Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Entrevista exclusiva: Guy Gecht, CEO da EFI

Entrevista exclusiva: Guy Gecht, CEO da EFI
Um dos maiores especialistas quando o assunto é impressão, Guy Gecht esteve no Brasil no final de 2016 para visitar os clientes da EFI e conversar com o mercado sobre os novos caminhos da impressão digital. Confira a entrevista exclusiva feita com Guy Gecht, destacando o presente e futuro da impressão no Brasil e no mundo. EFI é também um dos principais palestrantes do EFI Connect, que tem início nesta terça-feira em Las Vegas (EUA). A Desktop fará a cobertura do evento.

1 - Como foi o ano de 2016 para a EFI, especialmente na América Latina, considerando vendas, lançamentos e participação em feiras como drupa e Labelexpo?

Durante os primeiros três trimestres do ano nós vimos aumentos promissores em instalações, por todos os nossos produtos. E na América Latina em particular, nós estamos criando mais oportunidades para a produção em impressão digital com nossos produtos de workflow para impressão digital Fiery. O Fiery está crescendo como uma solução "sem compromisso" para todas as coisas que fazem a impressão digital popular - personalização, customização e entrega de baixas tiragens às maiores capacidades de imagem disponíveis das novas impressoras de nossos parceiros.

2 - Quais são os planos atuais da EFI para o mercado da América Latina, especialmente Brasil?

Eu acabei de voltar do Brasil e da Argentina e fiquei muito animado pelo alto nível de interesse no que a EFI faz. Eu realmente gosto desta parte do mundo e quero trabalhar com nossos clientes na América Latina para garantir que eles estão tirando o máximo de seus investimentos em tecnologia. Grande parte disso vem de como somos capazes em termos de treinamento e serviço diretamente da EFI, seja no espaço dos clientes ou em eventos de usuários como o Connect. No entanto, também temos fortes parceiros na América Latina. Durante a drupa, um de nossos parceiros, Ricoh, anunciou que estava expandido suas ofertas de vendas além dos produtos EFI Fiery que eles vendem para incluir também alguns dos produtos inkjet da EFI. Esta foi uma iniciativa que teve início na América Latina e está agora acontecendo mundialmente para a Ricoh. Isto faz uma companhia como a Ricoh ser mais do que uma fornecedora única de tecnologia de impressão.

3 - Na drupa 2016, a EFI lançou a Nozomi. Qual foi a reação dos clientes em relação ao equipamento e qual sua opinião sobre o atual mercado de corrugado?

Clientes estão impressionados. Nós tivemos que dobrar nossa capacidade de fabricação por conta do alto número de pré-ordens de impressoras Nozomi para acomodar esta alta demanda. Nosso primeiro pedido foi de uma companhia em Porto Rico, e eu também vi interesse na América do Sul também. Nós vamos instalar nossas primeiras impressoras em breve - no primeiro semestre de 2017.

Olhando globalmente, o mercado de corrugados é uma tremenda oportunidade para nossos clientes - ele tem uma pequena quantidade de presença em impressão digital atualmente. De certa forma, isto é porque a tecnologia não havia atendido a todas as necessidades do usuário. Com a Nozomi, os convertedores de embalagens corrugadas têm um sistema que tem um forte ROI e é uma ótima opção em termos de custo-benefício para trabalhos de pequenas e médias tiragens.

4 - Quais são os planos para o mercado de embalagens e rótulos? A companhia pretende crescer em todos este segmentos, seja em impressão com a Nozomi e Jetrion ou com os softwares de produtividade?

Olhando em nosso portfólio, você pode ver como nossos investimentos em tecnologias de embalagem têm se espalhado por toda a empresa. Assim, não só temos um forte base instalada em tecnologia de produção label inkjet com a Jetrion, mas também com mais companhias de embalagem ao redor do mundo usando nosso software de workflow MIS/ERP do que qualquer outro sistema concorrente. E enquanto tínhamos uma sistema DFE (digital front end) Fiery para Jetrion por algum tempo, nossa mais recente plataforma Fiery irá conduzir agora muito das novas impressoras inkjet de embalagem que estão chegando, incluindo a nova impressora de produção de cartão dobrável do Landa e nossa própria impressora EFI Nozomi para embalagem de corrugados.

5 - Como o empresário de impressão "tradicional" está encarando o novo mundo da impressão, no qual as ferramentas da internet transformaram a forma de ver a publicidade?

Companhias de impressão, especialmente aquelas que estão operando em mercados que tiveram um declínio, precisam estar preparados para mudar. Eles precisam ser capazes de "pular para uma nova plataforma" quando eles viram que suas plataformas atuais estão queimando. Esta é uma lição que a EFI aprendeu há muitos anos quando nossos negócios eram quase que exclusivamente ligados a parceiros numa altura em que aqueles parceiros desenvolviam seus próprios produtos que competiam com os nossos.

