Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Organização Mundial de Embalagem e UNIDO assinam Memorandum of Understanding durante reunião no Rio de Janeiro

Organização Mundial de Embalagem e UNIDO assinam Memorandum of Understanding durante reunião no Rio de Janeiro
A WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem www.worldpackaging.org) e a UNIDO (United Nations Industrial Development Organization – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) assinaram no Rio de Janeiro um Memorandum of Understanding (MOU – Memorando de Entendimento) para uma cooperação estratégica na área de capacitação em embalagem.

O objetivo, de acordo com o MOU, é “alcançar os objetivos declarados mutualmente no compromisso da UNIDO com o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável”.
 
O Memorando foi assinado pelo Presidente da WPO, Thomas Schneider e pelo representante da UNIDO no Brasil, Alessandro Amadio, durante a cerimônia de abertura do Seminário Internacional “A contribuição da embalagem na redução de perdas e desperdício de alimentos”. O Seminário e outras atividades são parte da semana da WPO no Brasil (07-10 Novembro) que também incluirá a Reunião do Board da WPO e o julgamento do prêmio WorldStar, o mais importante do mundo na área de embalagem. Todas as atividades estão sendo organizadas pelo membro local da WPO, ABRE (Associação Brasileira de Embalagem – www.abre.org.br).
 
Basicamente, o programa de cooperação entre a WPO e a UNIDO, abrange três áreas:
 
·        Desenvolvimento e implementação de treinamento especializado e criação de programas de capacitação em embalagem;
·        criação de centros nacionais de embalagem em países em desenvolvimento para garantir diversos serviços como design de embalagem, rotulagem, revisão de termos legais de rotulagem e treinamentos em embalagem;
·        promoção e organização de premiações para estudantes e indústrias de embalagem.
 
Este acordo tem como base a iniciativa da UNIDO no Líbano que resultou na criação do Centro de Embalagem do Líbano (Libanpack http://www.libanpack.org/) como uma entidade focada na iniciativa privada, dedicada a suportar as indústrias de embalagem locais, além de projetar o já bem sucedido Arab Starpack Contest (http://www.arabstarpack.org/) lançado em Maio de 2017.
 
Além do acordo com a UNIDO, a WPO já participa de outros programas internacionais, como o Save Food, uma iniciativa da FAO (Food and Agriculture Organization – Organização de Alimentos e Agricultura), braço da ONU (Nações Unidas) e Messe Düsseldorf. Institucionalmente a WPO – por meio de seus membros (associações e institutos de embalagem) – também objetiva educar profissionais de embalagem e a sociedade sobre importantes valores da embalagem. “Somos defensores da embalagem: boa embalagem, embalagem com bom custo-benefício, embalagem que contribua com a criação de uma sociedade mais sustentável. O mundo não existe sem embalagem, temos que educar as pessoas em todo o mundo a respeitar o propósito da embalagem e ensiná-las a incorporar esta ferramenta ao processo de construção de um sociedade mais sustentável,” explica o Presidente da WPO, Thomas Schneider.
 
Cerca de 20 membros da WPO, representando 16 países, estão no Rio de Janeiro para participar dos eventos. Eles votarão em 322 embalagens – de 38 países – inscritas no WorldStar Award 2018. Rio é oficialmente a última reunião de Thomas Schneider como Presidente da WPO após dois mandatos. O australiano Pierre Pienaar foi eleito Presidente da WPO em Maio, durante a Interpack 2017; ele está participando da reunião do Brasil, mas seu mandato começa, oficialmente, em Janeiro de 2018.
 

Leia também

  • Organização Mundial de Embalagem e UNIDO assinam Memorandum of Understanding durante reunião no Rio de Janeiro

    Organização Mundial de Embalagem…

    Objetivo, de acordo com o MOU, é alcançar os objetivos declarados mutualmente no compromisso da UNIDO…


  • FESPA Awards 2018 é anunciado

    FESPA Awards 2018 é anunciado

    FESPA Awards conta com novidades para a sua edição em 2018


  • Programa da MTV usa soluções de decoração da Alltak

    Programa da MTV usa soluções de decoração…

    Soluções de decoração da Alltak fazem parte dos cenários do programa da MTV Brasil


  • GF anuncia nova sede em Curitiba e três treinamentos para este ano

    GF anuncia nova sede em Curitiba e…

    GF anunciou aos usuários da comunicação visual que está em nova sede


  • Road Show da Global Química & Moda apresenta novidades de mercado

    Road Show da Global Química & Moda…

    Evento Empreendedor S.A + Soluções para Impressões Digitais acontece no dia 23 de novembro, a partir…


  • EFI recebe prêmio Graphprint e Qualidade Flexo Prof. Sérgio Vay

    EFI recebe prêmio Graphprint e Qualidade…

    EFI venceu pela 11ª vez consecutiva o Prêmio Graphprint e no Prêmio Qualidade Flexo Prof. Sérgio…


>> Mais notícias