrita, promovendo um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.  

Para participar da Estante Mágica, as escolas não pagam nada. O processo é simples: o colégio se cadastra na plataforma, escolhe a proposta de conteúdo que quer adotar em sala de aula e, a partir daí, cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos. Os pais também participam do projeto escrevendo uma pequena biografia dos filhos, que é incluída na publicação. A Estante Mágica recebe o material, via plataforma, e o transforma em um e-book gratuitamente. Depois, os pais interessados podem encomendar a versão impressa da obra para a criança ser homenageada em um evento de autógrafos feito pela escola.

A impressão dos livros escritos pelas crianças é feita com tecnologia da HP Indigo viabilizada pelas gráficas Alphagraphics e Forma Certa, especializadas em impressão digital. A tecnologia de impressão digital permite a personalização das peças, alta qualidade, Print-On-Demand e gestão de conteúdo, dando um leque grande de opções de serviço para as gráficas. De acordo com Renato Barbieri, Diretor de Artes Gráficas da HP Inc. Brasil, esse tipo de iniciativa promove um ambiente de aprendizado mais criativo e inovador, unindo o analógico ao digital.

O executivo ainda aponta as oportunidades para o mercado com a diversificação da serviços oferecidos. "Para a HP, essa é uma excelente oportunidade de mostrar ao mercado editorial as várias possibilidades que a impressão digital pode oferecer para esse setor, como personalização e impressão rápida com alta qualidade. Além disso, a inovação faz parte do nosso modelo de negócio e poder fomentar atividades que reinventem a literatura e educação", conclui o executivo.

"Queremos despertar nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs: comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico). Trabalhar essas aptidões por meio de projetos pedagógicos é o ideal, pois os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado", diz o cofundador da Estante Mágica Robson Melo.

Leia também

  • HP fomenta leitura e educação por meio de impressão de livros escritos por crianças

    HP fomenta leitura e educação por…

    Em parceira com a Estante Mágica, empresa imprime histórias escritas e ilustradas por alunos de escolas…


  • Avery Dennison lança plataforma global M_USE™ para designers

    Avery Dennison lança plataforma global…

    Ambiente virtual foi desenvolvido para criadores de rótulos, possibilitando explorar tecnologias e…


  • Mercado de pets: como a indústria de adesivos se insere nele

    Mercado de pets: como a indústria…

    Embalagens específicas alimentos para animais de estimação dependem diretamente da inovação desta…


  • EFI realiza webinars sobre otimizar desempenho na Industria Gráfica e de Conversão

    EFI realiza webinars sobre otimizar…

    Seminários são voltados para profissionais das áreas de Grandes Formatos, Sinalização, Rótulos…


  • Starlaser traz ao mercado tecnologia de provas contratuais para mock ups em substrato

    Starlaser traz ao mercado tecnologia…

    Através da união entre a tecnologia de software GMG Color e de hardware da Epson, usuários poderão…


  • Clicheria Blumenau promove eventos para mercado flexo

    Clicheria Blumenau promove eventos…

    Clicheria Blumenau volta à estrada, juntamente com seus parceiros, para levar aos profissionais conhecimento…


>> Mais notícias