Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

5º Ciclo de Sustentabilidade reforça o interesse do setor gráfico nas práticas ambientalmente responsáveis

5º Ciclo de Sustentabilidade reforça o interesse do setor gráfico nas práticas ambientalmente responsáveis
Com a participação de mais de 90 pessoas, foi realizado no dia 26 de junho o primeiro dia do 5º Ciclo de Sustentabilidade, que tem como o tema “Passo a passo para ser uma gráfica sustentável”. A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), promotora do evento, convidou especialistas para apresentarem temas sobre sustentabilidade, começando por uma abordagem inicial, no módulo “O que é uma gráfica sustentável”.

Segundo Márcia Biaggio, consultora da ABTG, o interesse dos profissionais do setor gráfico pelo evento marca um momento peculiar, uma vez que, há apenas dez anos, esse tipo de tema não atrairia um público como o que seu viu neste primeiro dia do Ciclo de Sustentabilidade. “Temos aqui a casa lotada e isso chama a atenção para o grau de consciência que existe agora sobre a importância da sustentabilidade. Hoje, neste evento, queremos mostrar para as gráficas o que é necessário e possível implantar. O que queremos mostrar hoje é que a gráfica pode e deve adotar medidas ambientais. O conteúdo deste evento foi elaborado com base em tudo o que conhecemos sobre as necessidades das empresas de vocês”, disse Márcia.

Na palestra “Como implantar ações sustentáveis”, o gerente de produção da Gráfica Tiliform, Alcides Razeira Junior, mostrou as evidências do desequilíbrio socioambiental e as origens do conceito de sustentabilidade. “Hoje, com o tema da sustentabilidade em voga, aumentou o número de pessoas que envolvidas, sejam os stakeholders, as comunidade, os fornecedores e todos os demais públicos, que agora são múltiplos e diversificados. Por isso, os líderes e os gestores das empresas têm que pensar no dia a dia, nas maneiras de ser mais sustentáveis”, disse.

Na Tilibra, o passo inicial para a aplicação do programa, a fase Um, foi compreender o que é sustentabilidade, isso por todos os colaboradores, por toda a empresa. Depois de estabelecer um plano de ação e prioridades, passaram para a fase Dois, que foi a definição de indicadores baseados no tripple bottom line (tripé de sustentabilidade) e por fim, a fase Três, a elaboração e publicação do relatório de sustentabilidade.

Em sua palestra, a engenheira Márcia Biaggio abordou o tema “Como implantar ações sustentáveis em sua gráfica – requisitos básicos”. Ela declarou que, em um primeiro momento, é preciso analisar quais ações a empresa já está tomando em relação aos aspectos da sustentabilidade. É possível começar com uma ação mínima de levantamento de dados, números e outras informações que possam mostrar para os gestores a necessidade e a importância de adotar medidas mais consistentes.

Na palestra “Requisitos legais ambientais básicos”, Laís Cristina Cacese Soares, da editora FTD, mostrou, entre outros pontos, a importância do Licenciamento Ambiental para o controle da implantação e operação de atividades que utilizem recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. O instrumento, criado em 1981, tornou passível de sanções as empresas que não possuam essa autorização.

Sigra e Sustentabilidade

Presente na abertura do evento, o presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, lembrou que este evento faz parte de uma semana que compõe uma ação maior. “A indústria gráfica celebrou, no último dia 24, o seu dia. Antes, no dia 18 de junho, a Abigraf Nacional completou 47 anos. Pensamos em criar uma Semana da Indústria Gráfica, a Sigra, que conta com quatro eventos principais, na área educativa, política, esportiva e de sustentabilidade. Neste último quesito,hoje temos aqui palestrantes de primeira linha e a casa cheia, o que, para nós, é um orgulho muito grande”, disse o presidente.

O professor Manoel Manteigas de Oliveira, diretor da Escola Senai Theobaldo De Nigris, comentou que a sustentabilidade é importante, haja vista a grande procura por inscrições neste evento. “É importante que nós, como profissionais do setor, nos preocupemos em promover a sustentabilidade e levar essa mensagem a outros públicos. Precisamos nos unir fortemente contra o mito descabido que a mídia impressa contribui para desmatamento. Isso tem minado em muito a credibilidade da mídia impressa, esse conceito é uma coisa tão absurda que não tem como se sustentar. Por isso peço que ajudem a mudar esse conceito, prestem atenção à Campanha Imprimir é Dar Vida, vocês podem acessar materiais de publicidade no site da campanha e podem ajudar a multiplicar essa ação. Juntando esforços vamos acabar mudando este conceito errado”, disse o diretor.

Leia também

  • Alphaprint anuncia parceria com a Epson

    Alphaprint anuncia parceria com a Epson

    Novas soluções para comunicação visual, fotografia, prova de cor, sublimação e CAD entram no portifólio…


  • TKS e Ferrostaal apostam em impressora digital JetLeader 1500

    TKS e Ferrostaal apostam em impressora…

    Impressora tem solução única de dobra para jornais em linha.


  • KODAK fatura 2 troféus no Prêmio Paranaense Oscar Schrappe Sobrinho

    KODAK fatura 2 troféus no Prêmio…

    A KODAK anunciou mais dois troféus em sua galeria de prêmios conquistados no setor gráfico somente…


  • OKI participa da Eletrolar 2012

    OKI participa da Eletrolar 2012

    Os visitantes da feira poderão conhecer a impressora C330dn, que estará em demonstração.


  • 5º Ciclo de Sustentabilidade reforça o interesse do setor gráfico nas práticas ambientalmente responsáveis

    5º Ciclo de Sustentabilidade reforça…

    Realizado pela ABTG, ciclo teve como tema central o “passo a passo para ser uma gráfica sustentável.


  • ABTG realiza workshop sobre modelo de negócio da gráfica

    ABTG realiza workshop sobre modelo…

    Hamilton Terni Costa e José Pires de Araújo Jr mostrarão novas visões empresariais para o setor…


>> Mais notícias