Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Messe Düsseldorf e MDK lançam Drupa 2012 no Brasil

Messe Düsseldorf e MDK lançam Drupa 2012 no Brasil
Hoje, 4, a Messe Düsseldorf e sua representante no Brasil, a MDK, lançaram oficialmente a Drupa 2012 no Brasil.
Em evento que contou com a presença de jornalistas e empresários do setor gráfico, foram apresentadas as novidades do evento do ano que vem, que tem início no dia 3 e vai até 16 de maio.
Destaque para o crescimento da impressão digital, que ocupará cerca de 40% da feira (o que culmina com a realização da Digi:Media dentro da próxima Drupa, em 2012), para soluções web to print e para o setor de embalagens, o mais imune à concorrência dos meios eletrônicos entre todos os demais setores da indústria gráfica.
Como não poderia deixar de ser, o assunto crise voltou à pauta. Apesar de os países germânicos e aqueles circunvizinhos (Alemanha, Áustria, Holanda e Polônia, por exemplo) estarem com mercados gráficos relativamente estáveis, vários países da zona do Euro e da Europa Oriental ainda apresentam estagnação em virtude dos efeitos da crise. O mesmo é sentido em relação a grandes mercados, como o dos EUA e Japão. Por outro lado, o papel de destaque de países como Brasil, China e Índia foi reforçado, sendo que o Brasil configura como o terceiro maior mercado mundial em volume de exportações de equipamentos gráficos – atrás justamente de China e Índia, respectivamente.
Mesmo com a crise em vários países da Europa, a visitação europeia para 2012 está estimada em cerca de 60% do total de visitantes – para o qual se espera um crescimento da presença chinesa, que deve chegar a 12 mil visitantes contra 6 mil de 2008. 
Outro destaque é o aumento da visitação brasileira, que foi de 4600 visitantes em 2008 e deve ultrapassar 5 mil em 2012.
“Apesar de o câmbio desfavorecer vários setores de nossa indústria quando o assunto é exportação de bens de consumo, o Real valorizado permite que o brasileiro viaje com mais segurança para o exterior e possa participar da feira mais dias”, disse Lauri Müller (foto), diretor da MDK. Além disso, segundo Lauri, ir para a Drupa é condição essencial para se atualizar sobre tecnologia gráfica. “O mundo gráfico inteiro estará em Düsseldorf. O empresário que não for, perderá oito anos de atualização”, disse.
Outras atrações da Drupa 2012, como o Drupacube e o Innovation Park (este, que reunirá as novidades e atrações tecnológicas que farão parte das tendências gráficas no mundo nos próximos anos) foram apresentadas por Werner Dornscheidt, CEO e presidente do Messe Düsseldorf, e Markus Heering, diretor da VDMA (Federação de Construtores de Máquinas e Instalações da Alemanha). 

Leia também

  • Na Ifra, Agfa demonstra chapa para jornais chemistry-free :N94-VCF

    Na Ifra, Agfa demonstra chapa para…

    Destaques da feira incluem CtP da linha :Advantage, chapa ecológica e nova lavadora de chapas digitais.


  • Xerox lança DocuColor 8080

    Xerox lança DocuColor 8080

    A Xerox anunciou o lançamento da DocuColor 8080.


  • Messe Düsseldorf e MDK lançam Drupa 2012 no Brasil

    Messe Düsseldorf e MDK lançam Drupa…

    Hoje, 4, a Messe Düsseldorf e sua representante no Brasil, a MDK, lançaram oficialmente a Drupa 2012…


  • Luiz Antonio Caropreso assume gerência de negócios da Diginove

    Luiz Antonio Caropreso assume gerência…

    Luiz Antonio Caropreso assume gerência de negócios da Diginove.


  • IV Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental da Abracom

    IV Congresso Brasileiro de Comunicação…

    Abracom promove o IV Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental, de 4 a 5 de outubro, no Centro…


  • Pageflex demonstra soluções para marketing digital na DMA 2011

    Pageflex demonstra soluções para…

    A Pageflex anunciou a demonstração de soluções para marketing digital através de suas tecnologias…


>> Mais notícias