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Artigo drupa: Atreva-se a ser diferente, por Raphael Ducos

Artigo drupa: Atreva-se a ser diferente, por Raphael Ducos

Raphael Ducos - Atreva-se a ser diferente

 

Raphael Ducos - Como jornalista, Raphael Ducos tem testemunhado a indústria de impressão por décadas. Ele opera atualmente como freelancer. Ele foi um dos primeiros jornalista a advogar pelo digital quando o digital era a “impressão inimiga”. Ele estava muito certo. Raphael tem um talento para identificar as tendências emergentes da indústria - previu a consolidação dos fornecedores de serviços de impressão e a emergência de impressores online. Ele olha as coisas de uma forma única. Talvez isso seja devido a sua formação educacional, com um mestrado em Filosofia.

 

A impressão está morta. Vida longa à impressão!

 

Vida longa à impressão que está integrada em outros canais de comunicação. Este é o caminho a seguir e, para fazer direito, você precisa fazer duas mudanças: jogar fora a velha bagagem que carregou por tanto tempo e abraçar uma mudança de mentalidade. Você deve trocar os velhos hábitos da impressão tradicional para os digitais.

 

“Estou otimista com os anos que estão por vir”, diz Mr. Coquard, chefe da Industria, uma fornecedora de serviços de impressão de Paris com uma paixão por todas as coisas “feitas sob medida” e agora bem perto de mudar completamente para a impressão digital. “Há cada vez menos especialistas em impressão dentro dos clientes que temos contato. Nossos contatos vêm com maior frequência dos altos cargos de suas organizações, no marketing e ou comunicação, e eles estão encarando desafios mais amplos. Eles não têm um problema puro de impressão, mas um desafio de comunicação. E aqueles que possuem apenas um problema de impressão normalmente não sabem como fazer o gerenciamento. Então, se um fornecedor de serviço de impressão puder oferecer propostas relevantes de comunicação, garantindo alta qualidade dentro do prazo necessário para entrega e com um resultado positivo de comunicação, então há definitivamente negócios a serem feitos!”.

 

A impressão não tem mudado tão rapidamente como ela poderia, com isso as tecnologias baseadas em toner e inkjet têm trabalhado em conjunto com as mais antigas (offset, rotogravura, serigrafia e flexografia). Ela certamente se beneficiou de todas as vantagens trazidas por TI e software, seja em equipamentos de impressão analógica ou digital e nos equipamentos de acabamento (pequenos e grandes formatos), em gerenciamento de processo ou em marketing com multicanal ou comunicações crossmedia. Não devemos nos esquecer dos inúmeros embelezamentos de impressão disponíveis atualmente para todas as tecnologias e em todos os mercados. Em resumo, a impressão transformou, se adaptou e se desenvolveu, enquanto encontra uma tendência necessária e fundamental para a redução do impacto ambiental (controle de rejeitos, menor desperdício, melhores tintas, papéis sustentáveis, etc…). Alguns impressores tradicionais, embora muitos poucos, vão à frente e desenvolvem departamentos totalmente digitais ou trocam as impressoras offset por modelos digitais.

 

Mas isto não é o bastante. A impressão digital necessita uma mudança de mentalidade: é em direção à flexibilidade de operação, ser mais responsivo, mudar o gerenciamento do agendamento, e serviços realmente feitos sob medida. Não é coincidência que os grandes players na impressão digital são frequentemente derivados de estruturas reprográficas menores que já têm uma “cultura de serviço”.

 

Um período de transformação

 

A indústria de impressão comercial passa atualmente pelo crescimento da impressão digital, incluindo a impressão inkjet, combinada com uma significativa modernização das tecnologias de impressão tradicional. O offset está sobrevivendo graças a avançadas técnicas: automação dos processos de calibração, redução de desperdício, velocidades maiores (20 mil folhas/hora), workflow híbrido offset/digital, combinação offset/digital em comercial, rótulos e embalagens, unindo com equipamento de acabamento (assim como no digital). Os desenvolvimentos de workflow estão sendo vistos em todas as áreas e a impressão pela internet (web-to-print) está crescendo.

