Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

O papel do branding para geração de valor em um mundo cada vez mais competitivo para as startups e pequenas empresas

O papel do branding para geração de valor em um mundo cada vez mais competitivo para as startups e pequenas empresas
Por Ellen Freitas Pretel, gerente de Marketing, Branding e Comunicação da Printi

Não é de hoje que estamos vivendo uma era em que os negócios estão cada vez mais competitivos. O marketing digital e as redes sociais vieram para democratizar estratégias de divulgação até então exclusivas às grandes empresas - a cada dia diferentes tecnologias surgem para exercerem esse papel. O cenário atual é composto por empresas de diferentes portes que competem de igual para igual pela atenção dos clientes. Nesse contexto, todo diferencial é importante para se destacar e a construção de uma marca forte, que gere valor ao mundo, passou a se tornar ainda mais importante.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o que as marcas representam, como se posicionam e que tipo de contribuição trazem ao seu ecossistema. De acordo com um estudo global da Salesforce, 80% dos clientes dizem que são mais fiéis a empresas com boa ética, enquanto 68% dizem que não compram de empresas com ética ruim. Este mesmo estudo revela que 56% dos clientes procuram ativamente comprar de empresas filantrópicas, enquanto 65% dizem o mesmo para empresas ambientalmente sustentáveis. Tais dados mostram o quanto os clientes estão olhando para o que as marcas são, o que estão falando e, principalmente, fazendo.

Saber como se posicionar e ter uma identidade de marca bem construída é primordial para os negócios. Nesse sentido, o Branding é um grande aliado das empresas, não apenas na hora de construir toda sua identidade visual e verbal, mas também em momentos decisivos como crises, diferenciação no mercado e construção de relacionamento com seus diferentes públicos.

No caso de pequenas empresas e startups, o Branding é tão valioso quanto para empresas maiores. Uma gestão de marca bem desenvolvida não será apenas um suporte para as ações e peças de marketing, ela também contribui para um aumento no valor da marca, em sua reputação, na confiança do mercado, em novas oportunidades de negócio e, não é exagero nenhum dizer, também na satisfação dos colaboradores.

Até pouco tempo atrás, o marketing das startups era majoritariamente orientado para performance, ou seja, com mais foco na conversão e nas vendas, sem se preocupar tanto com a construção da marca e toda sua comunicação. Essa preferência era justificada pela necessidade de resultados rápidos e também pela limitação financeira.

Atualmente já se vê mais equilíbrio, com o Branding e o marketing de performance atuando em conjunto dentro das startups. Essa mudança se deu porque as empresas perceberam que a construção da marca é muito importante no médio e longo prazo. Diferente do marketing online, em que você investe uma determinada quantia em anúncios e tem retorno mensurável e quase imediato, o Branding traz um retorno que muitas vezes não é tão fácil de ser medido, mas que é tão importante quanto conversão e receita e não deve ser negligenciado, especialmente em negócios em seus estágios iniciais.

Como construir uma marca forte para startups e pequenas empresas?

O primeiro passo é conhecer o DNA do seu negócio e ter a visão de que o Branding refletirá esse código genético da sua marca. Eu explico: quais são seus valores, sua missão, cultura e objetivos? Com quem sua marca fala? Que tipo de experiência de valor você entrega ao seu público e que o seu concorrente não faz? Esses pontos são cruciais no processo, pois sustentarão o lugar do seu negócio no mundo, ou seja, toda sua comunicação dentro e fora da empresa também.

É importante ressaltar aqui que exercer o Branding não é apenas criar uma história para tornar sua marca mais atrativa a um determinado mercado e sim criar e gerir a identidade de uma marca, comunicando seus valores inegociáveis, ao mesmo tempo em que constrói um senso de comunidade junto ao seu público. Ouso dizer que esse é o futuro para todas as marcas, independentemente do tamanho do seu negócio.

Construir o Branding para uma startup e uma pequena empresa demanda tempo, times multidisciplinares e uma visão alinhada entre estratégia de negócio, marca e sua comunicação. É um trabalho que requer aprofundamento e é constante, mas seus resultados trazem muito valor não só ao negócio, mas também àquela parte do mundo na qual sua empresa pretende atuar.

Leia também

  • O papel do branding para geração de valor em um mundo cada vez mais competitivo para as startups e pequenas empresas

    O papel do branding para geração…

    Por Ellen Freitas Pretel, gerente de Marketing, Branding e Comunicação da Printi


  • Embalagens de Papel e Papelcartão é o novo livro do Instituto de Embalagens

    Embalagens de Papel e Papelcartão…

    O livro bilíngue que pertence à coleção Embalagem Melhor Mundo Melhor é o vigésimo projeto do…


  • Epson amplia linha de scanners de documentos de alta velocidade

    Epson amplia linha de scanners de documentos…

    Novos modelos são ideais para escritórios com alto volume de trabalho e permitem digitalizar documentos…


  • Canon apresenta presidente e novas impressoras MAXIFY GX

    Canon apresenta presidente e novas…

    Modelos trazem inovação ao mercado corporativo já que utilizam a tecnologia tanque de tinta


  • ExpoPrint & ConverExpo 2022 vai reforçar evolução da impressão e conversão de embalagens

    ExpoPrint & ConverExpo 2022 vai reforçar…

    Serão cinco dias em que o empresário do setor acompanhará as soluções para entender como buscar…


  • DuPont e Comexi fortalecem parceria

    DuPont e Comexi fortalecem parceria

    DuPont instalou o sistema térmico de gravação de chapas, sem solvente, Cyrel® FAST 2000 TD, no Centro…


>> Mais notícias