Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Produção da Indústria Gráfica cresce

Produção da Indústria Gráfica cresce

Segundo dados divulgados pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) as indústrias de pré-impressão, impressão (em seus diferentes meios) e acabamento apresentaram um crescimento de 0,8% até julho 2011, em relação ao mesmo período de 2010, compreendendo 12 meses. Os dados têm como base a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), do IBGE.
O destaque negativo ficou para a queda registrada no segmento de embalagens (que recuou 16,3%). O dado positivo pertence ao segmento editorial, com crescimento de 9,2% em relação a 2010.  
“É típico do primeiro semestre um crescimento mais tímido. O segundo semestre normalmente é mais forte para a Indústria Gráfica, já que as áreas promocional e caderneira são mais ativas nesta época do ano. Com a aproximação das festas de Natal, o setor de embalagens também tende a crescer”, explica Fabio Mortara, presidente da Abigraf Nacional.
Segundo os mesmos dados, a estimativa de crescimento total é 2% neste ano, aproveitando o aquecimento econômico e a posição de destaque do Brasil no cenário internacional. Além disso, os números são premissas do que está por vir com eventos mundiais acontecendo no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 (Rio).
Para a área de negócios gráficos, há ainda a realização de dois grandes eventos no período: a Drupa 2012 e a ExpoPrint Latin America 2014, ambos, certamente, forças-motrizes para a geração de novos negócios e investimentos.
Em 2010, a ExpoPrint Latin America gerou US$ 300 milhões de negócios fechados somente dentro do pavilhão durante os sete dias de feira. Em 2014, com o aumento de dois pavilhões na exposição  (totalizando sete), as expectativas de negócios aumentam.
“Mantendo a taxa de crescimento e a blindagem para a superação das crises, certamente o Brasil terá, com tudo o que está por vir, um crescimento enorme na área gráfica e em outros setores também. E a ExpoPrint Latin America 2014 será o termômetro de tudo isso. Certamente, novidades lançadas na Drupa serão o centro dos negócios da feira na América Latina”, disse Sandra Keese, diretora da APS Feiras e Eventos, organizadora da ExpoPrint Latin America, que é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica).


Leia também

  • Gráficos Burti privilegia ação ambiental

    Gráficos Burti privilegia ação ambiental

    A Editora Gráficos Burti anunciou uma série de medidas que posicionam a empresa como destaque em ações…


  • ABTG realiza evento sobre sustentabilidade

    ABTG realiza evento sobre sustentabilidade

    A ABTG realiza na quarta e quinta-feiras desta semana o seu 4º Ciclo de Palestras com o tema Sensibilização…


  • Heidelberg lança Prinect Business Manager MIS na GraphExpo 2011

    Heidelberg lança Prinect Business…

    A Heidelberg lançará um novo módulo para sua família Prinect durante a GraphExpo 2011, que acontece…


  • Produção da Indústria Gráfica cresce

    Produção da Indústria Gráfica cresce

    Segundo dados divulgados pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) a indústria…


  • Epson Stylus Photo R3000 ganha prêmio EISA

    Epson Stylus Photo R3000 ganha prêmio…

    A impressora fotográfica Epson Stylus Photo R3000 acaba de vencer o prêmio EISA 2012/2012, entregue…


  • ABTCP lança Guia de Eficiência Energética

    ABTCP lança Guia de Eficiência Energética

    A ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) anunciou o lançamento do Guia de Eficiência…


>> Mais notícias