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drupa Expert Article: Impressão de embalagem - tradicional x digital

drupa Expert Article: Impressão de embalagem - tradicional x digital
drupa Expert Article
Autor: Michael Seidl

Michael Seidl é editor e chefe de redação de diversas publicações especializadas na Europa Central e de Leste. Entre estas, incluem-se edições como a Print & Publishing, Packaging e a Visual Communication. Tem relações privilegiadas no seio do setor da impressão e multimídia. Na Áustria e noutros países é um editor de renome, um jornalista especializado, orador e organizador de diversos prêmios da indústria, bem como membro de diversas organizações no setor. Enquanto cofundador da IMA – International Media Alliance –, onde meios de comunicação da Ásia, Austrália e Europa se juntam para formarem uma aliança industrial, deu um passo importante no sentido de conseguir uma influência global.

Impressão de embalagem digital vs tradicional

Apesar da impressão digital ter conseguido, com sucesso, demonstrar o seu valor em áreas tradicionais da indústria dos suportes de impressão, a adoção tem sido um pouco mais lenta na indústria da embalagem; com exceção do mercado de impressão de etiquetas, que começou a adotar as tecnologias de impressão digital relativamente mais cedo.

Isto deve-se a múltiplos fatores: não existiam sistemas digitais relevantes disponíveis; os requisitos da indústria da embalagem são completamente diferentes dos requisitos da indústria de impressão tradicional; e os membros da indústria de embalagens, ligeiramente conservadora, demoraram um pouco mais de tempo a adotar um futuro digital, comparativamente aos seus pares da impressão comercial. Mas começa a inverter-se o curso da história. É cada vez maior o número de produtores e consumidores que reconhecem os benefícios da impressão de embalagens digital e começam a implementar a tecnologia. Sem qualquer dúvida, um dos "momentos inovadores" foi a agora lendária campanha Share-a-Coke da Coca-Cola. Apenas alguns meses depois da inovadora abordagem da Coca-Cola, em que colocava nomes nas latas do refrigerante, a Ferrero seguiu os seus passos com rótulos Nutella de conteúdo variável.

Um mercado em crescimento

De acordo com as mais recentes previsões, o volume do mercado da impressão à escala mundial deverá crescer para 420 mil milhões de euros até 2020, partindo dos atuais valores aproximados de 407 mil milhões – após um declínio significativo nos anos entre 2008 e 2010, onde passou de 438 para 407 mil milhões de euros. No seio do mercado de impressão global, a impressão de embalagens é a única área onde se espera um crescimento significativo, com um aumento de 3,3% por ano, para uma cota geral de mercado de 141 mil milhões de euros até 2020. Estão incluídas as caixas dobráveis, as etiquetas e as embalagens flexíveis. Em termos de processos de impressão específicos, a impressão flexográfica deverá registrar um crescimento de 2,6%, com a impressão digital a crescer 8%. Atualmente, apenas 7% das embalagens são impressas digitalmente, mas prevê-se que esse valor venha a crescer significativamente. Para os transformadores de embalagens, a impressão digital pode ser um suplemento lógico da impressão analógica e, simultaneamente, permitir-lhes desenvolver novas aplicações. Mas iremos abordar este assunto mais tarde.

"O impacto das tecnologias de impressão digital sobre a produção depende da rapidez de desenvolvimento das prensas de impressão digital para a produção industrial de embalagens. Um outro fator – bastante importante – é o custo de aquisição, de manutenção e de reparação, bem como o custo das tintas de impressão. Para além disso, ainda não foi possível conseguir todas as cores Pantone com a impressão digital A impressão em papéis com revestimento e a  respetiva secagem também continuam a apresentar-se como um grande desafio. Depois de encontrada a solução para todos os desafios, a impressão de embalagens digital terá um impacto significativo na produção, chegando mesmo a revolucioná-la," Hubert Marte, Forum Wellpappe Österreich (Fórum austríaco sobre o cartão corrugado).

