Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Drupa 2012 termina com tendências para a área de impressão

Drupa 2012 termina com tendências para a área de impressão
A Drupa, maior feira do universo gráfico que ocorre a cada quatro anos em Dusseldorf, Alemanha, terminou sua edição de 2012. A feira revelou diversas tendências para a indústria de mídia e impressão, sendo que o sinal mais importante foi que o impresso tem potencial e o setor investe pesadamente em seu futuro.

Essa tendência já é visível e os expositores da feira revelaram a conclusão de diversos negócios globais. Adicione a isso o fato de que os especialistas destacam a riqueza de inovações orientadas para todas as áreas de impressão. "Drupa foi um sucesso retumbante para o setor. A feira enviou impulsos fundamentais. Numerosas ideias de negócios e inovações foram exibidos aqui e tudo isso levou a altos investimentos. O que os 1.850 expositores, aqui apresentados nas últimas duas semanas, irão reforçar é o potencial de desenvolvimento da impressão e da mídia a longo termo", disse Bernhard Schreier, presidente da Drupa 2012 e presidente do conselho da Heidelberg Druckmaschinen AG, ao resumir o resultado da Drupa 2012. "Aqui em Düsseldorf, negócios foram feitos e pontos foram definidos para o futuro do setor", complementou.

314,500 especialistas de mais de 130 países chegaram a Drupa, em Dusseldorf, 75.500 a menos que em 2008. "Essa queda não chega a ser uma surpresa para nós e para o setor como um todo. Só na Alemanha a indústria de impressão perdeu cerca de 3.900 postos de operações com mais de 61.000 empregados entre 2000 e 2011. Nos EUA, no mesmo período, mais de 7.700 postos de operações de impressão foram fechados", explicou Werner Matthias Dornscheidt, presidente e CEO da Messe Düsseldorf. "Contra esse pano de fundo não é de estranhar que menos visitantes vieram para a Drupa 2012. No entanto - e este é o ponto chave - clientes não vão para a drupa como grandes delegações ou em viagens corporativas do grupo; são muito mais gestores que viajam para Düsseldorf. Drupa é claramente a feira de negócios dos tomadores de decisão do comércio e a feira comercial para realizar negócios."

Com mais de 190.000 visitantes estrangeiros, o foco internacional da Drupa continua em um nível muito alto. O que é notável aqui é o elevado número de visitantes profissionais provenientes da Índia que, agora, atinge cerca de 15.000 pessoas e classifica-se como a segunda maior nação visitante depois da Alemanha (123.000 visitantes). Atrás destes dois países no ranking estão: Bélgica, França, Holanda, Grã-Bretanha, EUA, Suíça e Itália. É particularmente gratificante ver a proporção crescente de visitantes do Sul e América Central (8,8% em 2012, em comparação a 7% em 2008) - e mais especificamente do Brasil. A imprensa o check-in na Drupa 2012 é também altamente internacional na natureza: aproximadamente 2.400 jornalistas provenientes de 75 países.

Os temas dominantes, na Drupa 2012, foram automação, impressão de embalagens, impressão digital, tecnologias híbridas, aplicações web-to-print e impressão ecológica. Por exemplo, 40% dos visitantes disseram que estavam interessados ​​em máquinas de impressão digital e sistemas de impressão digital. Também atraiu grande atenção o futuro tema de impressos eletrônicos.

A próxima Drupa será realizada de 2 a 15 de junho de 2016.


E você, foi para a Drupa 2012? O que achou? Deixe a sua opinião no perfil da Revista Desktop no Facebook!

Leia também

  • Drupa 2012 termina com tendências para a área de impressão

    Drupa 2012 termina com tendências…

    A Drupa, maior feira do universo gráfico, terminou sua edição de 2012. Confira quais foram as tendências…


  • Jornal Zero Hora de Porto Alegre instala sistema KODAK GENERATION NEWS

    Jornal Zero Hora de Porto Alegre instala…

    O jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS) acaba de anunciar a instalação do sistema KODAK GENERATION…


  • OKI traz quatro novas soluções de impressão para o Brasil

    OKI traz quatro novas soluções de…

    OKI projeta equipamentos para mercado corporativo e pequenas e médias empresas.


  • Posigraf adquire rotativa Goss Sunday na Drupa 2012

    Posigraf adquire rotativa Goss Sunday…

    Produtividade da rotativa de grande formato da Goss e versatilidade de produtos impulsionam o investimento…


  • Henkel mostra seu portifólio na Drupa 2012 com tecnologias disponíveis no Brasil

    Henkel mostra seu portifólio na Drupa…

    A Henkel destaca, na Drupa 2012, adesivos e tecnologias sustentáveis, presentes também no mercado…


  • Gráfica checa de etiquetas KZK adquire EFI Jetrion 4900 para obter benefícios digitais

    Gráfica checa de etiquetas KZK adquire…

    Na Drupa 2012, a empresa checa de conversores de etiqueta KZK investe em produção digital com a compra…


>> Mais notícias