Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

hubergroup participa do Congresso C2C 2020

hubergroup participa do Congresso C2C 2020
A sustentabilidade como modelo de negócio: Como principal participante no Congresso Cradle to Cradle, que terminou no início de fevereiro em Berlim, o hubergroup, um dos principais fabricantes internacionais de tintas de impressão, destacou a importância dos tópicos de sustentabilidade e proteção ambiental. "Estamos conscientes da nossa responsabilidade social e vemos como nossa tarefa não apenas otimizar nossos próprios produtos e processos, mas também transmitir esse conhecimento e fazer um pouco de trabalho educativo", diz Heiner Klokkers, presidente do conselho de diretivo do hubergroup, ao chegar ao ponto das profundas raízes sociais da empresa familiar de 255 anos.

O Congresso Internacional Cradle to Cradle (C2C) foi realizado pela sexta vez, em fevereiro deste ano. Está se tornando cada vez mais uma parada obrigatória para todos aqueles que querem estabelecer uma verdadeira economia circular em conformidade com o conjunto de regras C2C. As contribuições de renomados representantes da economia, ciência, educação, política e da sociedade deixaram claro que a proteção ambiental e o crescimento econômico não se excluem mutuamente, mas podem entrar em uma simbiose significativa. Em Berlim, o fabricante de tintas apresentou ideias e projetos inovadores, como pioneiro e importante agente no segmento de tintas de impressão.

A reivindicação do hubergroup está claramente definida: Cradle to Cradle deve tornar-se cada vez mais o padrão da indústria. Para responder a este desafio, o hubergroup está dando o bom exemplo. A empresa já recebeu o certificado Cradle to Cradle Material Health para as tintas offset produzidas na sua fábrica indiana em Vapi e está trabalhando na certificação completa. A fábrica hubergroup Itália também já está certificada com uma vasta gama de tintas Cradle to Cradle Gecko.

Como parte da sua apresentação no congresso, Heiner Klokkers fez um apelo às empresas, aos consumidores e aos políticos e pediu ações. O próprio fabricante de tintas de impressão já lançou vários projetos de destaque. Uma das histórias de sucesso é a parceria com o grupo cervejeiro Carlsberg, que teve um stand conjunto com o hubergroup no Congresso C2C. Em cooperação com o produtor de cerveja, o hubergroup demonstrou mais uma vez o seu grande compromisso com produtos sustentáveis. Por exemplo, desde o início de 2019, os rótulos das garrafas da Carlsberg são impressos com tintas Eco Offset Inks Premium Plus do hubergroup, com certificação prata Cradle to Cradle. Num futuro próximo, este projeto deverá ser expandido para incluir outras marcas dessa grande cervejaria. No entanto, outras parcerias estratégicas, como com uma empresa alemã líder em no segmento de varejo e uma empresa internacional do segmento mobiliário, também deverão ser expandidas ainda mais.

"A sustentabilidade é uma questão que afeta a todos. Podemos realmente fazer algo se todos nos unirmos e mudarmos o mercado permanentemente. O Congresso C2C foi uma plataforma importante para comunicarmos e trabalharmos em rede com parceiros estratégicos. Nós nos vemos não apenas como um líder tecnológico que lida com seus concorrentes no mundo das tintas de impressão, mas também como um influenciador que tem seguidores em todas as áreas da sociedade e não apenas na indústria gráfica", diz Bernd Groh, Gerente Global de Produtos e Portfólio SF/UV hubergroup, no encerramento.

A sustentabilidade tem muitas facetas

A fábrica do hubergroup em Vapi, Índia, é um exemplo prático do modelo circular. Para reduzir as águas residuais a zero, foi construída uma estação de tratamento de água que recupera 95% da água do fluxo de águas residuais. Apenas 5 por cento da água doce necessária precisa ser fornecida. Ela também compensa a perda de água através da evaporação durante a reciclagem.

Na Alemanha e em algumas regiões europeias, o hubergroup recupera dos seus clientes a água acumulada durante o processo de lavagem das unidades de revestimento e também a processa. 25% dessa água é utilizada de forma purificada para a produção de revestimentos não-alimentares.

O compromisso social do fabricante de tintas de impressão manifesta-se na contribuição de sete dígitos em euros por ano que o hubergroup faz para a Fundação MAA há mais de dez anos. A Fundação MAA implementa projetos educacionais para professores, alunos e estudantes para melhorar o nível de educação em áreas rurais na Índia ocidental. Isto torna possível para as crianças e adolescentes de lá, que de outra forma não poderiam pagar os meios financeiros necessários e receber uma boa educação.

Leia também

  • hubergroup participa do Congresso C2C 2020

    hubergroup participa do Congresso C2C…

    hubergroup, um dos principais fabricantes internacionais de tintas de impressão, destacou a importância…


  • Hybrid Software anuncia nova solução ao mercado flexo

    Hybrid Software anuncia nova solução…

    Hybrid Software anunciou mundialmente o lançamento da nova solução para o mercado de flexografia:…


  • Kodak ajuda no combate ao Covid-19 nos EUA

    Kodak ajuda no combate ao Covid-19…

    Kodak está levando adiante mais uma iniciativa de responsabilidade social


  • Canon Océ muda nome para Canon Production Printing

    Canon Océ muda nome para Canon Production…

    Canon anunciou a mudança do nome corporativo oficial da empresa Océ do grupo Canon para Canon Production…


  • Setor gráfico paranaense contribui para produção de protetores faciais e de óculos

    Setor gráfico paranaense contribui…

    Coronavírus vem fazendo vários setores da sociedade se mobilizarem em busca de soluções para amenizar…


  • Executivos da Heidelberg abordam mudanças na diretoria

    Executivos da Heidelberg abordam mudanças…

    Heidelberg reuniu a imprensa do setor gráfico para uma coletiva de imprensa no último dia quatro de…


>> Mais notícias