Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Resolução Gráfica (Taubaté) conquista Selo Verde

Resolução Gráfica (Taubaté) conquista Selo Verde
A Resolução Gráfica, de Taubaté - interior de São Paulo, conquistou a certificação FSC, que é o "Selo Verde" mais reconhecido em todo o mundo. Das cerca de 20 mil gráficas existentes em todo o Brasil, somente 450 têm essa certificação.
Para o diretor da Resolução Gráfica, Hélio Nascimento, o processo de conquista do FSC é bastante positivo, pois envolve uma série de procedimentos que certificam que a matéria-prima envolvida na produção do papel é oriunda de áreas florestais com manejo sustentável.
Ele também acredita que ser uma empresa ambientalmente responsável é mais do que um comprometimento; é um diferencial. "Os benefícios para quem aposta nessa nova tendência são muitos, pois além de reduzir e otimizar o consumo dos recursos naturais, a responsabilidade ambiental contribui para uma reputação positiva frente ao mercado", disse.
A Resolução Gráfica iniciou o processo para obtenção do FSC há um ano, mas o comprometimento ambiental da empresa, que está completando 10 anos em outubro de 2010, já é uma realidade há muito tempo.
No último ano, a Gráfica aprimorou os processos de separação e envio dos resíduos químicos para um sistema de tratamento, bem como realizou um programa de palestras de conscientização para os funcionários
A Gráfica também conta com vários sistemas que garantem a correta destinação dos resíduos industriais e efetua a reciclagem da água utilizada em seus processos. Além disto, a aplicação de alguns produtos químicos foi eliminada com a aquisição de modernos equipamentos para o parque gráfico. As sobras de papel também são regularmente doadas para entidades sociais que utilizam a reciclagem como fonte de geração de renda.
O FSC (sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português) é uma organização internacional independente, não governamental e sem fins lucrativos, com sede na Alemanha que trabalha pela conservação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável das florestas.
 Com presença em mais de 75 países em todos os continentes, o selo FSC é o sistema de certificação florestal mundial mais importante da atualidade.
Ele é concedido a empresas que fazem parte da cadeia de custodia. Tem o objetivo de dar garantia aos compradores e consumidores que a floresta, cuja madeira envolvida no processo produtivo é oriunda, está sendo explorada de acordo com as leis vigentes e de forma correta do ponto de vista ecológico, social e econômico. Isso diferencia o produto de outros similares e agrega valor.

Leia também

  • Resolução Gráfica (Taubaté) conquista Selo Verde

    Resolução Gráfica (Taubaté) conquista…


  • Papirus participa da Interbusiness Brasil 2010

    Papirus participa da Interbusiness…


  • Nova Nikon D3100 SLR

    Nova Nikon D3100 SLR


  • Epson expande seu portifólio de mídias com o filme MetallicProof

    Epson expande seu portifólio de mídias…


  • Danfex anuncia novas instalações Neo Titan-Dilli

    Danfex anuncia novas instalações…


  • X-Rite anuncia lançamento na Photokina 2010

    X-Rite anuncia lançamento na Photokina…


>> Mais notícias