Também convém mencionar que o relatório The Future of Package Printing to 2019 (O futuro da impressão de embalagens para 2019) de Vlad Savinov, Smithers Pira, 2014, antecipa um crescimento anual de 17% para a impressão digital. Desta forma, será a tecnologia com crescimento mais rápido no setor da impressão de embalagens, prevendo-se que venha a atingir um volume de 19 mil milhões de dólares US até 2019.

Tendências da embalagem

A escolha para os consumidores tem vindo a aumentar consideravelmente e as marcas anseiam por algo que as distinga dos seus concorrentes e lhes permita aumentar a cota de mercado. A embalagem desempenha um papel cada vez mais importante no momento de atrair clientes no posto de venda – o local onde é tomada a derradeira opção de compra. A embalagem deverá exercer uma influência cada vez maior sobre os clientes e cativar todos os seus sentidos.

Marte comenta, "A crescente procura de unidades de embalagem mais pequenas, as regulamentações de segurança cada vez mais rigorosas para as embalagens e a expansão das vendas online irão continuar a impulsionar o crescimento no mercado das embalagens durante os próximos anos. Por este motivo, será cada vez mais importante que a embalagem se torne mais ecológica, reciclável, impressa com alta qualidade e de uma forma inteligente, integrada na "Internet das coisas" com funcionalidades como códigos QR, maior personalização, entre outras coisas.” 

"O mercado da embalagem continua a ser marcado pela integração e a consolidação. O excesso de capacidade e as consequentes guerras de preços estão na ordem do dia. O crescimento de todo o setor está, na verdade, dependente do comportamento do consumidor. As suas decisões de compra são muitas vezes influenciadas por complicadas representações gráficas e de cor no ponto de venda. Isto requer um elevado nível de investimento em processos de valor acrescentado por parte dos transformadores de embalagens, para assim conseguirem uma embalagem que se destaque," Eduard Fischer, Diretor Executivo, Schwarzach.

A perspectiva europeia

O mercado da embalagem europeu continua a expandir-se, resultado do aumento da população e dos transformadores que estão a utilizar todas as tecnologias de impressão disponíveis. "Pelo que podemos ver, as principais tendências de mercado passam por cada vez mais produtos nas prateleiras e uma micro-segmentação capaz de dar resposta a uma variedade de fatores demográficos dos consumidores,” informa Francois Martin, responsável pelo departamento mundial Marketing Graphic Business Solutions na HP. “Consequentemente, há muitos anos que a HP tem vindo a apresentar um crescimento de dois dígitos no número de páginas impressas digitalmente.”

O mercado da embalagem – incluindo as soluções de impressão digital associadas – pode, essencialmente, ser dividido em quatro setores: etiquetas, embalagens flexíveis, caixas de cartão dobráveis e corrugado. Cada uma destas áreas possui uma dinâmica e características próprias. O mercado das etiquetas foi o primeiro a reconhecer os benefícios da impressão digital. Os outros mercados seguem agora o seu exemplo, mas não à mesma velocidade ou através da mesma via. O mercado das etiquetas possui um avanço de 10 a 12 anos no domínio do corrugado e em termos de implementação da impressão digital. 

Vantagens da impressão digital para a embalagem

A atual fragmentação dos meios de comunicação significa que os consumidores estão a ser constantemente bombardeados com informações e mensagens que eles virtualmente ignoram, como seria de esperar. A embalagem é certamente um dos últimos canais de comunicação que ainda atrai a atenção do consumidor. Mas para o conseguirem, os produtos deverão destacar-se na prateleira; e os proprietários das marcas respondem com ciclos do produto cada vez mais rápidos e embalagens mais relevantes, o que também contribui para tamanhos de lotes mais pequenos, ciclos de produção mais curtos e maior procura de tecnologias de impressão digital.

