Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

MA-5 QC: controle de qualidade de cor para superfícies com revestimentos especiais

MA-5 QC: controle de qualidade de cor para superfícies com revestimentos especiais
Gerenciar cores durante um processo de produção, seja ele gráfico ou industrial, sempre é um desafio. Contudo, a tecnologia vem evoluindo no sentido de não somente tornar esses processos mais assertivos, como também mais ágeis e fáceis de controlar, resultando em menos perdas, retrabalhos e auxiliando na fidelização de clientes e donos de marcas.

Quando se pensa em efeitos diferenciados, como metalizado, acabamentos perolizados ou cintilantes, o desafio se torna ainda maior, pois, como se sabe, a interação da luz com a superfície da tinta (e sua consequente cor e pigmentos de efeito) pode resultar em diferentes efeitos visuais – os quais são sensíveis à luz, brilho, ângulo de observação, entre outros.

Para esses casos, a X-Rite apresenta o espectrofotômetro multiangular MA-5 QC, um equipamento desenvolvido com foco nos desafios e demandas dos departamentos de controle de qualidade em empresas de diversos segmentos.

O MA-5 QC captura dados de cores digitais de cinco ângulos diferentes para descrever com precisão a cor e a aparência do efeito especial. Ele também fornece concordância entre instrumentos de 0,16 dE quando testado em 196 tintas de efeito sólido, metálico e perolizado. Oferece monitor digital touch screen para configuração, entrada de dados e análise; por meio de uma interface intuitiva, os usuários podem operá-lo facilmente, introduzindo especificações digitais de cores e níveis de tolerância para iniciar a medição. Então, cada medição realizada mostrará uma marcação verde para as cores que estão dentro dos níveis tolerados, e indicadores vermelhos para as cores fora da tolerância.

Usabilidade

Ao contrário dos equipamentos multiangulares convencionais (normalmente, grandes e pesados) o MA-5 QC possui design compacto e mais leve. Outro destaque é sua velocidade, já que é capaz de realizar uma medição em menos de 2,5 segundos - 60% mais rápida do que outros dispositivos. Com isso, o nível de eficiência aumenta, uma vez que é possível realizar mais medições por hora.

Equipado com tecnologia óptica de ponta, o MA-5 QC pode ser usado para medições  por contato em situações em que dispositivos convencionais não conseguem sucesso, como superfícies curvas ou flexíveis. Durante as medições, usa luzes indicativas de LED para informar se o instrumento está corretamente posicionado.

Controlando variáveis?

Medições de cores não estão alheias às condições-ambiente em que são realizadas. Por exemplo, temperatura (a chamada termocromacidade), umidade e luz podem influenciar diretamente nos resultados de uma amostra, dependendo do tipo do produto.

Contudo, o MA-5 QC permite controlar essas variáveis, oferecendo de modo inédito a visualização, em tela, da temperatura da superfície em que está sendo realizada a medição, de modo que se possa facilmente perceber e corrigir desvios relacionados à qualidade de cor e a temperatura, e como esta está afetando a medição. 

Usado em conjunto com o software MA-5 QC, permite comunicar digitalmente as tolerâncias e processos de captura para compartilhamento em grupos de produção de dados de cores e agilizar a análise e aprovação. O software também é compatível com outros modelos de espectrofotômetros multiangulares da X-Rite.

Leia também

  • MA-5 QC: controle de qualidade de cor para superfícies com revestimentos especiais

    MA-5 QC: controle de qualidade de cor…

    X-Rite apresenta o espectrofotômetro multiangular MA-5 QC, um equipamento desenvolvido com foco nos…


  • Agfa apresenta a Oberon RTR3300

    Agfa apresenta a Oberon RTR3300

    Oberon RTR3300 é uma impressora rolo a rolo de 3,3 m com um escopo de mídias e facilidade de uso


  • Veja como foi o webinar da DuPont sobre sustentabilidade na impressão digital têxtil

    Veja como foi o webinar da DuPont sobre…

    DuPont promoveu um webinar especial falando sobre o tema “Sustentabilidade na Impressão Digital Têxtil”


  • Ilha da Sublimação destaca novas oportunidades na FESPA Digital Printing 2020

    Ilha da Sublimação destaca novas…

    Objetivo é mostrar tecnologias e oportunidades em diferentes segmentos, como na sublimação de brindes…


  • Arena Maker destaca a criatividade da comunicação visual

    Arena Maker destaca a criatividade…

    FESPA Digital Printing inova e traz pela primeira vez uma arena 100% focada na criação de itens exclusivos…


  • Nova campanha de Two Sides Brasil reforça: #PapelNãoDesmata

    Nova campanha de Two Sides Brasil reforça:…

    Two Sides começa 2020 lançando a campanha #PapelNãoDesmata, para reforçar a principal mensagem da…


>> Mais notícias