Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Empresa americana aprimora produção com WebCenter QuickStart para corrugados da Esko

Empresa americana aprimora produção com WebCenter QuickStart para corrugados da Esko
Não foi preciso muito tempo para implantar um sistema que gerencia a especificação da embalagem, sua aprovação e ciclo de vida. Após instalar o WebCenter QuickStart para corrugados, da Esko, em apenas cinco dias, a Landaal Packaging Systems ganhou maior capacidade de projetos e seu rastreamento, eficiência no gerenciamento de processos e reduziu os erros.

A Landaal Packaging Systems (Landaal) é uma empresa familiar, que está na terceira geração, sediada em Flint, e que possui outras duas unidades no estado de Michigan, Estados Unidos. Ela existe desde 1959 e é especializada em caixas de embarque de corrugado, displays de PDV e embalagens de proteção. A empresa se orgulha de trabalhar com embalagens inovadoras e estratégias diferenciadas.

A diversificação de produtos, com quatro principais áreas de atuação - Corrugado, Contract Packaging, Embalagem Sustentável e PDV - é fundamental para o sucesso da Landaal, tirando-a da área de commodity. “Também nos diferenciamos por sermos uma empresa pequena e familiar, com expertise em oferecer uma cadeia de suprimentos inovadora, da logística ao armazenamento e distribuição; somos a única a fabricar a embalagem e também fazer co-packing, além de assessorar o departamento de embalagem de nossos clientes,” explica Mark Landaal, VP da Divisão Loja da Landaal.

Fluxo de trabalho com total transparência entre os departamentos

Originalmente a área de pré-impressão da Landaal era manual e fragmentada entre digital, impressão direta e impressão tradicional — flexo, offset e litogravura. “Tínhamos diferentes pessoas em cada área e para cada tipo de impressão. Isto porque cada tipo era feito em uma unidade. Nosso time de design gráfico criava a arte e as provas eram mandadas para aprovação por e-mail,” lembra Landaal. “Na maioria das vezes usávamos o Adobe Illustrator e o software RIP para a pré-impressão digital. Nós os preparávamos para vários layouts para flexo e offset.”

Nessa época a Landaal tinha três pontos frágeis. Um era o forte desejo de ter transparência nos projetos, do design ao processo. Eles também queriam controlar e gerenciar a estrutura e as artes para garantir que o design certo tivesse ido para o cliente aprovar. O terceiro desafio era criar uma capacidade extra de design e agilizar as várias tarefas cotidianas.

“Mas queríamos automatizar com uma solução amigável, internamente e externamente,” explica Landaal. “Também precisávamos de uma ferramenta, para gerenciar projetos, alinhada à nossa ferramenta de design. Já usávamos o ArtiosCAD há bastante tempo e precisávamos de algo que tornasse o processo mais eficiente. Finalmente, queríamos um parceiro que oferecesse um excelente serviço e nos ajudasse na implantação.”

Novo fluxo de trabalho em cinco dias

A Landaal escolheu o WebCenter QuickStart para Corrugados que garante uma única fonte para manter todos os trabalhos ativos e permite que todo o time visite, acesse e realmente saiba em que status está o projeto. “A implantação foi um processo muito satisfatório e eficiente. O time da Esko de gerentes de projeto e de especialistas ajudou a configurar o WebCenter QuickStart para Corrugado com base em nossos objetivos,” relata Landaal. “Fez muita diferença passar, em cinco dias, de e-mails e documentos em Excel e Word para uma plataforma de web para RFQs e ter a capacidade de rastrear os projetos para obter a informação correta em tempo real. Também instalamos o Automation Engine da Esko que agiliza e automatiza o fluxo de trabalho, além do processo. Por fim, esperamos ver a pré-impressão, do design às especificações, enviando relatórios para a produção — e integrando tudo em nosso ERP.”

A Landaal já usa o WebCenter QuickStart para Corrugado há quatro meses. “Antes, usávamos tabelas para rastrear os projetos. Agora temos um ponto de acesso para todas as informações. Com o WebCenter, toda a informação final do projeto do cliente é compartilhada em um único local. O time de desenvolvimento de vendas aprendeu a rastrear e gerenciar projetos e priorizar os trabalhos,” diz Terry Choate, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing.

