Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica reúne grande público para falar do futuro da embalagem

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica reúne grande público para falar do futuro da embalagem
Como a embalagem estará posicionada com os avanços e as novas demandas da sociedade e como as tecnologias e processos de produção avançam para atender aos principais requisitos dos donos de marca? Estes foram alguns dos temas debatidos durante o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica que ocorreu em 23 de agosto na cidade de São Paulo.

Com o auditório do Espaço Milenium repleto de profissionais do segmento de impressão e conversão de embalagens, o evento é uma realização da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica - ABTG, com organização da APS Marketing de Eventos. Durante as palestras, que contaram com a aprovação do público, foi possível entender melhor o panorama do mercado de embalagem no Brasil e no mundo, através de indicadores, conceitos, tendências, tecnologia e visões dos especialistas convidados.

Francisco Veloso Filho, reforça quais eram as pretensões do projeto: “Nosso objetivo ao apresentarmos esta grade de palestras foi, antes de tudo, possibilitar uma ampla percepção aos participantes sob a ótica da embalagem, num conceito mais amplo do que o normalmente observado, em que o tipo de substrato utilizado cria um divisor de segmentos industriais. Queremos integrar essas visões trazendo ao centro das discussões os papéis dos donos das marcas e principalmente as demandas e novos posicionamentos dos consumidores finais, e o papel e oportunidades dos fornecedores de embalagens nesse contexto”.

Para Veloso, “Nessa dinâmica apresentada, as soluções são cada vez mais interativas e personalizadas, cabendo aqui leituras de adequações para cada empresa às alternativas tecnológicas, estratégicas e mercadológicas adotadas, ou passíveis de mudanças e adequações. As possibilidades são múltiplas. Nossa proposta foi expor algumas possibilidades dessa multiplicidade, e entendemos que permitiu avaliações e reflexões, criando assim uma perspectiva da embalagem em nosso futuro”.

Para Ismael Guarnelli, presidente da APS Marketing de Eventos, “tivemos mais um excelente Congresso. A começar pelas inscrições, que superaram todas as expectativas, resultando em lotação máxima do espaço. Seguindo pelo alto nível de organização alcançado nesta parceria APS e ABTG. E finalizando com um conteúdo rico oferecido pelos palestrantes. A cada apresentação, mais aspectos da cadeia de embalagem eram preenchidos; os participantes saíram realmente satisfeitos. Agora é momento de planejar a terceira edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica”.

A apresentação do evento foi feita por Bruno Cialone, presidente do Conselho Diretivo da ABTG e por Manoel Manteigas de Oliveira – diretor técnico. Na abertura do Congresso, Francisco Veloso Filho destacou a importância da entidade dentro do mundo da comunicação gráfica e de suas atividades e parcerias atuais.

Alto conteúdo técnico

As palestras se destacaram pela riqueza de números e conteúdo. A primeira apresentação foi de Renato Wakimoto, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do Albéa Group. Ele mostrou uma diversidade de tendências no consumo. Um ponto relevante é que, hoje, o consumidor tem papel central no direcionamento da produção das embalagens; além de saber de onde vem o produto, quer saber como a embalagem foi feita.

Há números que destacam que o consumidor paga mais caro por produtos que estão mais “conectados” a ele, que atendam suas demandas específicas. E a embalagem é player chave no processo de conexão produto e consumidor. As grandes marcas estão de olho nesta tendência, e o impressor precisa estar também. Alcançar as certificações ambientais e estar em consonância com os conceitos de sustentabilidade são pontos que merecem atenção.

Logo depois, Philipp Fries, gerente de produto da Heidelberg, mostrou o avanço da Indústria 4.0 no segmento de embalagens, em cenário de queda de tiragens de impressão em que a máxima eficiência é requerida. Com isso, sistemas automatizados resultam em excelência operacional, seja em qualquer tecnologia de impressão. Mesmo após alcançar a excelência, é preciso ficar de olho no mercado: as mudanças de consumo e demandas fazem com que novos ajustes sejam necessários para seguir eficiente.

