Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Ambientalista João Paulo Capobianco estará no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Ambientalista João Paulo Capobianco estará no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica
O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica será online nos dias 24, 25 e 26 de novembro e terá como tema central “Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade: a comunicação gráfica rumo aos novos desafios”. A abertura do evento será com João Paulo Capobianco, biólogo, fotógrafo e ambientalista brasileiro, referência mundial em meio ambiente.

Para Capobianco, as empresas que desejam adotar processos mais sustentáveis devem, como primeiro passo, fazer o mapeamento real dos impactos que a empresa gera, não apenas em suas instalações, mas por todos os envolvidos na cadeia de produção. De preferência, isso deve ser feito por uma equipe externa.

“Essa é uma etapa fundamental que deve considerar todos os impactos gerados pela forma atual de produção ou operação, mas, principalmente, as possibilidades de reduzi-los por meio da incorporação de melhorias tecnológicas e de processos que, muitas vezes, depende do pro-ativismo das próprias empresas em desenvolvê-los”.

Nesse sentido, prossegue: “O que diferenciará uma empresa e a fará reconhecida para além do chamado greenwashing, é a capacidade de investir em inovação, trazendo melhorias aos processos produtivos e operacionais próprios e de toda a cadeia de fornecedores e colaboradores”.

O especialista relata que uma forma objetiva muito utilizada é a elaboração de um inventário de emissões globais da empresa, fornecedores, consumidores diretos e colaboradores, com a posterior definição de metas de reduções definidas de forma participativa entre todos os envolvidos. Esse tipo de iniciativa gera mobilização de informações, busca de alternativas e estabelece compromissos mensuráveis entre todos.

Os jovens e o meio ambiente

João Paulo Capobianco acredita que as novas gerações têm a questão do meio ambiente e da sustentabilidade como centrais na forma como veem o mundo. “A sensibilidade para o tema e a predisposição em se envolverem com a causa da conservação são muito maiores do que para integrantes das gerações de transição, como a minha”.

A questão das mudanças climáticas e o crescimento acelerado de estudos que identificam, de forma cada vez mais precisa, os impactos da degradação ambiental, mobilizam milhares de jovens pelo mundo e já influenciam eleições de decisões políticas, conta Capobianco.

“Na realidade, as novas gerações são as primeiras a conviverem com a possibilidade real de terem que encarar o risco de uma ruptura no equilíbrio climático do planeta, que pode inviabilizar a própria vida. Esse cenário é muito mobilizador”, explica.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. O Patrocínio Gold é da Valid. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.

Leia também

  • Ambientalista João Paulo Capobianco estará no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

    Ambientalista João Paulo Capobianco…

    Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica será online nos dias 24, 25 e 26 de novembro


  • Hybrid Software anuncia PackZ 6.0

    Hybrid Software anuncia PackZ 6.0

    Hybrid Software está anunciando mundialmente a versão 6.0 do seu PackZ


  • Congraf Embalagens vive novo momento

    Congraf Embalagens vive novo momento

    Produção da fabricante de embalagens, setor tido como termômetro da economia, retorna aos níveis…


  • besserdruck está com projetos para a indústria gráfica

    besserdruck está com projetos para…

    besserdruck estará na ExpoPrint & ConverExpo Latin America, o maior evento de impressão das Américas


  • O sucesso da Imageworx em missões impossíveis

    O sucesso da Imageworx em missões…

    Impressão com lentes micro-ópticas é tecnicamente desafiadora mesmo nas circunstâncias mais favoráveis


  • Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica reforça sustentabilidade da indústria

    Congresso Internacional de Tecnologia…

    Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontecerá pela primeira vez online com duração de…


>> Mais notícias