O que também gera um maior interesse na impressão digital são os desenvolvimentos demográficos, incluindo o maior número de pessoas a viverem sozinhas e com comportamentos de compra diferentes dos de famílias maiores, incluindo as quantidades compradas e os orçamentos para compras. Para além disso, os agregados da geração acima dos 50 anos de idade possuem requisitos únicos no que diz respeito às embalagens. Os consumidores também estão mais sensíveis ao custo e aos problemas ambientais, bem como à comodidade. Para os produtores de embalagens, isto significa lidar com um número crescente de encomendas de menor dimensão.  Consequentemente, os prazos de entrega ficam mais curtos e os planos de produção tornam-se mais complexos. 

"A impressão digital ajuda as empresas a satisfazerem estes novos desafios e a otimizarem a respetiva produção, comparativamente às metodologias analógicas,” Francois Martin, Marketing Graphic Business Solutions, HP. 

Stephan Ratt, CEO do Ratt Pack Group na Áustria, concorda. "Neste momento assistimos a um aumento das encomendas de volume mínimo no setor não alimentar,” afirma ele. “Isso significa mais empresas a entrarem em campo através da aquisição de prensas de impressão digital."

O mundo das etiquetas digitais

A HP já instalou mais de 1.000 prensas digitais no mercado, e considera que a impressão digital se tornou comum. A Xeikon tem bem mais de 300 sistemas instalados, e mais de 50% das suas vendas são agora provenientes da indústria da embalagem. As empresas tradicionais, como a Heidelberger Druckmaschinen, seguiram a via digital através da Gallus, e desde a Labelexpo 2015 que estão totalmente empenhadas na solução digital com a Gallus DCS 340.

Este sistema de conversão, desenvolvido num projeto conjunto entre a Heidelberg e a Fujifilm, está equipado com a última geração de cabeças de impressão de jato de tinta e imprime com um nível de qualidade que anteriormente apenas era possível na impressão offset. Oferece a máxima qualidade de impressão de jato de tinta UV com uma resolução nativa de 1200 dpi a uma velocidade de 50 metros por minuto, com a flexibilidade e a eficiência da impressão digital combinadas com os benefícios da impressão flexográfica. Também exclusivo desta solução, para além da excepcional qualidade de impressão, é a integração dos módulos de acabamento em linha. A Gallus DCS 340 imprime digitalmente desde o rolo até à etiqueta cortada e acabada; tudo numa passagem.. A empresa francesa Autajon adquiriu  testou o primeiro sistema, tendo agora encomendado mais três.

As gráficas de etiquetas estão cada vez mais a reconhecer que a impressão digital pode ser usada como suplemento lógico das longas tiragens na impressão flexográfica ou offset. Os designs também podem ser rapidamente alterados. É quase como se o design da etiqueta se estivesse a tornar num design de moda. Por causa disso, algumas garrafas de vinho estão a tornar-se ícones de estilo. E já se adivinha a próxima onda digital: as embalagens flexíveis, as caixas de cartão dobráveis e os corrugados também irão deixar-se ir na maré.

Embalagem flexível

O mercado da embalagem flexível é significativo e irá continuar a desenvolver-se digitalmente nos próximos 5 anos, mas está igualmente sujeito a mudanças sociais (principalmente devido a uma mobilidade externa). As pessoas comem e bebem enquanto se deslocam. As embalagens flexíveis estão a ganhar popularidade e progressivamente a substituir as embalagens fixas. No setor alimentar em particular, as embalagens flexíveis são fáceis de manusear e vão ao encontro da atual tendência de menos desperdícios e de uma menor emissão de carbono. O fator comodidade também não pode ser ignorado neste segmento.

A impressão digital oferece aos fabricantes de embalagens flexíveis a oportunidade de desenvolverem os respetivos negócios. A fórmula é simples: embalagens de alta qualidade, produzidas digitalmente, com entrega dentro do prazo. É por este motivo que a tecnologia está atualmente a ganhar terreno, com o apoio de prensas como a HP Indigo 20000, que deu um sinal claro ao mercado da embalagem com o seu lançamento.

