Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

1.0; 2.0; 3.0; 4.0. Parece papo sobre motor de carro. Não é!

1.0; 2.0; 3.0; 4.0. Parece papo sobre motor de carro. Não é!
Por Paulo Faria, diretor geral Koenig & Bauer Brasil  

O tema que proponho é sobre a evolução da Indústria 4.0. Destacar os benefícios e as vantagens que a versão industrial 4.0 tem para oferecer.

Para as gráficas, na prática, o caminho continua sendo montar o arquivo na pré-impressão, enviar para a impressão e posterior acabamento.

Nesse caminho da produção é que entram as ferramentas 4.0. Novas tecnologias de automação, controle de qualidade e indicação de compras de consumíveis estão transformando os grandes players de impressão.

Sim, as máquinas têm capacidade de comunicação. Conectividade, inteligência artificial, data science, big data, IoT reúnem informações fundamentais para tornar a produção mais econômica e automatizada.

Estudo do Gartner Group, empresa de pesquisa e consultoria, considera que a área de automação robótica crescerá cerca de 20% e deve gerar receita aproximada de quase US$ 2 bilhões.

Já os gastos mundiais com TI são projetados para totalizar US $ 3,9 trilhões em 2021, um aumento de 6,2% em relação a 2020, de acordo com a previsão do Gartner.

Exemplo desse movimento mundial é a visão de negócios da Koenig & Bauer. Dona de uma experiência de mais de 200 anos no desenvolvimento de sistemas de impressão que lideram diferentes nichos, a empresa investe para oferecer soluções que vão além da impressão.

O resultado é que diferentes ferramentas disruptivas, e aptas à nomenclatura 4.0, estão ao alcance de todas as gráficas. Inspeções preditivas e preventivas, em conjunto com manutenção remota, são algumas opções do pacote de soluções da nova era 4.0 implantada pela Koenig & Bauer.

Só para efeito de comparação, a manutenção remota tem sucesso em 80% dos casos. Softwares desenvolvidos com exclusividade monitoram os consumíveis e indicam o momento certo para novos pedidos. Tudo para facilitar o cotidiano do nosso cliente.

Entra em cena a pontualidade na reposição de peças e consumíveis. Nosso armazém, situado em Barueri (SP), conta com um portfólio alinhado com as necessidades dos clientes brasileiros.

Abrir as portas da gráfica para conceitos 4.0, ao que tudo indica, pode ser um caminho interessante. É justo, portanto, que a sua gráfica esteja preparada para desbravar novos horizontes.

Ainda mais agora que a indústria em geral indica crescimento. No caso específico das embalagens, o cenário é ainda mais animador.

Comunicado recente, apresentado pela Food and Drugs Administration (FDA) e o Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA), disse que a contaminação por coronavírus, via alimentos e embalagens, é muito improvável. 

Por isso também, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) registrou que, em 2020, a indústria brasileira de alimentos e bebidas cresceu e 12,8% em faturamento em relação a 2019. Na produção física (volume de produção), o setor cresceu 1,8% em relação a 2019.

Seja para atender o mercado de embalagens, editorial ou promocional, as soluções da Koenig & Bauer estão preparadas. Converse com o nosso time de especialistas e entenda como direcionar a sua gráfica para a nova versão 4.0.      
*diretor geral Koenig & Bauer Brasil

Leia também

  • 1.0; 2.0; 3.0; 4.0. Parece papo sobre motor de carro. Não é!

    1.0; 2.0; 3.0; 4.0. Parece papo sobre…

    O tema que proponho é sobre a evolução da Indústria 4.0. Destacar os benefícios e as vantagens…


  • Kodak adquire ativos da divisão de CTP da ECRM

    Kodak adquire ativos da divisão de…

    Eastman Kodak anunciou que adquiriu os ativos do negócio de CTP da ECRM Incorporated para as indústrias…


  • Empresas se unem para doar 3,4 milhões de medicamentos para intubação para o Brasil

    Empresas se unem para doar 3,4 milhões…

    Ação solidária emergencial já começou a importar insumos da China para fazer frente ao aumento…


  • X-Rite simplifica a captura e comunicação de materiais digitais

    X-Rite simplifica a captura e comunicação…

    X-Rite anunciou o lançamento do aplicativo de desktop Pantora para o gerenciamento de dados de cor


  • Durst anuncia P5 250 WT para o segmento de embalagens corrugadas

    Durst anuncia P5 250 WT para o segmento…

    Equipamento vai ao encontro das variadas demandas de produção e oferece nível superior de economia…


  • Papirus integra-se à cleantech para ampliar reciclagem de papel pós-consumo

    Papirus integra-se à cleantech para…

    Iniciativa permitirá gerar créditos de reciclagem e fortalecerá atuação sustentável da fabricante…


>> Mais notícias