Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Quinto Global Trends Report da drupa reflete clima positivo na indústria de impressão

Quinto Global Trends Report da drupa reflete clima positivo na indústria de impressão
Impressores e fornecedores da maioria dos setores de mercado reportaram crescimento da confiança no desempenho econômico dessas companhias. A oportunidade foi vista este ano para rastrear padrões de desempenho ao longo dos anos. Embalagem segue o mercado mais dinâmico e há uma melhora constante na confiança ao longo dos últimos cinco anos entre os impressores do mercado comercial.

Na impressão funcional, há uma história positiva semelhante, mas houve um aumento intrigante na incerteza este ano para impressores e fornecedores deste mercado. Impressores do segmento editorial estão encarando positivamente as mudanças estratégicas mais desafiadoras, apesar da redução da ameaça dos livros de e-book.

Sabine Geldermann, diretora da drupa, Messe Dusseldorf, comentou: “O relatório indica que a impressão pode ser otimista em relação ao seu futuro. Depois do duplo golpe da recessão global de 2008 e a mudança de consumo para comunicações digitais, impressores e fornecedores estão aproveitando ao máximo do lento mas claro renascimento econômico global e encontrando novas formas de explorar tecnologias emergentes, de modo a colocar a impressão como uma ferramenta central para consumidores”.

Recrutados de gerentes sêniors que visitaram a drupa em 2016, mais de 700 impressores e quase 250 fornecedores participaram na pesquisa promovida pela Printfuture (Reino Unido) e Wissler & Partner (Suíça). Ricard Gray, diretor de operações da Printfuture, diz: “Tanto fornecedores e impressores entendem claramente os desafios estratégicos que a impressão enfrenta. No entanto, há um aumento da confiança em um futuro sólido para impressores na maioria dos mercados e regiões, desde que eles analisem seus mercados principais com cuidado e façam as inovações adequadas para atender às necessidades futuras dos clientes de seus clientes”.

Desafios para algumas regiões, mas forte crescimento nas vendas principais dos fornecedores

Em termos regionais, novamente o quadro é positivo em geral, mas com claras exceções. A América do Norte tem sido constantemente a região mais forte ao longo do tempo, embora a Europa tenha mostrado uma confiança cada vez maior. Infelizmente a África e Oriente Médio veem um claro declínio da confiança ao longo do tempo.

Globalmente, este é o quarto ano do aumento da confiança reportado pelos fornecedores. O que chama a atenção este ano é o aumento nas vendas de materiais/software/equipamentos principais (+29% de saldo líquido). De fato, todos os fluxos de receita de fornecedores mostraram seu melhor saldo líquido positivo.

Os impressores reportam globalmente que o aperto nos preços e margens seguem e é melhor enfrentado com a melhor utilização e, consequentemente, as receitas, mantendo os custos o mais estável possível. Há evidências de que, com o tempo, a pressão sobre os preços e margens está um pouco menor no mundo. No entanto, o quadro regional é muito mais irregular. Por exemplo, enquanto a América do Norte relatou algum aumento nos preços, a Austrália/Oceania reportou uma clara queda em preços. Igualmente, os preços em embalagens mantêm-se globalmente enquanto Editorial e, em menor escala, Comercial, os preços continuam a diminuir.

Impressão digital cresce, mas a impressão convencional segue dominando

A transição para a impressão digital continua, mas vagarosamente, com impressores da área Funcional agora largamente dependentes da impressão digital, mas poucos impressores de embalagem reportaram vendas significativas até o momento. (60% dos impressores em Funcional reportam que mais de 50% do volume de negócios é digital, enquanto apenas 12% de impressores de embalagem reportaram que mais de 35% do volume de negócios é digital). É impressionante relatar que apenas 27% de todos os participantes da impressão operam com uma instalação Web to Print / Storefront, um aumento de apenas 2% em relação a 2014.

Globalmente, os impressores estavam mais dispostos a investir: 42% reportou um aumento na despesa de capital em comparação com o ano anterior, enquanto 9% reportou um declínio - um saldo líquido positivo de 33%. A América do Norte desempenhou melhor com um aumento do saldo líquido de 51%, enquanto Austrália / Oceania ficou mais atrasada, com um aumento líquido de apenas 18%. Sem surpresas, impressores de Embalagem reportaram o maior saldo líquido positivo, com 45%, Funcional em 42%, Comercial em 30% e Editorial em 20%. Acabamento é o foco mais popular de investimento pelo segundo ano consecutivo, seguido pela tecnologia de impressão e então pré-impressão/workflow/MIS.

Planos para investimento em impressão em 2018 depende do setor de mercado, com Flexo sendo a escolha mais popular em Embalagem, seguido por Offset Sheetfed. Em Comercial, é a toner colorido Cutsheet Digital que lidera, seguido de perto por Sheetfed Offset e inkjet digital grande formato. Em Editorial, é a Sheetfed offset que lidera com toner digital cuthseet colorido em segundo. Enquanto em Funcional, é o toner colorido digital cutsheet que lideram e digital inkjet grande formato em segundo.

Leia também

  • Quinto Global Trends Report da drupa reflete clima positivo na indústria de impressão

    Quinto Global Trends Report da drupa…

    Padrão claro de melhoria demonstrado pela maioria desde, mas não para todos os mercados e regiões


  • Palestra sobre impressão offset é promovida pela ABRO no Senai Barueri

    Palestra sobre impressão offset é…

    Para Associados da ABRO, o evento é gratuito. Para não associados, o valor é de R$ 100 por inscrito


  • Antilhas neutraliza emissão de CO2 referente a dois anos de produção

    Antilhas neutraliza emissão de CO2…

    As emissões foram reduzidas a partir de atividades do Projeto REDD+ Jari Amapá, que contribuem para…


  • Akad anuncia impresora solvente de grande formato Novajet T8Q

    Akad anuncia impresora solvente de…

    Novajet T8Q é mais um lançamento distribuído pela Akad ao mercado brasileiro


  • Kodak levou novidades para a ExpoPrint Latin America 2018

    Kodak levou novidades para a ExpoPrint…

    Kodak levou muitas novidades para a feira. A ExpoPrint foi o palco para iniciar as comemorações pelos…


  • Sun Chemical apresenta soluções em banda estreita, etiquetas e rótulos na Label Summit Latin America 2018

    Sun Chemical apresenta soluções em…

    Sun Chemical irá apresentar seu amplo portfólio de soluções inovadoras de tintas e vernizes para…


>> Mais notícias