Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Suzano Papel e Celulose anuncia investimento no setor de energia renovável

Suzano Papel e Celulose anuncia investimento no setor de energia renovável
Além dos investimentos em celulose e biotecnologia já anunciados ao mercado, a Suzano Papel e Celulose comunica hoje a criação da Suzano Energia Renovável, que marca a entrada da empresa no mercado de biomassa para geração de energia. A nova empresa atuará na produção de pellets de madeira (wood pellets) para exportação e tem planos de crescimento ambiciosos e inovadores, já que nasce para ser a líder mundial no mercado de pellets para energia.
O negócio de biomassa para energia é parte importante dos planos de crescimento da Suzano, potencializa suas competências e consolida sua vocação florestal. O investimento está em linha com seu processo de revisão estratégica, que estudou as tendências globais, avaliou profundamente seus ativos, competências e oportunidades para o futuro.
A busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos. A União Européia se destaca neste cenário por estabelecer metas agressivas e incentivos para a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis na sua matriz energética e a energia renovável a partir de biomassa terá um papel importante neste contexto. Por se tratar de partículas desidratadas e prensadas de madeira moída com elevado valor energético, os pellets se apresentam como a forma mais eficiente de transportar biomassa para energia a longas distâncias.
A Suzano, que conta com quase quatro décadas de experiência em gestão florestal, vem obtendo sucesso nos últimos três anos no desenvolvimento experimental de florestas de eucalipto para o mercado de energia. Tal manejo se baseia na seleção de clones específicos, com maior concentração de lignina, plantio de mais árvores por hectare, e em um ciclo reduzido de colheita (entre dois e três anos), que se traduz em alta capacidade produtiva e competitividade de custos. Este manejo florestal dedicado à produção de pellets para energia dará à Companhia a oportunidade de replicar sua competitividade do mercado global de celulose para este novo negócio.
Com investimento total de aproximadamente US$ 800 milhões, a Suzano Energia Renovável investirá em três unidades produtoras de pellets de madeira no Nordeste brasileiro com capacidade de 1 milhão de toneladas cada e início de operação entre 2013 e 2014, e contará com serviços de gestão florestal prestados pela Suzano Papel e Celulose. A empresa ainda está avaliando alternativas de estrutura de capital para a Suzano Energia Renovável que minimizem a eventual necessidade de aporte de recursos da Suzano Papel e Celulose na nova companhia. A estrutura acima referida será divulgada tão logo esteja definida.
A partir de 16 de agosto de 2010, Antonio Maciel Neto, Presidente da Suzano Papel e Celulose, acumulará as funções de Diretor de Relações com Investidores.

Leia também

  • Coralis realiza no mês de agosto cursos em Belo Horizonte

    Coralis realiza no mês de agosto cursos…

    Cursos da Coralis envolvem processos de gerenciamento de cores para diversos ramos das Artes Gráficas.


  • Digigraf participa da feira Embala Nordeste

    Digigraf participa da feira Embala…

    Empresa mostrará novas soluções HP para o segmento de sinalização e comunicação visual na feira…


  • Adobe adquire a Day Software

    Adobe adquire a Day Software

    Aquisição amplia o portfiólio de tecnologias da Adobe para a área de Web.


  • Bytes & Types realiza 7º ciclo de cursos “Produtividade e Eficiência em Pré-Impressão”

    Bytes & Types realiza 7º ciclo de…

    Empresa de consultoria anuncia nova rodada de cursos profissionais para o segmento gráfico.


  • Suzano Papel e Celulose anuncia investimento no setor de energia renovável

    Suzano Papel e Celulose anuncia investimento…

    Empresa anuncia novo aporte de investimentos na preservação ambiental e torna-se uma das líderes…


  • Print Ind. Gráfica adquire 1º Prinect Packaging Workflow do Brasil

    Print Ind. Gráfica adquire 1º Prinect…

    Gráfica torna-se a pioneira no país a utilizar o pacote de ferramentas da Heidelberg para gerenciamento…


>> Mais notícias