Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Sexto relatório drupa Global Trends Report apresenta boa saúde da impressão global

Sexto relatório drupa Global Trends Report apresenta boa saúde da impressão global
O sexto relatório drupa Global Trends mostra que a indústria global de impressão como um todo está em uma condição estável.

- Números globais seguem positivos em geral, com algumas regiões e mercados melhores que outros
- Preocupações políticas e econômicas para o futuro nublam as perspectivas positivas para a maioria

Globalmente, 40% dos impressores afirmaram que a condição econômica de suas empresas estava “boa” em 2018, contra 13% que descreveu sua condição como “pobre”, e o restante foi “satisfatório”. Isto dá uma saldo líquido positivo de 27%. Para os fornecedores, o saldo líquido positivo foi de 19%. Ambos os grupos seguem otimistas com 50% esperando momentos melhores para 2019.

As condições variam entre as regiões e mercados. Assim, a América do Norte seguiu aproveitando o forte crescimento em 2018, Europa e Austrália relataram um crescimento estável, enquanto Ásia, Oriente Médio e América Central / Sul foram cautelosos; já a África esteve em declínio. Os resultados de 2018 refletiram o padrão estável na maioria das regiões, embora o declínio no Oriente Médio e na América Central / Sul pareça estar piorando.

O mercado de Embalagem prospera, assim como o Funcional, mas há sinais claros de cautela crescente no mercado Comercial e o Editorial segue moderado, com a encorajadora exceção no mercado de livros.

Sabine Geldermann, diretora da drupa, Messe Düsseldorf, comentou: “O relatório mostra que faltando pouco mais de um ano para a drupa 2020, a indústria global está em uma saúde robusta no geral. Claramente, há diferenças significativas nas perspectivas das diferentes regiões e mercados, assim como as demandas mudam rapidamente com as condições econômicas e evolução do uso da impressão. Este é o valor real desta série drupa Global Trends. Ele permite aos leitores acompanharem estas tendências através do tempo e identificar como os impressores e fornecedores podem investir melhor para garantir um forte futuro dentro da indústria”.

As descobertas vêm da sexta grande pesquisa anual feita no último outono europeu para o Painel de Experts da drupa formado por tomadores de decisão sênior recrutados dos impressores e expositores na drupa 2016 e executados pela Printfuture (Reino Unido) e Wissler & Partner (CH). Mais de 600 impressores e 200 fornecedores participaram com todas as regiões bem representadas.

Richard Gray, diretor de Operações na Printfuture, disse: “Os membros do painel em sua maioria estão positivos sobre o futuro em geral, apesar de algumas claras preocupações sobre os prospectos políticos e econômicos para 2019 e pela frente. É surpreendente que muitas mostram uma confiança cada vez maior sobre como explorar as oportunidades em transformação cada vez mais rápida para impressão, assim como mercados mais amplos que aumentam o uso de comunicações digitais”.

A maioria dos impressores está fazendo dinheiro apesar da grande pressão sobre as margens, aumentando os lucros através do aumento da utilização, enquanto mantém as despesas gerais  mais estáveis possíveis. Globalmente, foi visto um menor aumento nos preços, apesar do aumento substancial dos preços de substrato/papel. Os fornecedores também viram receitas e preços aumentando globalmente, mas com um declínio ainda mais acentuado nas margens.

Os volumes de impressão convencional seguem em declínio, mas lentamente. Em 2013, 23% dos impressores reportaram que a impressão digital foi mais de 25% do faturamento. Em 2018, a proporção de impressores aumentou para 29%. No entanto, o offset folha solta segue a forma mais comum da tecnologia de impressão, presente em 66% de todos os impressores. O volume de offset folha solta segue a mais comum forma de impressão, presente em 66% de todos os impressores. O volume de offset folha solta segue crescendo em embalagem, mas há um claro declínio entre os impressores comerciais pela primeira vez.

O volume de web-to-print está crescendo, mas lentamente. Em 2014, 17% dos participantes com instalações web-to-print reportaram mais de 25% do faturamento vem desta fonte. Em 2018, a proporção dos participantes teve um aumento para 23%. No entanto, a proporção dos impressores com instalações web-to-print está estática - 25% em 2014 e 25% em 2018.

Em termos de Despesa de Capital, 41% dos impressores gastaram mais em 2018 do que em 2017, enquanto apenas 15% gastaram menos e as despesas cresceram em todas as regiões, exceto África. Quem está nos mercados de Embalagem e Funcional está muito otimista, enquanto quem está nos mercados de Comercial e Editorial está mais cauteloso. Isto foi o mesmo padrão entre os fornecedores.

Para os impressores, equipamento de Acabamento era o foco mais comum em 2019, seguido pela tecnologia de Impressão e depois Pré-Impressão/Workflow/MIS. Em tecnologia de Impressão, o toner digital colorido folha solta foi o foco mais comum para investimento em 2019 para todos os mercados, exceto para Embalagem, onde Offset Folha Solta ficou em primeiro lugar. Porém, o mercado de Embalagem viu um crescimento de 5% na proporção de pedidos especificando a impressão digital por todas as aplicações, com exceção para Rótulos, onde o número já é de 40%.

Foto: drupa 2016 / Messe Düsseldorf

Leia também

  • Sexto relatório drupa Global Trends Report apresenta boa saúde da impressão global

    Sexto relatório drupa Global Trends…

    O sexto relatório drupa Global Trends mostra que a indústria global de impressão como um todo está…


  • Flexo Talk & Show 2019 da ABFLEXO vai para Curitiba e Campo Grande

    Flexo Talk & Show 2019 da ABFLEXO vai…

    Flexo Talk & Show 2019 Series, mais importante projeto de treinamento regional do segmento, parte agora…


  • Roland DG ressalta alta durabilidade dos equipamentos

    Roland DG ressalta alta durabilidade…

    Com produtos que duram muito acima do que foi anunciado na hora da venda, Roland DG fideliza clientes


  • HP fomenta leitura e educação por meio de impressão de livros escritos por crianças

    HP fomenta leitura e educação por…

    Em parceira com a Estante Mágica, empresa imprime histórias escritas e ilustradas por alunos de escolas…


  • Avery Dennison lança plataforma global M_USE™ para designers

    Avery Dennison lança plataforma global…

    Ambiente virtual foi desenvolvido para criadores de rótulos, possibilitando explorar tecnologias e…


  • Mercado de pets: como a indústria de adesivos se insere nele

    Mercado de pets: como a indústria…

    Embalagens específicas alimentos para animais de estimação dependem diretamente da inovação desta…


>> Mais notícias