Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Entrevista com Paulinho Franqueira sobre o lançamento do Photoshop CS5.1

Entrevista com Paulinho Franqueira sobre o lançamento do Photoshop CS5.1
Direto do Photoshop Conference: Paulinho Franqueira fala sobre novidades da atualização do Photoshop.

Após realizar o keynote do Photoshop Conference 2011, Paulinho Franqueira, especialista da Adobe Brasil, conversou com o PhotoPro TV e falou com exclusividade sobre as novidades das atualizações pelas quais passaram boa parte dos aplicativos de criação de conteúdo editorial da empresa, incluindo o Photoshop que, nesse upgrade, chegou à versão CS 5.1. “Sempre estive no Photoshop Conference como participante. Agora, foi uma grande oportunidade participar como palestrante, ainda mais fazendo um keynote tão especial para anunciar uma atualização do Photoshop”, disse. Confira agora como foi o bate papo com Paulinho logo após este descer do palco sobre o qual realizou o keynote do congresso. 

Qual foi o grande "pulo do gato" da atualização do Photoshop? 
Paulinho - Creio que foi a capacidade ampliada do aplicativo de produzir conteúdo e dar saída num leque enorme de dispositivos, incluindo dispositivos móveis, principalmente a mídia tablet, que ganhou enorme popularidade. Essa velocidade das inovações tecnológicas levou a Adobe a mudar seu método de lançamentos, que antes era de dois em dois anos. Há um ano, não estaríamos nem falando sobre tablets, agora, a realidade é outra. Para acompanhar essas mudanças tão importantes, foi preciso uma atualização. Por isso, a versão CS5.5 da suíte Adobe, que inclui o Photoshop CS5.1. 

A Adobe anunciou que daqui a um ano lançará a versão CS6 de sua família. Vale a pena atualizar os aplicativos para a versão CS 5.5? 
Paulinho – Boa pergunta. Vale sim, principalmente para aqueles que criam conteúdo e precisam da saída em vários dispositivos. Veja. O Photoshop CS 5.1 oferece um suporte ampliado, por meio de um kit de novas ferramentas, ao uso das tablets, as quais, há um ano, não tinham a penetração que têm hoje. O mercado muda muito rápido. Agora, vejamos o InDesign... o InDesign foi atualizado para a versão CS 5.5 porque, nele, as modificações foram sensíveis, particularmente para a publicação de eBooks, por meio do novo painel "Articles". E, agora, o Adobe Digital Publishing Solution também foi incorporado ao InDesign CS 5.5, facilitando a criação de revistas digitais interativas para tablets, como, por exemplo, a versão digital da revista Wired que usa essa tecnologia. 

Qual recurso novo do Photoshop fez você parar e delirar? 
Paulinho – Acho que foi mesmo o novo pacote de ferramentas para tablets. Há, por exemplo, uma nova aplicação com a qual os usuários podem trabalhar em suas tablets usando os dedos. É, realmente, as ferramentas na ponta dos dedos (risos). Mas há uma série de outros recursos legais em outros membros da família. Destaco o novo recurso do After Effects de estabilização de imagens. Com ele, o fotógrafo também pode filmar e o aplicativo pega uma imagem tremida e consegue torná-la uma imagem ideal. É uma função essencial num mundo multimídia, no qual celulares filmam, câmeras profissionais gravam, softwares de texto geram conteúdo digital. O Photoshop na mídia tablet ainda trará muitas novidades. Com o SDK próprio para essa mídia, um ferramental para desenvolvimento que poderá ser complementado pelos próprios usuários.

Leia também

  • Entrevista com Clicio Barroso

    Entrevista com Clicio Barroso


  • Entrevista com Paulinho Franqueira sobre o lançamento do Photoshop CS5.1

    Entrevista com Paulinho Franqueira…


  • Esquentando os preparativos: Público do Photoshop Conference vem de todo o Brasil

    Esquentando os preparativos: Público…


  • Photoshop CS5.1: produção para qualquer saída

    Photoshop CS5.1: produção para qualquer…


  • Em keynote, Paulinho Franqueira coloca Photoshop no mundo multimídia

    Em keynote, Paulinho Franqueira coloca…


  • Photoshop Conference 2011 tem início

    Photoshop Conference 2011 tem início


>> Mais notícias