Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Eleições municipais devem aquecer demanda do setor gráfico

Eleições municipais devem aquecer demanda do setor gráfico

Com o início oficial das campanhas eleitorais para as prefeituras e câmaras municipais na próxima sexta-feira, 6 de julho,  os reflexos econômicos já começam a ser percebidos pelo mercado gráfico nacional. Segundo dados do Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), as eleições municipais de 2012 devem impulsionar o segmento promocional do setor. A projeção é gerar um acréscimo de 15% da demanda nesse segmento no período de campanha eleitoral municipal no país.

 

O segmento promocional responde por 10,6% do total da indústria gráfica, e em 2011 sua produção foi de R$ 3,18 bilhões. A perspectiva é que o segmento cresça 11% no ano de 2012 (janeiro a dezembro), acumulando um total de R$ 3,56 bilhões.

 

Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional, ressalta que as eleições municipais normalmente têm impacto maior na indústria porque, para muitos candidatos, representam a iniciação na carreira política. “Em tese, as eleições municipais, que são o ponto de partida na carreira política, devem demandar, proporcionalmente, mais material gráfico do que as nacionais, que tendem para o uso da mídia eletrônica”.

 

Por outro lado, o presidente ressalta que as campanhas são muito regionais e localizadas, concentrando o trabalho nas gráficas de pequeno porte e por um período curto, de cerca de três meses – os que antecedem as eleições. Como as eleições serão em outubro e novembro, esse aquecimento está previsto para os meses de julho, agosto e setembro.

 

Segundo dados do mercado, um vereador em campanha costuma encomendar algo em torno de 400 faixas e mandar imprimir cerca de 100 mil santinhos. Já a mídia externa de grandes formatos não sofre tanta valorização na eleição porque a lei federal é muito restritiva, proibindo outdoor, placas grandes e brindes. Sobram apenas cavaletes e os estandartes móveis de 1x2 metro, que só podem ser instalados com a presença de um responsável em tempo integral. Um candidato a vereador de São Paulo, por exemplo, costuma encomendar uma média de mil metros quadrados desses estandartes, e mais 600 metros quadrados de cavaletes.

 

Para Mortara, esse fator sazonal influenciará parcialmente o desempenho total do setor, que em 2011 registrou R$ 29 bilhões, uma vez que o segmento promocional tem uma representatividade pequena no total produzido pela indústria gráfica. Outro aspecto que também deve manter-se sem grandes alterações é a contratação de pessoal. Durante a última eleição, a ABIGRAF não registrou número significativo de vagas temporárias criadas no setor. Atualmente, a força de trabalho está estabilizada na casa dos 222 mil empregos, e a ocupação do parque gráfico é de aproximadamente 75%. 

Leia também

  • ABTG completa 53 anos

    ABTG completa 53 anos

    Entidade tem como objetivo difundir tecnologias, informações e tendências do segmento gráfico e…


  • Eleições municipais devem aquecer demanda do setor gráfico

    Eleições municipais devem aquecer…

    A projeção é gerar um acréscimo de 15% da demanda no segmento gráfico no período de campanha eleitoral…


  • AlphaGraphics convida fãs a deixarem mensagens de apoio para judoca Leandro Guilheiro durante Jogos de Olímpicos de Londres

    AlphaGraphics convida fãs a deixarem…

    AlphaGraphics mobiliza sua equipe para dar início a uma série de mensagens positivas ao atleta utilizando…


  • Grupo de exportação do setor gráfico brasileiro prorroga convênio com a APEX-Brasil e intensifica ações no exterior

    Grupo de exportação do setor gráfico…

    Projeto GRAPHIA visa prospectar, promover, comercializar e divulgar o setor gráfico brasileiro no exterior.


  • Cultura na indústria gráfica: Arjowiggins encerra projeto musical com apresentação do grupo

    Cultura na indústria gráfica: Arjowiggins…

    Para celebrar seus 35 anos no Brasil, a companhia escolheu o choro para a última apresentação do…


  • Bart Fret junta-se à GMG Américas como diretor de vendas de grande formato

    Bart Fret junta-se à GMG Américas…

    Bart Fret será responsável por apresentar o software de cores da GMG, mais especificamente o GMG ProductionSuite.


>> Mais notícias