Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Podcast Ondas Impressas relata Retratos do mercado editorial

Podcast Ondas Impressas relata Retratos do mercado editorial
As últimas semanas foram pródigas em dados sobre o mercado editorial brasileiro, com a divulgação da série histórica da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, 2006/2020, o lançamento da quinta edição do livro Retratos da Leitura no Brasil e a pesquisa sobre conteúdo digital.

Neste novo episódio do podcast Ondas Impressas, os âncoras do programa, a jornalista  Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, fazem um comparativo entre os resultados das análises, apresentando ao ouvinte um painel atualizado do setor. Para isso, contam com a participação de Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional do Editores de Livro, SNEL, editor e dono da Sextante, e de Mariana Bueno, economista da Nielsen Book.

Eles avaliam os reflexos da pandemia no setor, como o crescimento da participação das livrarias exclusivamente digitais nos resultados das editoras, a compra de livros por impulso e os efeitos da ausência do PNLD literário. “Onde estão os 63 milhões de livros que deixaram de ser produzidos em 2020. Eles estão em grande parte no PNLD Literário, que só não aconteceu por conta da pandemia. Se o plano original tivesse sido seguido, teríamos um resultado completamente diferente no ano passado, porque a queda das vendas para o mercado foi muito menor do que para o governo”, comentou o presidente do SNEL.

Tanto para Marcos quanto para Mariana, mesmo com o avanço da venda pela Internet, as lojas físicas continuarão como principal canal. “A livraria cumpre uma função completamente diferente para o leitor. Ele não descobre o livro na livraria virtual. Ele descobre na livraria física”, afirmou a economista.

O episódio também destacou o lançamento do livro Indústria 4.0 - uma abordagem histórica, tecnológica e econômica, escrito pelo professor e especialista do setor, Jorge Maldonado, que é diretor da Afeigraf e da ExpoPrint & ConverExpo.

O T2 #EP10 – Produção e Venda versus Leitura: Retratos do Mercado Editorial já está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast, Castbox e Stitcher. Ou então no site: https://ondasimpressas.buzzsprout.com/

Leia também

  • Podcast Ondas Impressas relata Retratos do mercado editorial

    Podcast Ondas Impressas relata Retratos…

    Presidente do SNEL e economista da Nielsen Book concordam: livrarias físicas retomarão o espaço que…


  • Embalagens de Papel e Papelcartão é o novo livro do Instituto de Embalagens

    Embalagens de Papel e Papelcartão…

    O livro bilíngue que pertence à coleção Embalagem Melhor Mundo Melhor é o vigésimo projeto do…


  • Kodak Flexcel NX Ultra Solution é instalada no W&H Technology Center

    Kodak Flexcel NX Ultra Solution é…

    Flexcel NX Ultra Solution representa uma opção rápida e ecológica para chapas flexográficas de…


  • 2ª Edição da Rodada de Inovação Epson & FESPA Brasil destaca avanço da impressão digital

    2ª Edição da Rodada de Inovação…

    Rodada de Inovação Epson & FESPA Brasil volta para três dias de informação e troca de ideias sobre…


  • Durst lançará na FESPA Digital Printing soluções mid-range da Vanguard

    Durst lançará na FESPA Digital Printing…

    Durst Brasil também anuncia a Alphaprint como o canal de vendas para os equipamentos de impressão…


  • Sigep celebra 78 anos preparando e estimulando o empresário gráfico

    Sigep celebra 78 anos preparando e…

    Perto de oito décadas de existência, a entidade simboliza a força e união de empresários gráficos…


>> Mais notícias