“Do meu ponto de vista, isto nos dá grande transparência em todos os projetos,” completa Nichole Salzano, Especialista em Marketing. “Agora todos sabem das suas tarefas e são responsáveis pelos deadlines. Também podemos olhar um projeto e facilmente rastreá-lo desde o início, ajudando a calcular o ROI de nossas iniciativas de marketing.”

O objetivo da Landaal é manter-se à frente da concorrência. “Uma das melhores formas para ser o primeiro para os clientes é oferecer design e alterações. O WebCenter QuickStart para Corrugado tem todas as ferramentas para nos ajudar com isso, facilmente,” celebra Landaal. “Com o ArtiosCAD, podemos enviar uma alteração em horas. Estas mesmas tarefas podem ser feitas em 15% a 20% menos tempo com o WebCenter QuickStart para Corrugado já que não há mais o “leva e traz” entre designers e clientes. Ele também nos ajuda a saber se a alteração atual é a correta.”

Ganhando capacidade de design ao eliminar as tarefas administrativas manuais

O WebCenter QuickStart para Corrugado permitiu à Landaal agilizar a entrega do time de design estrutural, possibilitando que eles gastem tempo na criação propriamente dita e em inovação ao invés de tarefas administrativas. Eles não precisam acessar o servidor para organizar arquivos e criar, salvar, exportar, gerenciar e enviar e-mails. Eles não precisam criar, manualmente, relatórios de especificações. “Nos últimos quatro meses, nossos dados mostram que os designers estruturais ganharam cerca de 1,5 hora de capacidade extra de trabalho, diariamente. Lidamos com uma capacidade adicional de 20%, o que nos faz a não pensar em contratar outros designers tão cedo,” lembra Landaal. “E melhoramos a qualidade ao perceber pequenos erros que anteriormente seriam pegos apenas na impressão.”

Antes, a Landaal enviava várias amostras impressas. Agora, com o Studio Visualizer da Esko, mandamos designs gráficos reais de forma mais econômica e que permite ao cliente tomar decisões mais facilmente. Eles já viram a diferença e agora é muito mais rápido para a Landaal ter a aprovação de um trabalho e fazer as alterações.

“O WebCenter QuickStart para Corrugados foi o investimento mais importante da nossa empresa no último ano por permitir que nos organizássemos internamente e nos profissionalizássemos para o mundo externo com um software sofisticado que pode gerenciar e controlar o processo do início ao fim,” conclui Landaal. “Ganhamos eficiência e podemos gerenciar vários clientes de forma pró ativa. Pudemos ver como podemos crescer de forma escalonável com as ferramentas da Esko. Elas nos permitem gerenciar a complexidade da impressão.”

Leia também

  • Mimaki fecha parceria com novo distribuidor no Pará

    Mimaki fecha parceria com novo distribuidor…

    Mimaki Brasil, player dos mercados de Comunicação Visual, Industrial e Têxtil, anuncia uma nova parceria…


  • Empresa americana aprimora produção com WebCenter QuickStart para corrugados da Esko

    Empresa americana aprimora produção…

    Após instalar o WebCenter QuickStart para corrugados, da Esko, em apenas cinco dias, a Landaal Packaging…


  • Clientes brasileiros participam do Packaging Day na Heidelberg Alemanha

    Clientes brasileiros participam do…

    No mês de maio, a Heidelberg promoveu, na Alemanha, o Packaging Day, tradicional evento dedicado aos…


  • Henkel cresce no primeiro trimestre e melhora ainda mais a margem e EPS

    Henkel cresce no primeiro trimestre…

    As vendas no primeiro trimestre de 2018 alcançaram 4.835 milhões de euros


  • Lançamento Eau de Parfum da Eudora tem embalagens produzidas pela Antilhas Cartucharia

    Lançamento Eau de Parfum da Eudora…

    La Victorie da Eudora confiou à Pochet do Brasil a produção da tampa, que utilizou DuPont™ SURLYN®…


  • Kodak anuncia nova interface para o INSITE Prepress Portal 9.0

    Kodak anuncia nova interface para o…

    Kodak lançou o KODAK INSITE Prepress Portal 9.0 (IPP), com nova interface que oferece mais simplicidade


>> Mais notícias