A empresa suíça O. Kleiner KG foi a primeira empresa no mundo a instalar uma Indigo 20000 e a especializar-se na produção de embalagens flexíveis utilizando a impressão flexográfica, de gravura e, mais recentemente, a digital. "A impressão digital está a ganhar importância na impressão de embalagens flexíveis," afirma o CEO Martin Kleiner. "A HP Indigo 20000 representou um grande avanço na produção digital de embalagens flexíveis e abre muitas novas portas de oportunidade para a impressão de embalagens flexíveis com os seus 736 milímetros de largura de impressão." A O. Kleiner KG aproveitou a sua HP Indigo 20000 para a produção complementar de pequenas tiragens, bem como para oferecer novas opções aos clientes no setor das tiragens mais pequenas. Um bom exemplo disto são as tampas dos pequenos frascos de compota. Enquanto aromas como o morango são produzidos em tiragens maiores, existem outros aromas, como a framboesa, com lotes mais pequenos. No futuro, estes serão produzidos com recurso à impressão digital. Entre outras aplicações incluem-se as embalagens de teste ou as embalagens personalizadas.

O mundo colorido das caixas de cartão dobráveis

A impressão digital continua a ser uma relativa novidade neste setor de mercado no seio do mundo da embalagem, apesar de agora existirem vários excelentes exemplos de aplicações. A indústria das caixas de cartão dobráveis tende a usar a tecnologia para tiragens pequenas e diferenciadas; as tiragens antes ou no final de tiragens grandes e convencionais são outra aplicação. A impressão digital de caixas de cartão dobráveis continua a ser vista como estando numa fase inicial de adoção; por outras palavras, os utilizadores que reconheceram as tendências e desenvolveram as primeiras aplicações. Um bom exemplo disto é Peter Sommer da Elanders na Alemanha, que, junto com o chocolate Ritter Sport, inventou um projeto fascinante. Foi criado um website especial onde os consumidores podiam encomendar embalagens personalizadas para o seu chocolate Ritter Sport. Este foi um empreendimento que compensou, na medida em que os clientes estão dispostos a pagar consideravelmente mais por este chocolate. O projeto também ganhou reconhecimento por parte da Mediaware, na Irlanda, que implementa projetos de embalagem para a Microsoft. Existe agora um número crescente de projetos desta natureza, pois os proprietários de marcas reconhecem o potencial e as gráficas mais astutas ajudam-nos a concretizar as suas ideias criativas.

A embalagem feita de corrugado

Até ao momento presente, as empresas com processamento de corrugado têm vindo lentamente a adotar tecnologias de impressão digital, com exceção daquelas que usam sistemas de mesa plana (HP Scitex, Durst, Mimaki, swissQprint…). No entanto, isto deve-se mais ao facto de, até agora, não terem estado muitos sistemas disponíveis no mercado capazes de serem usados para corrugado. Mas esta situação irá mudar de forma relativamente rápida devido a fornecedores como a Bobst ou ao consórcio HP / KBA, ambos em exposição na drupa 2016. 

E os elementos mais importantes da indústria apercebem-se claramente dos benefícios resultantes da capacidade de poder responder aos requisitos do mercado de forma mais rápida e, por isso, de poder prestar um serviço de maior qualidade. O uso da tecnologia digital também está a ajudar a otimizar os fluxos de trabalho e, potencialmente, a repensar os locais de produção – seguindo o princípio do uso da tecnologia certa para os trabalhos certos.

