Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Ecalc e GroupWork fazem parceria

Ecalc e GroupWork fazem parceria
A Ecalc Software, fabricante nacional de soluções de gestão para o segmento gráfico, e a GroupWork, representante exclusiva no Brasil dos sistemas de impressão rotativa Manroland | Goss, anunciaram uma parceria para oferecer uma solução integrada que abrange impressão e processos controlados e gerenciados em todos os aspectos – desde o orçamento, até a produção e saída.

A nova parceria foi anunciada oficialmente durante um workshop realizado no último dia 29 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. No caso, a GroupWork Manroland |Goss compartilhará com a Ecalc Software a tecnologia de sua plataforma Smart Note para apontamentos, uma solução de PLC (Programmable Logic Controller) para automação industrial que irá otimizar o desenvolvimento de programação de tecnologias de gestão e integração de dados. Trata-se de uma plataforma modular e customizável, capaz de realizar diversas tarefas, desde coleta e visualização de dados em formato gráfico até controle de processos com requerimentos de baixa latência e tempo real.

O diferencial fica por conta de que suas soluções podem ser totalmente adaptadas para as necessidades específicas de cada cliente, bem como permite a implantação em diversas infraestruturas físicas ou virtuais diferentes de outras plataformas IoT genéricas.

Além do Smart Note para apontamentos, a parceria entre a Ecalc Software e a GroupWork envolve, ainda, o desenvolvimento de um módulo de manutenção preventiva desenvolvido pela GroupWork (e já aplicado em clientes como a Geográfica Editora) e que será incorporado ao Eplan – o qual, operando juntamente com  o Smart Note, agregará inteligência e automação nos processos de manutenção e controle operacional, possibilitando a indicação do status de peças e de manutenção dos equipamentos, indicando quais itens precisam de atenção ou serem trocados, bem como mensurar o consumo de energia e temperatura da impressora.

Durante o workshop, Valdir Filho, diretor comercial da Ecalc Software, falou ao público presente sobre a importância de se mensurar dados e usá-los de forma estratégica para otimização dos processos de gestão e de produção. Também citou algumas formas de avaliação de produção mais usadas atualmente, como TPM (Manutenção Produtiva Total), TEEF (Produtividade da Eficácia Total do Equipamento) e OEE (Eficácia Geral do Equipamento).

“O processo de gestão pode ser o diferencial entre o sucesso e fracasso de uma empresa dentro do segmento gráfico, porque só investir em tecnologia e qualidade não basta. Se o empresário não atentar para a necessidade de se ter gestão e inteligência por trás dos negócios, haverá sempre um risco”, ressalta Valdir.

Para ilustrar, o diretor citou o sistema Eplan, desenvolvido pela Ecalc Software para aperfeiçoar os processos de controle de produção e consequente planejamento, com possibilidade de acompanhamento em tempo real do status de um equipamento, visualizar gráfico OEE e trabalhar com tela de apontamento para cada operador.

Além de Valdir Filho, também palestraram Franz von Furstenberg, Vitor Dragone, Mario Brizuela e Ricardo Taminato (GroupWork); Erick Wagner e Uwe Petzoldt (Manroland |Goss); e Paulo Sergio Raimundo (Manroland do Brasil).

O workshop contou ainda com participação especial do empresário e político Sr. Andrea Matarazzo e de Rafael Vido, da Geográfica Editora, que colaborou na organização do evento e foi mencionado em agradecimento por todos os palestrantes.

“Quero parabenizar os organizadores. Em minha opinião, são movimentos assim - de integrar os parceiros e suas soluções e realizar parcerias em busca de um objetivo comum - que promovem o avanço do mercado gráfico e da indústria nacional, provando que 1+1 pode ser mais do que 2; pode ter resultado infinito, tanto quanto for a vontade de melhorar e o empenho dos envolvidos”, salientou Paulo Pereira, representante oficial da Ecalc Software no Brasil e América do Sul.

 “Gostei bastante. Vejo que é uma excelente oportunidade para os gestores e empresários gráficos se preocuparem mais com os controles de produtividade e eficiência, para que seja possível a melhor tomada de decisões visando o negócio”, comentou Eduardo Azevedo, diretor da EAFG - Consultoria Empresarial e consultor da Ecalc Software. 

Leia também

  • Impressoras HP Indigo ajudam Prakolar SATO a crescer no mercado de impressão offset digital

    Impressoras HP Indigo ajudam Prakolar…

    Empresa planeja oferecer mais produtos de valor agregado com impressões mais modernas e diferenciadas


  • Ecalc e GroupWork fazem parceria

    Ecalc e GroupWork fazem parceria

    Ecalc Software e GroupWork anunciaram uma parceria para oferecer uma solução integrada que abrange…


  • Colaboradores da Canon realizam ação de sustentabilidade no litoral paulista

    Colaboradores da Canon realizam ação…

    Iniciativa, que faz parte do calendário mundial da empresa, recolheu lixo na Praia de Itararé, em…


  • EFI comercializará plataforma para convertedores de embalagens

    EFI comercializará plataforma para…

    Solução permite fluxos de trabalho simplificados, com custos reduzidos de vendas e aumento da receita


  • Print Summit 2019 apresenta novo papel da comunicação impressa no século 21

    Print Summit 2019 apresenta novo papel…

    Evento reuniu gráficos, publicitários, fornecedores e outros profissionais da indústria


  • Impressão têxtil da Epson é usada em campanha de estilistas brasileiros

    Impressão têxtil da Epson é usada…

    Camisetas são assinadas por Angela Brito, Isaac Silva, João Pimenta e Reinaldo Lourenço


>> Mais notícias