 

Agora é possível responder às demandas do cliente que não poderiam ser atendidas anteriormente, como a impressão de apenas uma cópia de um livro, tiragens muito pequenas para folhetos ou documentos, assim como embalagem e rótulos completamente customizados. A demanda por soluções de cauda longa agora pode ser atendida com a impressão digital oferecida por Canon, Domino, Fujifilm, Heidelberg, HP, Koenig & Bauer, Komori, Ricoh, Riso, Xeikon, Xerox, etc.

 

A busca pelo melhor preço está dando lugar à busca por serviço mais lucrativo para o cliente. O “apenas impressão” está sendo trocado por “um universo com impressão nele”. Do pedido até a entrega, sem sacrificar a criatividade, qualidade e lucratividade da impressão como um todo. A questão principal torna-se “o que é o ROI (retorno sobre investimento) de uma impressão?”. Os documentos impressos que podem ser desmaterializados (no não-físico) irá continuar a ser desmaterializado, então só há uma única maneira de manter o negócio lucrativo: fornecer valor agregado e serviços relacionados. O cliente não quer mais ser informado como funciona, mas o que faz em termos de resultados (impacto) e nisto a impressão deve contribuir (por exemplo, na eficiência de comunicação) quando integrada dentro de um mix de canais de mídia.

 

O retorno da impressão

 

Os consumidores estão saturados com informação digital. Eles podem, no entanto, serem mais sensíveis (receptivos) para comunicações diferentes que os engajem em uma forma pessoal e distinta: convites, folhetos, livros, fotos, cartões comemorativos, documentos personalizados usando alguns dos avanços de impressão do século XXI: cores especiais (ouro, prata, fluorescente, etc.), verniz, relevo e novas formas e formatos.

 

“Nós vemos um retorno da impressão, há dez anos era brega, especialmente para as pessoas mais jovens, agora você tem que saber como misturar a impressão com outros modos de comunicação”, adiciona, Mr. Coquard. “Nós estamos redescobrindo que uma comunicação de impressão bem focada nos permite tecer um link para os clientes”. Isto é ecoado em outras indústrias onde também há um retorno para “o físico”, por exemplo, imagens Polaroid em foto e o álbum Vinil na música.

 

Estamos caminhando para mais automação do processo de produção de impressão - do recebimento do pedido, gerenciamento dos arquivos e envio do trabalho final de impressão. Os clientes querem proximidade humana e tempo de resposta rápido. Estes dois pedidos tornam-se critérios mais e mais relevantes para selecionar um fornecedor de impressão. Mas como fornecer estas capacidades quando o cliente está a quilômetros de distância?

 

Equipamento preparado para entregar os mais recentes serviços, mais e mais fornecedores de serviços de impressão estão começando a usar sistemas de impressão digital e embelezamento (como MGI/Konica Minolta) ou sistema de impressão em grande formato em mesa plana (como a SwissQprint) com corte associado (como a Zünd). A transformação digital está tanto em pequeno como em grandes formatos. Sinalização, pôster, ponto de venda, decoração de interiores, até mesmo têxteis e envelopamento de veículos estão agora totalmente digitais. Por último, mas não menos importante, as preocupações ambientais são, por exemplo, os secadores LED usados para substituir os secadores infravermelhos em todos os sistemas de produção de impressão. Os novo substratos estão mudando o cenário do mercado, permitindo novas aplicações e reduzindo o impacto ambiental.

 

As fábricas de impressão online com plantas de impressão offset, impressoras digitais e de grande formato (como Onlineprinters, Pixartprinting) vão seguir crescendo, tendo conquistado vários setores de impressão de mercadorias.

 

Eles vão reter isto, apoiado por clientes que também são fornecedores de serviços de impressão, os usando abaixo do chamado rótulo branco.