Hoje, o dono de marca quer saber como a produção da embalagem está, e sistemas online são aliados no compartilhamento de informações, além de buscar eliminar erros em todas as etapas do processo. A Indústria 4.0 é uma resposta, com uma mudança de pensamento. Ao automatizar ao máximo a produção, reduz erros e paradas de máquina. O objetivo, para Philipp, é que o OEE (Overall Equipment Effectiveness - Efetividade Geral do Equipamento) médio avance nos próximos anos e alcance 50%.

O professor associado do Departamento de Engenharia Química da EPUSP, Gil Anderi, foi o responsável pelo tema que está no centro de debates atuais: a sustentabilidade. Ele trouxe questões históricas de como o mundo avançou face ao consumo desenfreado, e como a sustentabilidade tem - e seguirá tendo - papel primordial nas relações de consumo.

O foco está na Avaliação do Ciclo de Vida, ferramenta de gestão ambiental que avalia todo o processo de produção, inclusive de serviços, considerando todos os seu fatores – “entradas” e “saídas” -  e seus impactos ambientais. Isso desde o “nascimento” do bem até sua “morte”.

Aleks Zlatic, gerente de embalagens da EFI, mostrou como a indústria de embalagens cresce pelo mundo, com cerca de 2 a 3% acima do PIB de cada país. Mercados emergentes estão entre os que apresentam os melhores índices. Mais uma vez foi possível ver como o que se discute na sociedade impacta a produção de embalagens. Aleks reforçou a tese de que os produtos precisam ser mais amigáveis ao meio ambiente, visto que os jovens possuem alta consciência de responsabilidade social: eles também compram muito no e-commerce, outra tendência a ser observada.

O especialista relatou que mercados como metal e vidro estão migrando para a embalagem flexível. O mercado de rótulos é outro que cresce com força, com o sleeve trazendo maior facilidade para produtos com muitas variações em sua linha (sabores/aromas). Aleks inseriu mais um assunto no Congresso: a importância de agilizar os orçamentos e medir com eficiência a produção, através do uso de softwares especializados.

A força do digital na embalagem

No período da tarde, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica seguiu com a palestra sobre impressão digital com Felipe Camargo, diretor de negócios da Camargo Embalagens. Ele ressaltou que, com um parque gráfico integrado com tecnologias digital e analógica, o empresário de impressão consegue reproduzir uma ou um milhão de cópias de uma embalagem com as mesmas características.

Ele mostrou, com dados e apresentação de diversos cases nacionais e internacionais, como a impressão digital de embalagens cresce no mundo todo. Campanhas de marketing criativas usando os recursos de dados e imagens variáveis nas embalagens aumentam o engajamento do consumidor e, por consequência, a compra dos produtos.

Em seguida, Rafael Aranjues, gerente regional de produtos da Epson, seguiu com impressão digital no Congresso, agora com foco em rótulos e etiquetas. Ele prevê que em breve 1/3 desse mercado será digital. Ele tratou das tecnologias digitais, segmentação de produtos com customização massiva, além das tendências de personalização.

O digital se adapta bem às constantes necessidades de mudanças nos rótulos por conta de alterações em normas legislativas, por exemplo. Outra tendência trazida pelo digital é a curtíssima tiragem, com impressoras desktop, que produzem rótulos sob demanda e já são instaladas em donos de marca, como cervejarias e vinícolas. A tecnologia avança e há equipamentos de impressão digital de rótulos também com produção em escala industrial, que mescla produtividade e flexibilidade.

Aislan Baer, diretor da ProjetoPack, reforçou o papel da embalagem no marketing, especialmente no quadro de construção de uma marca de sucesso. É preciso trabalhar na marca para que esta conquiste fãs, o que aumenta seu engajamento perante a sociedade. Isto é de grande relevância analisando outro ponto: nove empresas são “donas” de cerca de 65% dos produtos que as pessoas colocam em seus carrinhos em um supermercado.

Por isso, aumenta o grau de desafio não só para construir uma marca de sucesso, como para mantê-la, evitando falhas de comunicação e crises com o público consumidor. Assim, Aislan mostrou o poder do “shelf appeal”, ou seja, como a embalagem atrai o consumidor para escolher seu produto em detrimento de outros. Para isso, é preciso estar atento ao futuro da embalagem, em aspectos como conveniência, inteligência e interatividade.

