Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Impressão de embalagem será tópico discutido no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Impressão de embalagem será tópico discutido no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica
O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, promovido pela APS Feiras e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) no dia 24 de agosto, em São Paulo, vem para trazer aos participantes novas ideias e conceitos sobre gestão e inovação dentro das empresas de impressão. Um dos palestrantes é Sandro Cardoch, canadense que atua como diretor comercial para a América Latina da Smag Graphique.

Sandro destaca a evolução do mercado e elogia o formato proposto no Congresso da ABTG: “A tecnologia e as técnicas de impressão tiveram grandes melhorias nos últimos 10 anos, e avançaram tremendamente desde a invenção de Gutenberg. Um caminho como este é uma janela maravilhosa às companhias de equipamentos de impressão como nós, o que nos permite apresentar estas tecnologias em um congresso que tem configuração em que usuários podem interagir e fazer perguntas”.

Tema sempre em debate na indústria, a impressão digital será tratada por Sandro, que relata: “Benny Landa fez uma declaração visionária nos anos 90: “Tudo que pode se tornar digital irá se tornar digital, e impressão não é uma exceção”, e isto se provou profético. Desde o final dos anos 90 até a indústria multibilionária de hoje, a impressão digital tem experimentado um crescimento explosivo tanto em tecnologia por si só como no ambiente de impressão, como pré-impressão, workflow, máquina de chapas CTP servo-motorizada e automação, etc. A impressão digital adquiriu um grande market share representando cerca de 40% até possivelmente 50% das máquinas de impressão atualmente vendidas e é esperado que esta tendência seguirá crescendo”. 

Este avanço do digital resulta em um quadro no qual o empresário precisa se adaptar às atuais demandas de mercado: “A tendência de impressão na indústria gráfica está se movendo para tiragens menores e menores por conta da personalização e customização dos produtos. A impressão digital dará a possibilidade para se tornar mais lucrativo nas pequenas e médias tiragens, e adicionar as vantagens do mundo digital como personalização, dados variáveis e oferecer diferentes qualidades de impressão”.

Impressão como parte de um processo

Sandro Cardoch possui vasta experiência na área de acabamento e explica a relevância do processo. “Dizia-se que a impressão era tudo que você precisava para ter um produto completo, mas hoje a impressão é apenas 50% do processo (impressão + acabamento = produto completo acabado). Um processo de acabamento de boa qualidade irá fornecer ao impressor de rótulo: confiabilidade, produtividade, diferenciação e acessibilidade para novos mercados, e vai permitir, em última análise, oferecer um serviço de melhor qualidade, onde o custo do rótulo não é mais a principal preocupação”.

Esta transformação do conceito de impressão da embalagem vem acompanhada da inteligência das empresas convertedoras em agregar serviços ao produto que oferece, reforça Sandro: “A impressão de rótulos não é mais uma reprodução do trabalho. A missão do convertedor é oferecer ao cliente uma solução de marketing para aumentar as vendas, onde o rótulo é a imagem daquele produto”.

Sandro cita um exemplo: “No supermercado, 60% dos produtos que são tirados da gôndola serão colocados no carrinho, e estes são geralmente escolhidos por reconhecimento de marca, conhecimento do produto, preço de venda e aspecto visual da embalagem, onde o rótulo é um componente significativo; os outros 40% serão colocados de volta na gôndola. O objetivo é tentar reduzir estes 40% quando o cliente tem o produto nas mãos, e efeitos sensoriais e táteis colocados nos rótulos (como foil, verniz, pele de pêssego, QR Code, etc) podem ter um significativo impacto sobre essa decisão”.
 
Com isso, Sandro explica que o rótulo não é mais apenas uma parte da embalagem para atrair os consumidores, “o rótulo e a embalagem estão se tornando ferramentas de comunicação e marketing com o uso de QR codes, antenas RFID, sinópticos e técnicas de codificação inteligente. Estas opiniões são um sentimento compartilhado dentro da família Smag Graphique, e é o que move a empresa a investir tempo e esforço para pesquisar e desenvolver novos e melhorados equipamentos de impressão para permitir ao usuário melhorar o processo de impressão e agregar valor ao resultado final”.

Sandro Cardoch

Sandro J. Cardoch é engenheiro, empresário e mentor, com mais de vinte anos de experiência em um amplo espectro de aplicações industriais. É diretor comercial para a América Latina da Smag Graphique, responsável pelos planos de desenvolvimento de negócios para a região, dando suporte direto a clientes.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Com realização da ABTG, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica tem organização da APS Feiras & Eventos. A Afeigraf e ExpoPrint Latin America são Patrocinadoras Diamante. A Abigraf-SP é Patrocinadora Ouro. A Futura Imbatível é Patrocinadora Prata; a Bremen Sistemas e a Papirus são Patrocinadores Bronze.

Os apoiadores da iniciativa são: Abflexo, Abiea, Abimaq/CSMEG, Abitim, ABPO, Abro, ABTCP, ANconsulting, ANJ, Conlatingraf, ConverExpo, FESPA Brasil, FSC, Instituto Europeo di Design, Instituto de Embalagens, Objeto Brasil, Revista Embanews, Revista Inforflexo, Revista ProjetoPack, Revista Publish, Revista Tecnologia Gráfica, Senai, Singrafs, Two Sides e Universidade Mackenzie. Informações e inscrições em: www.apsfeiras.com.br/congressoabtg.

Leia também

  • Arrisca Encadernações investe em bizhub PRESS C1100 para aumentar produtividade

    Arrisca Encadernações investe em…

    Após a aquisição de diversos modelos de impressoras de menor porte da Konica Minolta, a Arrisca partiu…


  • Impressão de embalagem será tópico discutido no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

    Impressão de embalagem será tópico…

    Tema sempre em debate na indústria, a impressão digital será tratada por Sandro Cardoch no Congresso…


  • Ricoh participa do IT Fórum+ 2017, na Bahia

    Ricoh participa do IT Fórum+ 2017,…

    IT Forum reúne os CIOs das empresas que mais investem em TI no Brasil


  • QIPC apresenta sensor de barra inteligente

    QIPC apresenta sensor de barra inteligente…

    IBS-100 (Sensor de barra inteligente - inspeção completa – 100%) é o primeiro produto a ser lançado…


  • Infigo Software e Tharstern entregam o primeiro gerenciador de estoque e cotação em tempo real

    Infigo Software e Tharstern entregam…

    A Infigo Software e Tharstern anunciaram a conclusão de uma integração que vai colaborar na forma…


  • Exposição beneficente tem obras impressas com equipamentos Canon

    Exposição beneficente tem obras impressas…

    Instituto Dharma realiza vários projetos sociais no Nepal e no Sertão Brasileiro, entre outros


>> Mais notícias