Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica é promovido pelo Sigep/Abigraf-PR

Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica é promovido pelo Sigep/Abigraf-PR
O Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná – filiado à Fiep -  e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) realizam todos os anos o InormAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica.

Em 2017, ao chegar à 16º edição, o InformAÇÃO rompe as fronteiras da sede do Sigep/Abigraf-PR e inova, tendo em seu escopo atrações na Fiep e no Sesi/Senai - Unidade Portão, abrangendo o evento “500 Anos da Reforma Protestante e a Evolução da Indústria Gráfica”, exposição do Museu da Bíblia, exposição de tipos móveis, de equipamentos e de vários objetos que marcam a história dos mais de 200 anos da indústria gráfica no Brasil, além de palestras e inauguração de novas instalações da Área Gráfica.
 
A convite do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria), o Sigep/Abigraf-PR encamparam a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante, principalmente por estar ligada à evolução da indústria gráfica. Em 1517, o padre Martinho Lutero, em Wittenburg, na Alemanha, discordava de uma série de ações da Igreja Católica, como a de cobrar por perdão dos pecados. Ele lutava por transformações e, entre os feitos, traduziu a Bíblia para o Alemão para que o povo tivesse acesso a ela, o que até então era privilégio dos sacerdotes. A partir daí e com os tipos móveis de Gutenberg foi possível a impressão em grande escala e a disseminação da informação, o que contribuiu para o crescimento da indústria gráfica.
 
O InformAÇÃO será aberto no dia 19 de junho,  às 19h, no Campus da Indústria da Fiep (Auditório Mario de Mari). No dia 20, no mesmo local e horário, a atração é a palestra “A Reforma Protestante: Os impactos na Educação e os Reflexos na Indústria Gráfica”, com Marcos Meier, Adeildo Nascimento e o professor Paschoal Piragine Jr. No dia 21, às 19h, na Unidade Sesi/Senai Portão, a palestra fica a cargo de Manoel Manteigas de Oliveira, que é diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e um dos grandes expoentes do setor gráfico no Brasil. Ele vai falar sobre “Educação: Fator Crítico para o Sucesso das Empresas”. Em seguida, haverá a inauguração das novas instalações da Área Gráfica. No dia 22, às 19h, no Campus da Indústria (Auditório Caio Amaral)  a palestra é “A Reforma Protestante e a Impressão Gráfica na Transformação Social”, com Patrick Reason e Makenson Marques.

No dia 23, a partir das 19h, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, acontece o 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho.  Também faz parte do InformAÇÃO a exposição de artigos gráficos, com os livros Memórias e Histórias da Indústria Gráfica, O Legado de Gutenberg e a Indústria Gráfica Brasileira e os 70 anos do Sigep, além de pedras litográficas, tipos móveis, entre outros). A exposição acontece no Átrio do Campus da Indústria, de 19 a 23 de junho, das 9h às 19h e no dia 24, das 9h às 13h.
 
Oportunidade
 
Para o presidente do Sigep, Abilio de Oliveira Santana, este formato do InformAÇÃO é uma oportunidade do Sigep/Abigraf-PR mostrarem parte da história da indústria gráfica. “Por sugestão da Fiep, o Sigep/Abigraf-PR encamparam a ideia de comemorar os 500 Anos da Reforma Protestante e os seus reflexos na evolução da indústria gráfica. É uma oportunidade para levarmos a mais pessoas o entendimento da importância da indústria gráfica para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
 
Segundo Oliveira, o evento está mais encorpado com o alto nível dos palestrantes e com a inclusão na programação da inauguração das novas instalações da Área Gráfica. “O pleno funcionamento da Oficina Gráfica sempre foi uma bandeira do Sigep/Abigraf-PR por ser ela um instrumento de capacitação e de qualificação de profissionais para o nosso setor. É uma grande conquista, que dá ainda mais importância ao InformAÇÃO”.
 
O presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, avalia como uma grande inovação este formato do evento. “Estamos ampliando a abrangência do InformAÇÃO para mais pessoas, de outros setores, com temas de grande interesse. Ainda mais nesse momento de crise na economia, é uma forma inovadora de apresentarmos o quão importante é a indústria gráfica para o país. Além disso, a parceria com a Fiep nos possibilita uma maior visibilidade da comunidade industrial em nosso estado”.

Leia também

  • Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica é promovido pelo Sigep/Abigraf-PR

    Fórum Paranaense de Tendências para…

    Sigep/Abigraf-PR realiza todos os anos o InormAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria…


  • Gomaq é reconhecida como maior distribuidor RISO no Brasil

    Gomaq é reconhecida como maior distribuidor…

    Parceiros há mais de 15 anos, a Gomaq é responsável pela distribuição em seis estados brasileiros


  • Alltak terá curso completo de envelopamento em sua sede

    Alltak terá curso completo de envelopamento…

    Curso é a oportunidade de aprender envelopamento automotivo com o método mais eficaz e consagrado…


  • GMG lança GMG ColorServer 5.0 com melhoria na automação

    GMG lança GMG ColorServer 5.0 com…

    Solução da GMG anuncia uma atualização de sua popular ferramenta de gerenciamento de cor com novos…


  • Canon do Brasil empresta câmeras para projeto fotográfico inclusivo

    Canon do Brasil empresta câmeras para…

    Projeto do Instituto Olga Kos busca incluir pessoas com deficiência intelectual, especialmente Síndrome…


  • Soluções Esko são utilizadas em projetos vencedores no segmento de embalagem

    Soluções Esko são utilizadas em…

    Esko anunciou que cinco dos seis vencedores da categoria Best of Show de 2017 do Prêmio FTA Excellence…


>> Mais notícias