 

A consciência de todos esses desenvolvimentos recentes: uma nova segmentação de mercado está surgindo na impressão. Nós podemos distinguir seis segmentos que às vezes se sobrepõem entre elas (um pouco como nas indústrias de alimento, equipamentos de casa e na cadeia de indústrias):

 

- Companhias de impressão multiserviço esperando os clientes entrarem pela porta a qualquer momento, frequentemente em pequenos bairros e descrita como uma copiadora.

 

- Fornecedores de impressão localizados em centros metropolitanos fornecendo qualidade e tempo de entrega rápido, servindo grandes contas as quais eles têm acesso a fornecer diferentes serviços de impressão.

 

- Fornecedores de impressão que estão bem equipados em múltiplas tecnologias, permitindo pegar pequenos e grandes pedidos. Eles têm o espaço necessário estando localizados na periferia das cidades, no entanto eles sofrem as desvantagens de depender de tempos de entrega e logística.

 

- Os especialistas (livros, revistas, embalagens, etc.). Eles têm linhas de produção otimizadas - impressão e acabamento/conversão e têm capacidades bem específicas. Eles normalmente atendem clientes e mercados nacionais e internacionais.

 

- Fábricas de impressão, geralmente localizadas perto de centros de comunicação (aeroportos, etc), que podem lidar com eficiência de trabalhos de impressão de mercadorias com seus processos otimizados.

 

- Impressores online, com workflow totalmente integrado em impressão e acabamento para entrega e envio eficientes por todo o país e além das fronteiras. Os próprios usuários precisam fazer o upload do conteúdo relevante e selecionar entre os formatos e substratos já definidos.

 

Então o novo mantra do jogo da impressão é definir onde você quer jogar e fazer da forma certa. Os vencedores são aqueles que fornecem serviços reais e entram em novos segmentos e mercados, se movendo da impressão de commodities. Em um futuro não muito distante, Amazon e Google, só para citar duas, aguardam os pontos fracos dos atuais players de impressão para então colocar seus próprios peões no jogo, visando expandir suas capacidades com base em suas já provadas redes e expertise em processo. A Amazon, de fato, já começou.

 

Raphael Ducos - www.reviewofprint.com

 

Tecnologia de impressão inkjet - menor, mais rápida e com menos partes móveis

 

Diversificação da impressão inkjet. As tecnologias de impressão inkjet são compartilhadas entre térmica (HP), piezo (Epson), contínua (Kodak). As tintas podem ser aquosas (corantes, pigmentos); solvente (melhor força); polimerização UV; sublimação (tecido). E as cabeças de impressão podem estar em uma fileira e/ou escalonadas, móveis ou estacionárias (também chamadas de multi-pass x single-pass, ou ainda multipassagem x passada única).

 

A competição é feroz entre os vários fornecedores do mercado inkjet. A Memjet (cabeça Duralink com tecnologia Waterfall) optou por assinar acordos com Canon, MGI, Konica Minolta, Gallus, Rigoli, entre outras. A Fujifilm parece estar no mesmo caminho com suas cabeças Samba encontradas no Motion Cluster (Bobst/Mouvent/Radex). Xaar (muitas cabeças incluem o mais recente quad 5601) assinou um acordo com a Seiko e fabricantes chineses.

 

A HP conta com sua tecnologia PageWide, de impressoras desktop até a indústria gráfica, de pequenos aos grandes formatos. A HP possui também a exclusiva tecnologia Indigo, que celebrou 25 anos em 2018. A Epson está desenvolvendo uma cabeça de impressão fixa para a indústria de rótulos. A Canon lançou uma abordagem similar primeiramente para o mercado de escritório.

 

Desde o fim de 2017, a Landa vem oferecendo impressoras baseadas em sua exclusiva tecnologia Nanográfica, objetivando reinventar a impressão. A Kodak tem impressão inkjet contínua na forma de cabeças independentes em sistemas com o objetivo de atingir mercados de alta produtividade (Prosper, Versamark e UltraStream).


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