Nós examinamos onde estão as oportunidades de crescimento mais fortes para nossos clientes, os quais inicialmente nos levaram a avançar no mercado de impressão de grande formato e depois impressão de rótulos. Mais recentemente, olhando nas tendências de crescimento, significou também adicionar têxtil e embalagem corrugada às nossas ofertas. Nossos clientes estão fazendo cálculos similares sobre onde posicionar seus negócios e temos visto sucesso de muitos deles.

6 - A impressão têxtil vem atingindo números positivos ao redor do mundo. Recentemente, a EFI adquiriu a Reggiani, especialista no segmento. Como a EFI vem atuando neste segmento? A companhia espera um maior crescimento da impressão digital têxtil?

A impressão digital têxtil é uma das oportunidades de crescimento mais fortes entre todos os tipos de impressão. Primeiro, há um crescimento notável em soft signage (sinalização leve), com sinalização impressa em tecido substituindo a sinalização impressa em mídia tradicional porque ela é reutilizável, leve e fácil de armazenar. E então, com aplicações industriais de vestuário e decoração, o digital tem a vantagem de uma maior velocidade no mercado para combinar melhor os ciclos de venda dos clientes. Varejistas estão mudando para impressão digital em itens de decoração e vestuário porque ele permite uma redução do inventário superproduzido e não vendido, para dar espaço a novos designs. 

E, embora seja sempre importante ajudar os clientes a aumentarem substancialmente seus esforços na produção de impressão, isto é especialmente importante na indústria têxtil porque o processo de produção tradicional do tecido é uma das principais fontes de poluição no mundo.

7 - Você acredita que o empresário de impressão da América Latina entende atualmente a importância de um software de produtividade para otimizar a produção de seus processos?

Nós temos a sorte de ter alguns clientes muito conhecedores de nosso software de workflow, particularmente no Brasil, onde nosso software Metrics tem sido o maior vencedor para a tecnologia de software de workflow nos últimos 10 anos. 

A tecnologia de estimativa desenvolvida originalmente em nossa instalação no Brasil está sendo implementada através de muitas de nossas plataformas do Productivity Suite porque ela é realmente uma oferta top de linha, que ajuda os usuários não importa que tipo de impressão eles produzam.

8 - Em sua opinião, a presença da internet, especialmente o web-to-print, será "necessária" para as companhias de impressão nos próximos anos?

Muitos empresas de impressão podem argumentar que o web-to-print já é necessário agora. Ele é certamente uma das melhores formas de conquistar novos negócios, se você é uma empresa de impressão que faz uma grande variedade de aplicações de impressão comercial.

9 - Como o empresário atual de impressão está se adaptando para ser capaz de entregar produtos cada vez mais customizados em tiragens cada vez menores?

Conseguir trabalhos de impressão e de forma rápida é essencial para qualquer um que esteja buscando construir seus negócios em trabalhos customizados e impressão digital de baixas tiragens. A EFI vem ajudando os clientes a serem mais inteligentes em processos e procedimentos além do RIP em suas impressões digitais. Então não apenas eles se beneficiam do rápido RIPing com os produtos Fiery, eles podem também fazer com eficiência outras tarefas - receber um trabalho através do web-to-print para estimar, fazer correções, imposição e agendamento do trabalho - usando um workflow completo e integrado.

Os avanços no workflow digital que temos desenvolvido para os clientes nos últimos 25 anos vão se tornar muito mais significativos com a nova geração de tecnologia de impressão digital. As novas impressoras digitais de altíssima velocidade - da Xerox, Canon, Landa e outros - podem mover os mais altos volumes de impressão do analógico para a impressão digital customizada e em baixas tiragens. 

Por isso temos sido diligentes em também estabelecer uma oferta completa, do web-to-print ao digital front end, através de todos os passos dentro do processo de produção em workflow, que pode fazer a nova realidade da impressão colorida digital de alto volume oferecendo uma forma mais eficiente e lucrativa para nossos clientes.

Leia também

  • Entrevista exclusiva: Guy Gecht, CEO da EFI

    Entrevista exclusiva: Guy Gecht, CEO…

    Guy Gecht destaca na entrevista as mais recentes tendências no mundo da impressão, quais setores estão…


  • Caldera anuncia parceria com fabricante chinesa JHF

    Caldera anuncia parceria com fabricante…

    GrandRIP+ será recomendado com a mais forte linha atual da JHF, a R7000Pro e a R3700Pro, impressoras…


  • Etirama lança novo design para impressoras flexográficas

    Etirama lança novo design para impressoras…

    Novo sistema, batizado pela empresa de “Easy Concept”, consiste em unidades de impressão muito…


  • Inscrições para FESPA 2017 Awards se encerram no dia 27 de janeiro

    Inscrições para FESPA 2017 Awards…

    FESPA lançou sua chamada para inscrições para seu 2017 Awards, marcando o início de sua procura…


  • FESPA Brasil 2017 promove nova edição do Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital

    FESPA Brasil 2017 promove nova edição…

    Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital acontece nos dois primeiros dias…


  • SAi anuncia seus mais novos pacotes de software por assinatura EnRoute

    SAi anuncia seus mais novos pacotes…

    Expansão do modelo por assinatura da SAi oferece maiores alternativas para usuários CAD/CAM, bem como…


>> Mais notícias