Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Bartira escolhe plataforma tecnológica Konica Minolta para impressão digital sob demanda

Bartira escolhe plataforma tecnológica Konica Minolta para impressão digital sob demanda
Tradicional gráfica de São Paulo, a Bartira Gráfica e Editora foi fundada em 1971 e, em sua primeira década de atividade, dedicou-se a realizar serviços gráficos para a área comercial. A partir da década de 80, no entanto, passou a focar seu trabalho na produção de manuais técnicos para produtos.

Foi quando começaram a surgir as primeiras oportunidades para ingressar no segmento editorial. “Houve a demanda de produzir um livro para uma editora importante, e o trabalho foi muito gratificante. Foi então que identificamos a oportunidade de participar no segmento editorial”, explica Adriano José Souza Assis, diretor da Bartira. “Achamos nossa verdadeira vocação, que era fazer livros.”

Desde então, iniciou-se uma trajetória de sucesso no ramo editorial, que culminou, por exemplo, com a conquista de três Prêmios Fernando Pini na categoria Livro Texto. “Nestes anos, sempre procuramos otimizar as tiragens, nos especializando na impressão de baixo volume. Com o crescente de especializações, a tendência é termos mais livros de temas específicos, em quantidades menores que podem ser facilmente reimpressas”, analisa Adriano.

Recentemente, a demanda por baixos volumes aumentou, tornando-se inviável para os equipamentos offset. Foi então que surgiu a oportunidade de se investir de modo mais intensivo na tecnologia digital. “Temos uma média de 300 livros por tiragem, o que não é viável em offset. A solução foi buscar novas tecnologias, tivemos experiências com outras tecnologias digitais, e, agora, queremos dar um novo passo através do e-commerce e da impressão sob demanda. Encontramos a resposta para a parceria de que precisávamos na Konica Minolta”, disse.

Na ExpoPrint Latin America, maior feira gráfica da América Latina, a Bartira anunciou o investimento em dois equipamentos da Konica Minolta: a bizhub PRESS 1250P para impressão P&B dos miolos, e a AccurioPRESS C2070P para produção das capas.

“Escolhemos a Konica Minolta devido a três fatores principais: a qualidade comprovada da AccurioPRESS C2070P para produção dentro dos padrões exigentes que precisamos, a atuação comercial e atendimento prestado pelo Décio Araújo, a quem conheço há bastante tempo, e a tradição da marca e das pessoas que trabalham na empresa. Conheço o Ronaldo Arakaki, que hoje é diretor da empresa, desde que ele começou a apresentar os primeiros equipamentos, e achei muito importante o fato de a empresa ter valorizado o profissional e assistir à sua ascensão dentro da companhia. É uma tradição oriental com a qual nos identificamos bastante.”

Sobre a tecnologia de impressão da AccurioPRESS C2070P, Adriano destaca a impressão em tamanhos maiores, viabilizando a produção de capas. “Desde que o digital chegou ao segmento editorial, poucos se preocuparam em otimizar a impressão de capas. No Brasil, temos a tradição de produzir livros com orelhas, o que, devido ao formato, não é economicamente viável nas marcas concorrentes. A empresa que apresentou a melhor solução para isso foi a Konica Minolta”, ressalta o  diretor.

“Investimos em dois equipamentos do mesmo fabricante para manter a estrutura com uma mesma marca. A Konica Minolta é uma empresa que comprovou estar sempre evoluindo e se renovando, enxergando lá na frente e preocupada em conhecer o negócio do cliente”, finaliza.

Leia também

  • Canon apresentou novos produtos na Fotografar

    Canon apresentou novos produtos na…

    Empresa japonesa apresentou as impressoras imagePROGRAF PRO-6000, a câmera EOS SL2 e expôs fotos de…


  • Bartira escolhe plataforma tecnológica Konica Minolta para impressão digital sob demanda

    Bartira escolhe plataforma tecnológica…

    Tradição, atendimento e tecnologia foram fatores determinantes na escolha dos modelos AccurioPRESS…


  • Quinto Global Trends Report da drupa reflete clima positivo na indústria de impressão

    Quinto Global Trends Report da drupa…

    Padrão claro de melhoria demonstrado pela maioria desde, mas não para todos os mercados e regiões


  • Palestra sobre impressão offset é promovida pela ABRO no Senai Barueri

    Palestra sobre impressão offset é…

    Para Associados da ABRO, o evento é gratuito. Para não associados, o valor é de R$ 100 por inscrito


  • Antilhas neutraliza emissão de CO2 referente a dois anos de produção

    Antilhas neutraliza emissão de CO2…

    As emissões foram reduzidas a partir de atividades do Projeto REDD+ Jari Amapá, que contribuem para…


  • Akad anuncia impresora solvente de grande formato Novajet T8Q

    Akad anuncia impresora solvente de…

    Novajet T8Q é mais um lançamento distribuído pela Akad ao mercado brasileiro


>> Mais notícias