Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Empresa utiliza produto DuPont para personalização de vestuário

Empresa utiliza produto DuPont para personalização de vestuário
A possibilidade de "vestir uma ideia" é uma busca do engenheiro e músico Daniel Turcheto desde o início de sua carreira como empreendedor, há 30 anos. "Será que, no futuro, a tecnologia vai permitir que cada um seja capaz de inventar a sua própria roupa?", perguntava-se. A plataforma TEUPAPEL, criada neste ano, é o "sim" de Turcheto transformado em empreendimento.

A empresa é uma nova plataforma de tecnologia para a customização de roupas e acessórios. O cliente entra no site (www.teupapel.com.br), escolhe o produto e define cores e estampas para personalizá-lo. Inicialmente, há opção de dois modelos de jaquetas e dois de mochila, além de ecobag, tote, pochete e carteira. A mercadoria é entregue na casa do consumidor. "É uma alfaiataria de cores e estampas em roupas e acessórios online. Esse conceito dá o poder de o cliente imprimir sua identidade pessoal no produto", resume o empresário.

A criação da TEUPAPEL só foi possível graças aos avanços tecnológicos. Turcheto conta que o DuPont™ Tyvek® sempre foi a motivação central do projeto e precisava de uma plataforma digital de customização online e de uma processo produtivo consistente e sustentável. O Tyvek® é feito com fibras puras de polietileno de alta densidade. Leve, resistente ao rasgo e resistente à água, é reconhecido como uma das maiores inovações da indústria gráfica mundial.

De acordo com Turcheto, a leveza da matéria-prima é um dos destaques dos produtos: uma jaqueta de Tyvek® pesa cerca de 150 g e uma mochila, 100 g. Jaquetas e mochilas de outros materiais, como jeans e couro, podem ultrapassar 1 kg.

Para o empresário, o fato de ser 100% reciclável é, também, uma característica essencial do Tyvek® para a TEUPAPEL. "É um material que pode ter uma nova vida posteriormente, e jaquetas podem ser reincorporadas em peças de plástico rígidos como saboneteiras, cadeiras etc. Diferentes dos tecidos convencionais, não consome água em sua produção e é estável, ou seja, não solta micropartículas na lavagem. Por isso, até nossas embalagens são feitas de Tyvek®", explica.

Essa preocupação ambiental é um dos temas principais de microcampanha que a TEUPAPEL promoveu recentemente. A ação, em formato de vídeo, fez o questionamento "Qual o teu papel?" para incentivar reflexão do público a respeito de sua vida, de sua profissão e do meio ambiente. "Por meio dessa pergunta, mostramos aos clientes e potenciais clientes que todos temos uma identidade. Inclusive nós, como empresa. Nosso papel é, entre outros, garantir um processo de fabricação sustentável, oferecendo uma matéria-prima base 100% reciclável", diz Turcheto.

Impressão

Ainda em relação à tecnologia, a impressão também foi um desafio importante. "Quando falamos em um produto customizado, precisamos pensar não só em uma impressão com qualidade, mas também em aderência da tinta. Desenvolvemos um primer para permitir uma impressão em uma plotter de comunicação visual da HP com tintas à base de água, garantindo tintas antialergênicas e uma impressão de elevada qualidade, além da aderência, permitindo a lavagem manual dos produtos", diz Turcheto.

"Uma das minhas principais motivações é fomentar o uso do Tyvek® no segmento de moda. Nessa caminhada, estamos há mais de um ano desenvolvendo tecnologias, seja em primer ou em tintas. E já temos um outro sonho para o futuro: funcionar como um HUB de negócios para Tyvek®", afirma o empresário.

Leia também

  • Empresa utiliza produto DuPont para personalização de vestuário

    Empresa utiliza produto DuPont para…

    Nova plataforma de tecnologia para customização de roupas e acessórios usa DuPont™ Tyvek®, material…


  • Roland anuncia inovação na linha TrueVIS SG2

    Roland anuncia inovação na linha…

    Equipamento da Roland imprime banners, papeis de parede, cartazes, transfers, etiquetas, decalques e…


  • Ricoh anuncia a expansão dos serviços de seu Centro de Operações no Uruguai

    Ricoh anuncia a expansão dos serviços…

    Objetivo é estabelecer um ponto de contato sólido entre clientes e distribuidores


  • Papirus amplia linha de produtos e renova logomarca

    Papirus amplia linha de produtos e…

    Empresa amplia linha Vita, com papel que contém maior índice de material reciclado, e papel especial…


  • FESPA Digital Printing 2020 sedia Prêmio GF Bureau Criativo

    FESPA Digital Printing 2020 sedia Prêmio…

    Tradicional Prêmio GF Bureau Criativo, focado em destacar os melhores projetos no mundo da comunicação…


  • Tintas inkjet LED UV da Agfa obtêm a certificação Greenguard Gold

    Tintas inkjet LED UV da Agfa obtêm…

    Agfa anunciou que seus conjuntos de tinta inkjet LED UV Anuvia 1250/1551 e Anapurna 1200/1501 para impressões…


>> Mais notícias