Colosso digital na pré-impressão

Após quase dois anos de desenvolvimento, a HP e a KBA apresentaram a primeira HP PageWide Web Press T1100S a um grupo de visitantes em Würzburg, em novembro de 2015. Esta gigantesca rotativa de jato de tinta, com 2,80 metros de largura da web e com pré-impressão digital da camada superior, está a apresentar novas oportunidades para a produção flexível de embalagens em corrugado, de diferentes tamanhos e em diferentes volumes de tiragem, que antes não eram economicamente viáveis. "Os responsáveis pelo acabamento e os seus clientes precisam de desenvolver embalagens simultaneamente adequadas para o cliente e eficazes, ao mesmo tempo que reduzem os custos," comenta Eric Wiesner, Diretor Geral, PageWide Web Press Division na HP. "Com a combinação de conhecimentos da HP e da KBA, lançamos agora a prensa de impressão de rolo para corrugado, apresentando-se como a mais produtiva do mundo. Com a HP PageWide Web Press T1100S, os responsáveis pelo acabamento no setor topo de gama podem oferecer um valor acrescentado através da combinação da pré-impressão e da impressão digital numa máquina."

O primeiro cliente da HP T1100S foi a DS Smith Packaging. A empresa interessou-se porque, comparando com as tecnologias de impressão analógica normais, o sistema oferece níveis de produtividade e flexibilidade consideravelmente superiores, em especial em pequenas e médias tiragens. Graças à sua elevada produtividade, de mais de 30.000 metros quadrados de área impressa por hora, a prensa também pode ser usada de forma econômica para grandes tiragens. Os britânicos estão claramente a levar o projeto muito a sério, pois já há um ano que experimentam o sistema T400 adquirido especificamente para este fim.

Um outro exemplo atual no mercado do cartão corrugado é o de Bobst. Na última drupa em 2012, o CEO Jean-Pascal Bobst anunciou que a sua empresa estava a desenvolver um sistema de impressão digital. O projeto, guardado em sigilo, está agora em fase de testes beta passados um pouco mais de três anos, especificamente na Model, na Suíça, e na Schumacher, na Alemanha. Esta solução digital industrial para impressão de embalagens e expositores em material corrugado utiliza a tecnologia de jato de tinta Stream da Kodak e oferece não só uma reprodução intensa da cor e uma das maiores resoluções de impressão disponíveis, como também funciona com tintas de impressão para uso alimentar.

A prensa de folha digital, concebida para a  impressão a quatro cores numa vasta gama de corrugados com e sem revestimento, permite a personalização de grandes e pequenas tiragens de embalagens e expositores a altas velocidades. A uma velocidade impressionante de até 200 metros por minuto, a nova prensa oferece alta qualidade em folhas com um tamanho máximo de 1,3 x 2,1 metros.

Aplicações especiais

Presentemente, a impressão de embalagens digital não está limitada apenas às áreas acima mencionadas. As etiquetas e os códigos não são abordados neste artigo, pois ultrapassaria largamente o seu âmbito. No entanto, existe um leque de aplicações especiais que demonstram quão versátil e criativa pode ser a impressão digital numa utilização prática. Eis dois exemplos:

A empresa alemã mymuesli instalou recentemente uma Heidelberg Jetmaster Dimension nas suas instalações em Heidelberg para a impressão personalizada de embalagens de muesli. Isso significa que pode não só comprar os seus muesli preferidos como também pode criar o seu próprio recipiente para os muesli, com uma imagem e texto. A Jetmaster Dimension foi modificada de acordo com os requisitos especiais da mymuesli e instalada na gráfica da empresa. É a primeira máquina deste tipo que a Heidelberg instala diretamente num estabelecimento retalhista.

O fabricante de máquinas de enchimento KHS implementou, junto com a Xaar, um projeto em que a impressão é executada diretamente em garrafas PET na belga Martens Brouwerij. O sistema de impressão direta digital utiliza cabeças de impressão Xaar 1002 GS6 e consegue uma resolução física de 360 dpi, em que o texto e os gráficos são impressos com recurso a tintas LED de baixa migração em 4C mais branco. isto significa que podem ser impressas diretamente 12.000 garrafas por hora. "O sistema permite-nos agora alterar os gráficos em poucos minutos, em vez de semanas," confirma Phil Johnson na NMP, a sucursal da KHS que desenvolveu este sistema.

