Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são produzidos em KBA Rapida

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são produzidos em KBA Rapida
A Ravensburger é uma empresa europeia fabricante de produtos como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, além de produzir livros para crianças e jovens na língua alemã. A empresa foi fundada em 1883 e possui hoje mais de 2,1 mil funcionários. Duas impressoras offset Rapida estão no centro de competência para produção de impressão, uma em grande formato e outra em médio formato.

A Rapida 145 de grande formato, com cinco unidades de impressão e verniz em linha, foi encomendada no ano passado para substituir uma antiga impressora de grande formato. A Rapida 105 de médio formato estava em produção há mais de uma década, mas agora ganhou vida nova. Dentro do projeto de restruturação do centro de impressão, as impressoras agora produzem em alta velocidade - a Rapida 145 em 15 mil folhas por hora em 98% do tempo.

O investimento recente foi feito pela necessidade de aumentar a proporção de trabalhos produzidos em baixa tiragem. Os volumes de impressão cresceram de 39 milhões de folhas em 2010 para 48 milhões de folhas, mas o número de trabalhos individuais aumentou de 7,6 mil para 11 mil. Em geral, a média de impressão por trabalho caiu de 4950 folhas em 2010 para 3900 folhas em 2016. Encarando este desafio, não havia outra alternativa a não ser minimizar o tempo de preparação do trabalho e o aumento da produção.

Processos de produção mais rápidos para mais trabalhos impressos 

Este foi um trabalho simples para a Rapida 145. Graças à facilidade para processos paralelos, os tempos de preparação foram reduzidos em 80%. Além disso, como a preparação já não era o principal fator nos custos de produção, jogos clássicos como “Ludo” podem ser impressos com maior frequência. Por consequência, menos espaço é necessário para produtos acabados e semi-acabados, e menos capital é voltado para o armazenamento intermediário. 

Normalmente, há até 18 mudanças de trabalho por turno. O recorde até hoje foi de 50 ciclos de preparação em 24 horas. A produção é geralmente espalhada para máxima flexibilidade. A pré-impressão decide se um produto em particular é colocado apenas uma vez na folha ou várias vezes, dependendo da quantidade geral necessária e prazos de entrega. Entre quatro e dezesseis produtos são impressos juntos em uma folha. O CtP é o estágio no qual é decidido se o trabalho vai para a impressora de médio formato ou grande formato.

Nas “Rapidas”, uma folha de teste é normalmente suficiente antes da produção real começar. No passado, três ou quatro passos de correção eram necessários. Como resultado, a quantidade de perda em preparação foi reduzida pela metade. Em paralelo à economia de material, as impressoras Rapida estão assim contribuindo para a conservação dos recursos naturais.

Leia também

  • Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são produzidos em KBA Rapida

    Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças…

    Duas impressoras offset Rapida estão no centro de competência para produção de impressão, uma em…


  • Scodix Ultra Pro com foil vence 2017 InterTech Technology Award

    Scodix Ultra Pro com foil vence 2017…

    Prêmio é o segundo InterTech Technology Award da empresa, mostrando o impacto do enobrecimento digital…


  • Arrisca Encadernações investe em bizhub PRESS C1100 para aumentar produtividade

    Arrisca Encadernações investe em…

    Após a aquisição de diversos modelos de impressoras de menor porte da Konica Minolta, a Arrisca partiu…


  • Impressão de embalagem será tópico discutido no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

    Impressão de embalagem será tópico…

    Tema sempre em debate na indústria, a impressão digital será tratada por Sandro Cardoch no Congresso…


  • Ricoh participa do IT Fórum+ 2017, na Bahia

    Ricoh participa do IT Fórum+ 2017,…

    IT Forum reúne os CIOs das empresas que mais investem em TI no Brasil


  • QIPC apresenta sensor de barra inteligente

    QIPC apresenta sensor de barra inteligente…

    IBS-100 (Sensor de barra inteligente - inspeção completa – 100%) é o primeiro produto a ser lançado…


>> Mais notícias