Para finalizar o Congresso, Marcos Cardinale falou sobre o que o mundo digital oferece para aumentar o desempenho e resultados na produção de embalagens. No caso da flexografia, a gravação de clichês sofreu uma revolução, trazendo maior velocidade, qualidade e flexibilidade no processo.

Cardinale frisou que o gerenciamento no projeto de embalagem saiu do papel e migrou ao digital. Ele interliga todo o fluxo de produção, apoiado por outros sistemas, como o design 3D. Outro ponto tocado por Marcos é a gama expandida, conceito para imprimir mais de 90% da escala Pantone com apenas sete tintas fixas na impressora. E, finalizando, com o acabamento digital, visando a embalagem perfeita.

Balanço positivo

O alto nível das palestras foi elogiado pelos participantes do evento. Juan Pino, diretor industrial da InnovaPack Embalagens, disse: “participar do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica é ter uma atualização de alto nível acerca das tendências e caminhos apontados para o mercado gráfico. Numa apresentação sucinta e muito bem elaborada, pudemos nos atualizar sobre tecnologias e cases que comprovam a eficiência das mesmas.”

Para Felipe Salles Ferreira, Gerente de MKT e Planejamento Estratégico da Macron Indústria Gráfica, “O evento que já havia sido um sucesso no ano de 2017, conseguiu se superar este ano. A definição de trabalhar com o segmento de embalagens deixou o congresso muito interessante para a gente que é do setor. Outro fator importante do evento foi trazer para a discussão um case disruptivo de sucesso no segmento de embalagens (Camargo), mostrando esperança para todos que estavam presentes”.

Paulo Gonçalves, diretor da Gráfica Gonçalves, disse: “A ABTG está de parabéns pelo sucesso do Congresso. Os temas escolhidos foram muito atuais e esclarecedores e os palestrantes de alto nível. Foi muito importante para mim participar deste congresso”.

A terceira edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica já tem data para ocorrer: 22 de agosto de 2019. Durante o evento deste ano, pesquisas foram feitas para definir qual será o tema central da próxima edição, com as sugestões “Impressão Digital”, “Segmento Editorial” ou “Gestão de Tecnologia”, com os participantes podendo ainda sugerir outros assuntos.

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica é uma realização da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica - ABTG, com organização da APS Marketing de Eventos. Em 2018, e evento teve Patrocínio Institucional de Abigraf São Paulo, Afeigraf e Fedrigoni Brasil Papéis; Patrocínio Ouro da Suzano Papel e Celulose; Patrocínio Prata de Canon, Epson, Heidelberg e Ibema e Patrocínio Bronze de EFI, Esko, FuturaIM, Koenig & Bauer, Papirus e Sun Chemical.

Informações em: www.congressotecnologiagrafica.com.

Leia também

  • Sunnyvale anuncia entrada no mercado de impressão digital para rótulos

    Sunnyvale anuncia entrada no mercado…

    Sunnyvale passa a ser distribuidor oficial, no Brasil, das soluções Domino Digital Printing, incluindo…


  • Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica reúne grande público para falar do futuro da embalagem

    Congresso Internacional de Tecnologia…

    Durante as palestras, que contaram com a aprovação do público, foi possível entender melhor o panorama…


  • Xeikon anuncia nova solução de entrada para produção digital de rótulos

    Xeikon anuncia nova solução de entrada…

    Xeikon 3030 + entryDCoat é uma solução de impressão e conversão digital com menor custo de entrada…


  • Heidelberg anuncia reformulação do atendimento comercial

    Heidelberg anuncia reformulação do…

    Atendimento 360º trará o conceito “one face to the customer”


  • Crescimento do mercado editorial brasileiro movimenta a produção de adesivos industriais

    Crescimento do mercado editorial brasileiro…

    Além do papel e da tinta para a impressão, a fabricação de livros depende de um terceiro elemento…


  • Brasil Design Awards 2018 abre inscrições

    Brasil Design Awards 2018 abre inscrições

    A oitava edição do evento terá seletiva inclusiva e democrática, com correalização da ABEDESIGN…


>> Mais notícias