"O uso de tecnologias digitais oferece à indústria da embalagem a capacidade de participarem na tendência de micro marketing. A opção de adicionar imediatamente novos designs às garrafas constitui uma poderosa ferramenta de marketing, que permite que as marcas localizem e personalizem os seus produtos de uma forma orientada para o cliente," Phil Johnson, Diretor Executivo, NMP.

Na perspectiva da drupa

Os visitantes da drupa 2016 irão certamente ver várias soluções que demonstram a implementação da tecnologia digital na indústria da embalagem. Um exemplo é a nanotecnologia da Benny Landa, que desta vez estará presente com um sistema completo para a produção de embalagens. Trata-se de um setor fascinante que será estimulado por todos estes desenvolvimentos. E acima de tudo… é um mercado em crescimento. Boas notícias para a indústria!

Síntese

Apesar da impressão digital ter conseguido, com sucesso, demonstrar o seu valor em áreas tradicionais da indústria dos suportes de impressão, a adoção tem sido um pouco mais lenta na indústria da embalagem; com exceção do mercado de impressão de etiquetas, que começou a adotar as tecnologias de impressão digital relativamente mais cedo.

Isto deve-se ao facto de, até recentemente, não existirem sistemas digitais relevantes disponíveis; os requisitos da indústria da embalagem são completamente diferentes dos requisitos da indústria de impressão tradicional; e os membros da indústria de embalagens, ligeiramente conservadora, demoraram um pouco de tempo a adotar um futuro digital. Mas todas as caminhadas começam com um primeiro passo, e são cada vez mais os produtos e consumidores a reconhecerem os benefícios da impressão de embalagens digital e a implementarem a tecnologia.

De acordo com as mais recentes previsões, o volume do mercado da impressão à escala mundial deverá crescer para 420 mil milhões de euros até 2020, partindo dos atuais valores aproximados de 407 mil milhões – após um declínio significativo nos anos entre 2008 e 2010, onde passou de 438 para 407 mil milhões de euros. Os números previstos mostram claramente que a indústria da embalagem é a única área do setor onde se espera um crescimento significativo, com um aumento de 3,3% por ano, para uma cota geral de mercado de 141 mil milhões de euros até 2020.

Os consumidores exigem mais escolha, e as marcas deverão trabalhar no sentido de conseguirem destacar-se e aumentar a cota de mercado. A embalagem desempenha um papel cada vez mais importante no momento de atrais clientes no posto de venda. A embalagem deverá impressionar os clientes e cativar todos os seus sentidos.

Fundamentalmente, o mercado – incluindo as soluções digitais – pode ser dividido em quatro setores: etiquetas, embalagens flexíveis, caixas de cartão dobráveis e corrugado. Cada uma destas áreas possui uma dinâmica e características próprias. O mercado das etiquetas foi o primeiro a reconhecer os benefícios da impressão digital. Os outros mercados seguem as mesmas tendências, mas não à mesma velocidade ou através da mesma via. O mercado das etiquetas possui um avanço de 10 a 12 anos no domínio do corrugado e em termos de adoção da solução digital.

O que também torna a impressão digital atrativa são os desenvolvimentos demográficos. É cada vez maior o número de pessoas a viverem sozinhas e com comportamentos de compra diferentes dos de famílias maiores, incluindo as quantidades compradas e os orçamentos para compras Para além disso, os agregados da geração acima dos 50 anos de idade possuem requisitos únicos no que diz respeito às embalagens. Os consumidores também estão mais sensíveis ao custo e aos problemas ambientais, bem como à comodidade. Para os produtores de embalagens, isto significa lidar com um número crescente de encomendas de menor dimensão.

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