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Artigo drupa: Embalagem em um mundo de e-commerce

Artigo drupa: Embalagem em um mundo de e-commerce
“A pré-impressão digital abre uma nova era para proteção e ativação de marca no e-commerce. As soluções inteligentes de embalagem impressa digitalmente em papelão ondulado informam, entretêm e ligam o comprador. Eles avisam sobre falsificação de produto e garantem transparência no envio e rastreio. Tudo isso é possível agora não apenas nas pequenas, mas nas médias e grandes tiragens. Portanto, há quase um paradoxo: que é esta produção de massa individualizada”.

A contínua digitalização e as mudanças associadas em comportamento de compra do consumidor têm um impacto grande sobre o design e a construção da embalagem. Os produtos de produção em massa perdem sua atratividade. Fabricantes de marca, varejistas e fornecedores de logística estão se adaptando a novos desafios de comércio online. Eles recebem forte ímpeto da indústria de embalagem, a qual tem muito a oferecer quando se trata de embalagem e-commerce feita de papelão ondulado com soluções inovadoras e tecnologias de impressão de ponta.

74,4 bilhões: este é o número de entregas que serviços de correio e encomendas transportaram em todo o mundo no ano de 2017, de acordo com os últimos números no Pitney Bowes Parcel Shop Index. Aproximadamente 17% mais do que no ano anterior. Esse aumento no volume de encomendas está sendo alimentado pelo boom contínuo do comércio eletrônico. Já em 2020, espera-se que as encomendas excedam o número de 100 bilhões nas 13 nações industriais pesquisadas. Em vista desses volumes e taxas de crescimento, torna-se claro: a embalagem é há muito tempo um elemento-chave na cadeia de logística do e-commerce.

A economia do espaço vazio

O relatório “The Empty Space Economy” - “A Economia do Espaço Vazio”, elaborado pela Forbes Insights em colaboração com a empresa especialista internacional de embalagem DS Smith, revela que quase todos os pacotes enviados on-line contêm espaço vazio.

60% dos empresários pesquisados consideram que mais de um quarto do que é enviado aos clientes na embalagem de transporte é de fato, um “nada”, ou seja, “ar”. Uma enorme quantidade de material extra é usada - tanto para a caixa de saída quanto para o material de enchimento. Os consumidores estão tornando-se mais e mais críticos sobre isso. Fabricantes e varejistas estão abordando cada vez mais a questão da otimização da embalagem.

As razões são óbvias: menos material e custos de logística, menor dano no transporte, mais sustentabilidade e uma experiência ao cliente melhorada. O estudo está disponível para download (em inglês) em www.dssmith.com/EmptySpaceEnglish.

Sob medida para cada canal

O desenvolvimento de soluções otimizadas de embalagem e-commerce de papelão ondulado não é de forma alguma trivial. Eles passam por um ciclo de fornecimento completamente diferente do que os bens que entram no varejo. Há com frequência uma falta de dados confiáveis para fornecer informações sobre as cargas reais durante o transporte.

A entrega on-line coloca as mais altas demandas nas embalagens, pois se espera que não apenas os bens cheguem na casa do cliente sem dano, mas possam inspirar sobre o produto e a marca de forma que eles compartilhem isso positivamente em seus canais de mídia social

DS Smith começou cedo a lidar com as peculiaridades do ciclo de entrega, tendências e insights sobre o e-commerce. Hoje, além de seu extenso conhecimento, desenvolveu e oferece uma linha completa de soluções especiais para e-commerce e tecnologias inovadoras.

Isto inclui o exclusivo padrão de teste DISCS, o qual simula os reais carregamentos dentro da chamada “última milha” e, com base no conhecimento adquirido, permite que o material e o design da embalagem se encaixem à respectiva cadeia de fornecimento e seus requisitos específicos. A inovadora solução para embalagem Made2fit garante, por exemplo, que os tamanhos da embalagem podem ser ajustados manualmente ou completamente automático de acordo com o volume dos produtos a serem entregues. E isto é possível em todas as três dimensões.

E-commerce está reduzindo

Inovações como estas geram real valor agregado na cadeia de fornecimento do e-commerce. À medida em que a distribuição on-line torna-se mais e mais importante à indústria de bens de consumo, praticamente não há fabricantes que não precisam de embalagens especiais de e-commerce para seus produtos a fim de otimizar seus processos.

