Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Dispositivos móveis demandam design específico para e-mail marketing

Dispositivos móveis demandam design específico para e-mail marketing
A adaptação do design do e-mail marketing aos diversos modelos de dispositivos móveis tornou-se indispensável diante do crescimento do tráfego de dados nessa plataforma, que, nos últimos dois anos, aumentou sua participação em 300%, segundo pesquisa da Return Path, divulgada em dezembro de 2012. Além disso, a abertura de e-mails em dispositivos móveis chegou a 14% no mercado nacional.

Quem alerta é Alexandro Okubo, gerente de entregabilidade da Akna, empresa especializada no desenvolvimento de softwares inteligentes para marketing digital, lembrando que esse crescimento, apesar de ser uma grande oportunidade para os canais de comunicação online, gera outra dificuldade: a criação de conteúdo adequado aos inúmeros formatos de celulares, tablets e outros dispositivos móveis usados para a abertura dos e-mails.

Segundo Okubo, o Responsive Design (Design responsivo), que já é utilizado há algum tempo por desenvolvedores de sites, é uma das alternativas para viabilizar esse conteúdo específico e começa a ser aplicado também no e-mail marketing. “Ele oferece técnicas de estruturação, que permitem adequar o conteúdo facilmente em todas as resoluções de tela, de acordo com o tamanho do display, além de melhorar a usabilidade do e-mail”.

Por ter muitas limitações, o HTML para e-mail marketing deve ser construído dentro de uma série de regras, que permitem visualização adequada e diminuem o risco de classificação de spam. Para melhor resultado, seguem algumas dicas de uso do Responsive Design para e-mail marketing:

Trabalhe com imagens de no máximo 320px.
Use fontes com tamanho determinado em “px” ou “em”.
Coloque o tamanho mínimo de largura para seu template.
Deixe os links visíveis e grandes, facilita o clique nos dispositivos mobile.
Faça testes em vários dispositivos para evitar erros muito graves.

Vale ressaltar que é importante realizar um estudo inicial sobre o público, para avaliar se vale a pena criar esse tipo de template. Além disso, é preciso analisar as estatísticas do site, comparando com as ações de e-mail marketing, que fornecerão as informações necessárias sobre a forma de acesso dos clientes. Caso o mobile seja significativo, o Responsive Design é a opção mais adequada.

Leia também

  • Samsung apresenta tela transparente na FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2013

    Samsung apresenta tela transparente…

    Empresa anuncia várias atrações na área de displays de grande formato, setor na qual é líder do…


  • Tecnologias Kodak dinamizam pré-impressão do Studio A4

    Tecnologias Kodak dinamizam pré-impressão…

    Pioneira no segmento de clicheria me Minas Gerais vive nova fase, capitaneando o quesito qualidade em…


  • HP reforça sua liderança em infraestrutura convergente

    HP reforça sua liderança em infraestrutura…

    Novas ofertas ampliam o compromisso da HP com soluções abertas, heterogêneas e eficientes


  • Dispositivos móveis demandam design específico para e-mail marketing

    Dispositivos móveis demandam design…

    Responsive Design é alternativa para viabilizar o conteúdo, segundo Akna


  • Nova editora é lançada para unir mídias impressas e digitais

    Nova editora é lançada para unir…

    Editora é especializada em criar publicações digitais para tablets e outros dispositivos móveis.


  • Taopix e FastPencil anunciam lançamento em parceria

    Taopix e FastPencil anunciam lançamento…

    Taopix e FastPencil se unem para ampliar opções no setor de fotolivro


>> Mais notícias