Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Convergência de tecnologias será abordada no Congresso da ABTG

Convergência de tecnologias será abordada no Congresso da ABTG
O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica vai tratar do tema "Cross-midia, pré-midia e convergência de tecnologias", com o especialista Clóvis Pires Castanho. O evento é uma parceria entre APS Feiras e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e ocorre no dia 24 de agosto, em São Paulo.

O objetivo da palestra, de acordo com Clóvis, "é trazer um panorama do ambiente de Cross/Pré-mídia inserido no contexto das novas tecnologias (de maneira mais ampla que apenas analisar as tecnologias de produção específicas) abrindo o pensamento para diversas frentes que afetam o negócio da comunicação em geral. Não há receitas de bolo para os negócios atuais e futuros, só sabemos com certeza que as incertezas são parte integrante de qualquer negócio".

A palestra, segue, "tem por objetivo provocar o pensamento crítico dos presentes no entendimento de como podem reagir e levar seus negócios ao menos para os caminhos mais evidentes quanto às oportunidades". Para o especialista, "poder ouvir as orientações e opiniões de profissionais renomados e com ampla experiência sempre ajuda a nos trazer visões novas ao negócio e a refrescar nossos pensamentos estratégicos".

Clóvis Castanho considera que o impresso é parte integrante das interações que temos com a informação, Porém, ressalta: "Como tudo, o impresso precisa se adaptar para sobreviver. Ninguém nem nada sobrevive no ambiente competitivo dos negócios de maneira isolada. E sim! O impresso é parte fundamental de campanhas publicitárias.... quando elas são pensadas para ter o impresso integrado de forma fundamental. Quando não há inteligência integrada aos esforços publicitários se relega o sucesso de uma campanha à sorte (cada vez mais rara num ambiente tão competitivo) ou ao fracasso". 

Dentro disso, é preciso considerar o valor de um relevante elemento impresso: a embalagem: "Uma embalagem (ou similar à embalagem) é mais um dos pontos essenciais para a consolidação de um produto na preferência de compra de um cliente. Se esquecer deste elemento pode significar a perda da percepção de valor por parte dos consumidores e, consequentemente, a perda destes mesmos clientes para outra marca mais atrativa e ciosa de suas embalagens e de como estas interagem nos esforços de criar satisfação e interesse pela marca".

Comunicação eficiente como chave

O palestrante do Congresso da ABTG reforça que, como tudo na vida, o planejamento ajuda a minimizar os erros e aumentar as chances de acertos. "Mas não nos enganemos: o planejamento sozinho não garante o sucesso nem os lucros. Existem mais elementos envolvidos no sucesso de uma ação ou de uma ação de comunicação. Elementos como criatividade, ousadia, diferenciação, análise estatística, tecnologia e uso correto de meios de tocar o cliente são alguns dos pontos que fazem toda diferença quando falamos de um mundo competitivo em todas as esferas como o que nós vivemos hoje e viveremos amanhã".

De acordo com Clóvis, "O impresso não é velho nem obsoleto, assim como os meios eletrônicos não trazem por si o segredo do sucesso na venda de um conceito. A boa comunicação sim. A comunicação adequada explica, traz segurança, cria empatia e simpatia além de criar desejos de consumo, de fazer parte de algo maior, com um universo maior de pessoas que se identificam com aquele produto ou serviço. O impresso como parte de uma comunicação bem feita auxilia na consolidação da boa mensagem e, consequentemente, ajuda a comunicação on-line a atingir seus objetivos mútuos: vender um produto ou um serviço".

Clóvis Pires Castanho

Clóvis Pires Castanho é COO da Arizona, empresa líder em pré-media e soluções para Marketing, com clientes no Brasil e América Latina. Foi presidente da Marabu Tintas América do Sul, diretor de venda na Océ e diretor de marketing na Xerox. Foi professor na Escola Senai Theobaldo De Nigris e gerente na ABTG. É graduado pela Universidade São Judas, com pós graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização pelo Collège Ahuntsic, Canadá.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

Com realização da ABTG, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica tem organização da APS Feiras & Eventos. A Afeigraf e ExpoPrint Latin America são Patrocinadoras Diamante. A Abigraf-SP é Patrocinadora Ouro. A Futura Imbatível é Patrocinadora Prata; a Bremen Sistemas e a Papirus são Patrocinadores Bronze.

Os apoiadores da iniciativa são: Abflexo, Abiea, Abimaq/CSMEG, Abitim, ABPO, Abro, ABTCP, ANconsulting, ANJ, Conlatingraf, ConverExpo, FESPA Brasil, FSC, Instituto Europeo di Design, Instituto de Embalagens, Objeto Brasil, Revista Embanews, Revista Inforflexo, Revista ProjetoPack, Revista Publish, Revista Tecnologia Gráfica, Senai, Singrafs, Two Sides e Universidade Mackenzie. Informações e inscrições em: www.apsfeiras.com.br/congressoabtg.

Leia também

  • Grafiset conquista Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica com bizhub PRO 1060L

    Grafiset conquista Prêmio Gaúcho…

    Grafiset investe em tecnologias de ponta para se manter na vanguarda do mercado


  • Convergência de tecnologias será abordada no Congresso da ABTG

    Convergência de tecnologias será…

    Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica vai tratar do tema "Cross-midia, pré-midia e convergência…


  • Sirius destaca poder de seu software na ExpoPrint Latin America 2018

    Sirius destaca poder de seu software…

    ExpoPrint Latin America 2018 apresenta soluções para todas as etapas da impressão, seja qual for…


  • EAE recebe pedido de grande jornal indiano para modernização

    EAE recebe pedido de grande jornal…

    O Times of India, o maior jornal diário de língua inglesa da Índia, escolheu a EAE Engineering Automation…


  • Palestra Técnica da ABRO aborda Acabamento Gráfico

    Palestra Técnica da ABRO aborda Acabamento…

    ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) vai promover no dia 16 de agosto, no…


  • Ultra Fantasy Black é novidade da Alltak

    Ultra Fantasy Black é novidade da…

    A novidade desta vez é o Ultra Fantasy Black, uma tendência mundial que possui acabamento cintilante…


>> Mais notícias