Envios de item único levam a novos desafios de preenchimento. Para otimizar processos, especialistas em embalagem como DS Smith surgem com muitas boas ideias. A e@Box, por exemplo, combina embalagem e excesso de embalagem do produto. O enchimento das caixas com o produto da marca ocorre diretamente nas instalações do fabricante. Isto economiza tempo e custos valiosos em logística. Ao mesmo tempo, a solução tudo em um para envio de itens únicos sempre tem o tamanho e força corretos - independente que sejam produtos cosméticos, chocolates, sapatos ou furadeiras sem fio. Além da alta produção do produto e facilidade de manuseio, o sistema inteligente “box-in-box” garante uma coisa acima de todas: que o comprador online irá lembrar da retirada da embalagem (o famoso “unboxing”) do produto como parte de uma experiência positiva da marca.

Ativação da marca em foco

Os ciclos de vida dos produtos estão ficando menores e menores, também porque as pequenas empresas estão lançando cada vez mais e mais novos e estilosos produtos no mercado. Os produtos de fabricação em massa perdem sua atratividade. A lealdade de marca dos compradores está diminuindo e os aspectos eco-sustentáveis estão se tornando mais importantes. Tudo isto cria novos desafios para a indústria. Os clientes de hoje querem ser inspirados e cortejados por produtos individualizados, o mais sustentável possível. É mais importante do que nunca focar no cliente e nas experiências de compra, produtos e processos de negócio adaptados às suas necessidades. É precisamente aqui onde a embalagem de transporte feita de papelão corrugado pode trazer força à marca do fabricante.

Quando se trata de foco no cliente, a pré-impressão digital e sua flexibilidade abrem uma nova dimensão de interação. E isto não é mais uma realidade apenas para pequenas tiragens, mas agora também para médias e longas. Impressão do interior que chama a atenção e campanhas sazonais permitem uma abordagem ao cliente mais diferenciada e emocional no e-commerce. A embalagem inteligente informa, entretém e liga o comprador online. Escanear o QR Code, por exemplo, pode fornecer informação sobre áreas de crescimento, assim como dicas para otimizar a preparação do produto pedido online.

Da mesma forma, os clientes podem ter acesso a programas de bônus ou plataformas de mídia social onde influenciadores mostram o produto ou fornecem vídeos tutoriais ajudando, por exemplo, a fazer uma maquiagem ou como instalar produtos mais complexos. Graças à “impressão mosaico”, como é conhecida, cada embalagem de entrega pode ter um design único e exclusivo na pré-impressão. Assim, milhares de cópias únicas são produzidas em apenas uma tiragem. Mesmo mudanças de última hora na arte são mais fáceis, porque as chapas de impressão simplesmente não são mais necessárias.

Proteção de marca: QR Codes seguros e marcas de água fornecem segurança

A tecnologia de impressão digital também tem muito a oferecer em termos de proteção de marca: QR codes seguros não são replicáveis e fornecem um método confiável de verificação se um produto é genuíno ou falsificado. Faz sentido combinar isto com um fechamento inviolável na embalagem de transporte de papelão ondulado.

Códigos impressos e serializados permitem que a embalagem seja rastreada e verificada. Além disso, isto pode ser usado para “casar” o produto com a embalagem, por exemplo, para registar números de lotes individuais, data e tempo de produção. Isto torna a rastreabilidade muito mais fácil de implementar em caso de um recall.

Marcas d’água podem ser impressas na embalagem de transporte em pré-impressão digital, o qual permite codificação oculta na imagem impressa. Quando usada seletivamente, isto pode ser usado para verificar se o produto é original ou não.

Próximo passo: Omnichannel

As tecnologias modernas de embalagem e a mudança de hábito dos consumidores trazem mudanças constantes no e-commerce. Offline e on-line se misturam cada vez mais. Já atualmente, a indústria, o varejo físico e os players puramente on-line estão investindo no desenvolvimento e expansão de suas iniciativas ominichannel. A rede contínua e implacável dos mundos on-line e offline tem efeitos de longo alcance em todo o ciclo de fornecimento. No setor de embalagem em particular, haverá mais e mais demanda para soluções abrangentes e integradas que trabalhem igualmente bem nas prateleiras das lojas e no varejo on-line.

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