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Suzano Report completa 30 anos

Suzano Report completa 30 anos

Mais de 7,9 bilhões de folhas e 16 milhões de resmas (pacotes com 500 folhas) produzidas, um volume capaz de encher 155 mil carretas de caminhões: esses são alguns números que a Suzano Papel e Celulose comemora nos 30 anos da linha de papel Suzano Report. A marca, que oferece os produtos Suzano Report Multiuso, Suzano Report Senninha, Suzano Report Colorido, Suzano Report 360° e Suzano Report Reciclato, no mercado interno, e Suzano Report Premium, Suzano Report Multiuso, Suzano Report Carbon Neutral, Artwork e Eclipse, no mercado externo, é produzida nas unidades de Suzano e Limeira, ambas no interior de São Paulo, e vendida para mais de 40 países.

 

Para celebrar essas três décadas de história, foi criada uma edição comemorativa, com tiragem limitada aproximadamente de 15 mil embalagens. Com 750 folhas, o “resmão”, como está sendo chamado por conter mais folhas do que uma resma tradicional, conta com abertura flip-top e um design vintage que remete a um ícone da década de 1980: a fita cassete. O objetivo da embalagem que abriga o “resmão” é servir como uma caixa decorativa que pode ser reaproveitada para armazenar documentos, papéis e pequenos objetos.

 

Além desta edição limitada, o registro dos 30 anos da linha também aparece nos pacotes de Suzano Report Senninha, linha de papel cut size (cortado) voltado para o público infantil. Na embalagem, o personagem carrega um bolo de aniversário e segue com as suas habituais dicas de preservação ambiental e consumo consciente. Toda a renda obtida pelo licenciamento do produto é destinada ao Instituto Ayrton Senna, que atende milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil com projetos de educação e melhoria da qualidade do ensino público.

 

Pioneirismo e inovação

Ao longo dessas três décadas, a linha Suzano Report trouxe importantes contribuições para a indústria nacional de celulose e papel. No início dos anos 80, apenas um fornecedor alimentava o mercado brasileiro. Vislumbrando no nicho de cut-size uma grande possibilidade de crescimento, a companhia iniciou, em 1981, uma série de estudos para desenvolver o papel cortado. Assim surgiu o Report. “No fim dessa década, a linha já era a principal escolha dos consumidores brasileiros. Hoje, o Suzano Report é mundialmente reconhecido como sinônimo de sustentabilidade por ser um produto de base florestal renovável, com certificações nacionais e internacionais”, explica Lucimary Henrique, gerente de Estratégia e Marketing da Unidade de Negócio Papel da  Suzano Papel e Celulose.

 

Em 2001, foi o primeiro papel cut-size reciclado produzido em larga escala no país. O Reciclato Suzano é constituído de 25% de aparas pós-consumo e 75% de aparas pré-consumo. Parte das aparas pós-consumo utilizadas na fabricação do Reciclato Suzano são adquiridas diretamente de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, o que contribui para geração de renda dos cooperados. Atualmente, são mais de 80 cooperativas envolvidas, beneficiando quase 20.000 pessoas.

 

Outro importante diferencial nos produtos da Suzano é a certificação Forest Stewardship Council (FSC), uma das mais importantes e reconhecidas certificações florestais no mundo. A companhia possui 100% de seu portfólio de papel e papelcartão certificado. O FSC atesta o correto manejo das florestas baseado em princípios e critérios rigorosos que levam em conta as boas práticas de uma empresa em relação aos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Para obter o selo, uma empresa deve oferecer padrões exemplares de conduta nesses três aspectos.

 

Em 2010, a companhia deu mais um importante passo tornando-se a primeira empresa de celulose e papel do mundo e a primeira da América Latina em todos os setores a ter a Pegada de Carbono dos seus produtos e a obter a certificação Carbon Reduction Label, concedida pelo CarbonTrust. O cálculo tem como base a metodologia PAS 2050, única mundialmente publicada para quantificação da Pegada de Carbono de produtos. Foram certificados os papéis Alta Alvura®, Paperfect®, Symetric® e Suzano Report Multiuso, além da celulose Suzano Pulp. No ano seguinte, outro importante avanço: o lançamento do Suzano Report® 360°, produto que tem sua Pegada de Carbono compensada. O lançamento faz parte da busca constante da companhia pelas melhores práticas para quantificar, reduzir e compensar os Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos pelo processo produtivo desde o plantio da floresta até o descarte final por parte dos consumidores.

 

Nova identidade visual

Em 2011, a linha Suzano Report também ganhou nova identidade visual, com o novo logotipo e novas embalagens e caixas. Todo o trabalho de reformulação foi construído a partir do conceito “o que há por trás do papel”, que mostra os valores que a marca Suzano agrega ao produto, como inovação, tecnologia e sustentabilidade. A mudança das embalagens é um passo na direção de mostrar para o cliente final nossos valores e diferenciais , complementa Lucimary.

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