Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Projeto de ressocialização apoiado pela Antilhas completa 10 anos

Projeto de ressocialização apoiado pela Antilhas completa 10 anos
Todos podem reescrever sua história. Esta é a visão do Instituto Papel de Menino (IPM), organização sem fins lucrativos que atua com a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O projeto celebrou 10 anos de atividades no último dia seis de novembro com uma reflexão sobre sua história, avanços e projetos do presente e para o futuro. A Antilhas Embalagens apoia e é o principal parceiro fundador do IPM.

O evento no Centro Cultural B_arco, em São Paulo, reuniu colaboradores, apoiadores e especialmente jovens que passaram pelo Instituto Papel de Menino e tiveram suas vidas transformadas após participarem das iniciativas lideradas pela diretora Silvana Urbani. Ela contou sobre o surgimento do IPM, as dificuldades enfrentadas no início, o desafiador contato com os rapazes, as histórias reais de vida - tristes e felizes - e como o projeto vem conseguindo, passo a passo, mudar a trajetória de muitos dos adolescentes em processos de ressocialização.

“A história do IPM traz para a sociedade a mensagem que é possível sim acreditar nos meninos, que eles podem ter uma nova missão de vida. Não é uma batalha fácil, há muitos obstáculos a serem enfrentados, mas com a ajuda dos voluntários e apoiadores estamos conseguindo ser um suporte na recuperação do vínculo entre o jovem e sua família e também em sua ressocialização. Cada história de sucesso relatada pelos nossos garotos é uma motivação a mais para seguirmos em frente com o trabalho”, relata Silvana.

O Instituto Papel de Menino realiza, há 10 anos, visitas a unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Franco da Rocha – SP, levando oficinas socio-educativas, atividades de lazer, capacitação e promovendo o diálogo. A criação deste laço é ponto fundamental ao êxito do projeto. Outra linha de atuação dos voluntários do IPM é fazer com que a família esteja sempre ao lado deste jovem, durante e após o cumprimento da pena; este acompanhamento dos adolescentes egressos, estimulando sua confiança, é parte do processo e faz com que eles se sintam mais amparados e preparados para os próximos desafios.

A Antilhas Embalagens faz parte da história de sucesso do Instituto. Sandra Ramos, gerente de RH e Sustentabilidade da Antilhas, foi quem conheceu o projeto e fez a aproximação dos voluntários com a empresa. “Logo que tive o primeiro contato percebi o quanto este trabalho seria relevante para a sociedade e acreditamos que seria possível investir na recuperação de pelo menos um menino, o que já valeria a pena. Com o contínuo apoio da Antilhas, buscamos formas de dar suporte às atividades, tanto com a ajuda financeira, como também com o fornecimento das sobras de papel laminado, que são utilizadas nas oficinas dentro da Fundação Casa. Hoje, 10 anos depois do início da parceria, podemos constatar que participamos da transformação não de um, mas de muitos meninos e de suas famílias e nos orgulhamos muito disto”.

Durante a celebração de 10 anos, estavam presentes jovens que participaram das atividades do Instituo Papel de Menino enquanto estiveram em cumprimento de medidas socioeducativas. Hoje, eles são chefes de família e conquistaram um trabalho formal, provando que a ressocialização é completamente possível. O evento contou ainda com exposição e ações interativas mostrando a realidade do sistema penitenciário brasileiro.

Agora, o Instituto Papel de Menino tem um novo sonho: a Padaria-Escola Pão Nosso, que visa capacitar os jovens - e seus familiares - na área de panificação, para que tanto os meninos da Fundação Casa como os egressos tenham melhores condições ao entrar no mercado de trabalho. Quem quiser conhecer com profundidade o projeto e ser um apoiador, pode entrar em contato com o IPM.

O Instituto Papel de Menino

O Instituto Papel de Menino (IPM) é uma organização sem fins lucrativos que acredita ser possível a ressocialização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa, a partir do resgate da valorização pessoal e de vínculos familiares. O IPM promove visitas aos domingos na Fundação Casa para a formação de vínculos entre os voluntários e os meninos. Há também a visita às famílias dos jovens, rodas de conversa, além de atividades de educação, arte, cultura e qualificação profissional. Os interessados em saber mais sobre o Instituto Papel de Menino podem entrar em contato em projeto@papeldemenino.org.br ou no site www.papeldemenino.org.br

A Antilhas

A Antilhas é uma das maiores indústrias do mercado de embalagens em papel, cartão e plástico flexível. Há 29 anos, se dedica a oferecer produtos inovadores com soluções que viabilizem ganhos econômicos aos seus clientes. Com unidades de negócios completas e independentes, a empresa oferece ao mercado expertise e tecnologia de ponta nos segmentos de Varejo, Cartucharia e Flexíveis. A companhia investe, constantemente, em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e qualidade para se manter na vanguarda das novas tecnologias. A Antilhas cerca-se das mais reconhecidas certificações que comprovam a qualidade com o que faz, tanto em processos e produtos quanto com o meio ambiente. Destaque para a recertificação na versão 2015 do Sistema de Gestão Integrado (SGI) para Gestão da Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001) e Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (OSHAS 18001).

Leia também

  • Projeto de ressocialização apoiado pela Antilhas completa 10 anos

    Projeto de ressocialização apoiado…

    Projeto celebrou 10 anos de atividades no último dia seis de novembro com uma reflexão sobre sua história,…


  • Novo front-end digital Fiery para a Iridesse Production Press da Xerox oferece impressão brilhante em seis cores

    Novo front-end digital Fiery para a…

    Novo front-end digital Fiery para a Iridesse Production Press da Xerox oferece impressão brilhante…


  • EFI divulga impressora Pro 32r

    EFI divulga impressora Pro 32r

    EFI integrou ao seu portfólio um novo equipamento desenvolvido para auxiliar as empresas a crescerem…


  • Avery Dennison visa alcançar meta mundial de reciclagem de resíduos externos no Brasil

    Avery Dennison visa alcançar meta…

    Avery Dennison realiza projeto piloto com Natura para alcançar meta mundial de reciclagem de resíduos…


  • AKAD lança software Dragoncut 6.0

    AKAD lança software Dragoncut 6.0

    Software Dragoncut 6.0, ferramenta de gerenciamento dos plotters de recorte Novacut linha CS, é um…


  • Massivit 3D Printing imprime réplica de famoso carro clássico

    Massivit 3D Printing imprime réplica…

    Colorzenith criou o icônico carro usando sua impressora Massivit 1800 3D


>> Mais notícias