Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

EFI avança no segmento de impressão digital em embalagens

EFI avança no segmento de impressão digital em embalagens
A EFI apresentou na drupa 2016 a EFI Nozomi C18000, uma impressora a jato de tinta LED que promete mudar os conceitos da impressão de corrugados. A empresa também possui soluções em software para o segmento e vê o mercado brasileiro promissor para este setor. Confira a entrevista com Ernande Ramos, Diretor de Vendas da EFI para a América Latina.

Quais as principais características da EFI Nozomi e qual seu diferencial? 

A EFI Nozomi C18000 é uma impressora a jato de tinta LED com 1,8 m de largura de passagem única  para papelão corrugado e com alimentação por folhas avulsas. É hoje o maior equipamento a jato de tinta da EFI para esse segmento de embalagens e corrugados, que oferece velocidade de produção líder de mercado na área digital. Seus recursos possibilitam imagens LED com cores precisas e brilhantes, em praticamente todos os substratos de papelão, inclusive em materiais tradicionais como kemi, modelo, branqueado e kraft. 

Como foi a recepção do público brasileiro na drupa em relação à EFI Nozomi? 

Esse equipamento teve destaque e fez muito sucesso na Drupa entre todos os visitantes do estande da EFI, incluindo os empresários brasileiros que estão sempre atentos as tendências mundiais do segmento. A Nozomi ainda está em fase de testes e por isso estará disponível para comercialização no país a partir do segundo semestre de 2017.

Qual a análise que a EFI faz do mercado de papelão ondulado, globalmente e especificamente no Brasil? 

O setor de corrugados este ano ganhou maior relevância para a EFI, em conta do aumento da demanda mundial de papelão, especialmente para embalagens. A previsão de crescimento desse mercado é de mais de 4% ao ano, nos próximos cinco anos. Essa porcentagem foi impulsionada pela busca por embalagens flexíveis e resistentes para o varejo e o mercado de alimentos processados. 

A EFI está preparada para oferecer tudo que o produtor precisa, seja em automação, impressão ou serviço com um portfólio de soluções voltadas para a fabricação completa de papelão ondulado, fluxos de trabalho de impressão em fábricas de caixas, alimentadores ou fábricas de folhas. 

Nossas tecnologias foram desenvolvidas com o único propósito; auxiliar os clientes a incrementar o potencial do seu negócio com automação racionalizada de alta eficiência e qualidade. Queremos ajudar o empresário brasileiro  a crescer e fortalecer sua operação, com soluções integradas. 

E quanto ao mercado de embalagem no geral (não só papelão ondulado, mas também outros segmentos e até rótulos), qual a avaliação da EFI da situação atual do mercado brasileiro? 

O segmento de embalagens é um dos mais promissores do mercado de impressão e a EFI está muito atenta a esse crescimento principalmente na América Latina. Disponibilizamos uma solução completa para impressão em diferentes substratos com a tecnologia LED, além dos softwares para o gerenciamento de cores Fiery e de produção MIS, que reduzem custos, elevam a produtividade e a  lucratividade dos nossos clientes.

Há espaço para investimento nestes mercados? Como as soluções EFI podem ajudar neste sentido? 

Algumas empresas do segmento comercial e editorial estão migrando para os mercados de embalagem e de sinalização e essa transição pede uma adequação aos novos requisitos e exigências desse segmento, bem como das legislações que se aplicam. O lado bom é que a EFI tem soluções para atender esses dois mercados em expansão. O mundo está em constante mudança e a tecnologia tem absorvido parte de alguns nichos como as revistas e jornais. Porém uma embalagem e um display no ponto de vendas nunca poderão ser virtuais e por isso temos muito trabalho nesses setores.

