Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Inscrições para 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho estão abertas

Inscrições para 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho estão abertas
Estão abertas as inscrições para o 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe. Participam gráficas paranaenses que inscreverem seus produtos impressos dentro do território paranaense a partir de maio/2016 até 28 de abril de 2017, último dia para as inscrições.

A realização é do Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná). A entrega será feita em 23 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba.

Uma das novidades para este ano é que o julgamento dos produtos concorrentes será nas dependências da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), em São Paulo, que já é responsável pela coordenação e auditoria. São esperados cerca de 500 produtos inscritos, por cerca de 50 empresas.

Criado em 2002 para fomentar a qualidade, a inovação e a criatividade na indústria gráfica paranaense, o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho chega aos 15 anos consolidado como um dos principais do setor no Brasil. A evolução é destacada pelo idealizador, José Toaldo Filho, que era presidente do Sigep/Abigraf-PR na gestão 2001/2004. “Tive a ideia de criar o prêmio porque o setor precisava de parâmetros para avaliar e melhorar a qualidade e a criatividade de seus produtos. Começamos de forma tímida, mas sempre houve crescimento no número de concorrentes e de produtos inscritos. O produto gráfico paranaense melhorou muito nos últimos anos e boa parte dessa evolução se deve ao prêmio, que instiga as empresas a fazerem cada vez melhor.”

O presidente do Sigep, Abilio de Oliveira Santana, avalia que a premiação tem forte impacto na forma como as empresas vêem o mercado. “Temos notado que nos últimos anos empresas novas têm ganho troféus. É reflexo de amadurecimento do mercado, que está cada vez mais se abrindo ao novo, ao diferente, na busca por soluções que possam, de fato, agregar valor aos nossos clientes”.

O presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, enaltece a contribuição que a premiação deu ao trazer parâmetros ao mercado. “Com tanta empresa de qualidade, acaba sendo um balizador do que está sendo produzido e os caminhos a serem seguidos. Isso influencia diretamente no dia a dia das gráficas”.

O reflexo é que o Oscar Schrappe Sobrinho acaba sendo um impulsionador de conquistas nacionais e internacionais para as gráficas do Estado. Na premiação nacional, o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, por exemplo, o Paraná vem se destacando todos os anos como o segundo estado que mais arremata troféus, atrás apenas de São Paulo. As empresas do Paraná também vão bem no Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos Theobaldo De Nigris, um dos mais importantes no mundo e que recentemente foi entregue em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

Grand Prix

Outra novidade na edição deste ano é que, nos Atributos Técnicos do Processo, serão incluídas duas categorias no Grand Prix: “Melhor Impressão Flexográfica” e “Melhor Impressão Serigráfica”, que se juntam às categorias “Melhor Impressão Digital”, a “Melhor Impressão Offset Plana”, “Melhor Acabamento Editorial”, “Melhor Acabamento Cartotécnico”. Participarão da avaliação de Atributos Técnicos do Processo somente os produtos das categorias que tiverem, no mínimo, três empresas finalistas dentro do processo.

Leia também

  • Prêmio Embanews acontece no mês de maio

    Prêmio Embanews acontece no mês de…

    Outra tradição do Prêmio Embanews é a homenagem à Empresa, Fornecedor, Cliente e Personalidade…


  • Inscrições para 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho estão abertas

    Inscrições para 15º Prêmio Paranaense…

    Entrega será feita em 23 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba


  • Dover adquire Caldera Graphics

    Dover adquire Caldera Graphics

    Dover anunciou que adquiriu a Caldera Graphics SAS


  • Kodak amplia negócios na América Latina e anuncia novidades

    Kodak amplia negócios na América…

    A Divisão de Sistemas de Impressão da companhia anunciou as principais novidades em sua linha de produtos…


  • Agfa Apogee obtém certificação de Preflight em PDF do Ghent Workgroup

    Agfa Apogee obtém certificação de…

    Certificação obtida pela Agfa inclui o software de preflight já certificado Enfocus PitStop integrado…


  • Gomaq apresenta novas impressoras jato de tinta da RISO

    Gomaq apresenta novas impressoras jato…

    Nova linha ComColor FW vem mais compacta, com nova formulação de tinta e com velocidade de 120 páginas…


>> Mais notícias