Para a área de embalagens, a linha EFI Jetrion oferece mais agilidade aos clientes com uma velocidade linear similar a flexo e custo de impressão bastante competitivo. Também disponibilizamos a tecnologia rotativa digital sempre com jato de tinta que é a mais vantajosa ao usuário por ter perfeita aderência a substratos diversos e menos consumíveis que o toner. Os custos de impressão são muito mais baixos e isso viabiliza tiragens maiores, antes de atingir o ponto de equilíbrio com offset, flexo ou qualquer que seja a tecnologia utilizada. O tempo de setup também é crucial para ser colocado na balança, além é claro, das vantagens da produção ondemand, redução de estoques e etc.

As empresas de tecnologia estão na constante busca por soluções e equipamentos que reduzam os impactos ambientais. A tecnologia LED, importante avanço na área gráfica, também tem se destacado nos equipamentos de rótulos e embalagens. Ela se diferencia das demais, pois não emite VOCs (compostos voláteis), diminui em até 80% o consumo de energia elétrica, e por sua cura fria permite trabalhar com uma ampla gama de materiais ultrafinos, que reduzem o consumo de matéria prima, transporte, etc.

Qual o diferencial dos Softwares do Corrugated Packaging Suite? 

O novo EFI Corrugated Packaging Suite é uma solução completa que tem como núcleo softwares MIS/ERP, o software de gerenciamento de cores Fiery e impressoras voltadas para este segmento, como a Nozomi C 18000. Este pacote foi lançado durante a Drupa, e oferece uma solução end-to-end para produtores de papelão ondulado.

Qual a importância da criatividade e do melhor entendimento por parte do empresário da solução/equipamento que possui na empresa para ampliar as possibilidades de impressão e colaborar com o crescimento do mercado?

A criatividade do empresário brasileiro é enorme e ele já entendeu o custo benefício de investir em softwares de gerenciamento combinados com a alta tecnologia em equipamentos digitais, que permitam a impressão em diferentes substratos. A impressão digital está conquistando cada vez mais espaço em novos nichos no país, como o mercado têxtil, de decoração e de embalagens elevando consideravelmente a capacidade produtiva das gráficas nacionais e isso nos deixa muito otimistas. Mas sem dúvida o empresário precisa entender todo o potencial dos softwares e dos equipamentos que dispõe, caso contrário não conseguirá ampliar as possibilidades do seu negócio. Aproveitando a oportunidade gostaria de convidar os leitores do portal Desktop para a XXXVI Convenção e Exposição Internacional da ACCCSA – Associação de Corrugados (Associação de Corrugados do Caribe e Américas Central e do Sul) de 24 a 26 deste mês.  Nesse evento eu ministrarei uma palestra sobre o futuro do fluxo de trabalho no segmento de papelão ondulado e, no estande da EFI de número 88, demonstraremos as soluções do EFI Corrugated Packaging Suite. Esperamos por todos! 

Leia também

  • EFI avança no segmento de impressão digital em embalagens

    EFI avança no segmento de impressão…

    Ernande Ramos, Diretor de Vendas da EFI para a América Latina, destaca em entrevista a visão da empresa…


  • Xeikon mostra o futuro na Labelexpo Americas

    Xeikon mostra o futuro na Labelexpo…

    A Xeikon está se preparando para a Labelexpo Americas. A empresa estará no estande 6125 na feira


  • Abril e Log&Print anunciam um acordo envolvendo os seus negócios gráficos

    Abril e Log&Print anunciam um acordo…

    Com o acordo as empresas ampliarão a abrangência de serviços oferecidos ao mercado


  • Xerox é líder pelo sétimo ano consecutivo no relatório da Quocirca

    Xerox é líder pelo sétimo ano consecutivo…

    A partir da análise feita pelos pesquisadores Quocirca, a Xerox está no sétimo ano seguido como líder


  • Durst vence prêmio EDP Awards

    Durst vence prêmio EDP Awards

    Empresa foi escolhida como um dos destaques do evento graças à sua tecnologia digital inkjet de impressão…


  • X-Rite lança versão 6.3 do InkFormulation

    X-Rite lança versão 6.3 do InkFormulation

    X-Rite anunciou o lançamento da versão 6.3 do InkFormulation, uma solução profissional para formulação…


>> Mais notícias