Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

AlphaGraphics anuncia objetivo de produzir 1 milhão de livros impressos sob demanda

AlphaGraphics anuncia objetivo de produzir 1 milhão de livros impressos sob demanda
A AlphaGraphics anunciou ao mercado a meta de vender mais de 1 milhão de livros impressos sob demanda 1-to-1 neste ano de 2017, o dobro do registrado em 2016. O objetivo foi traçado pelos resultados, já que 8% das vendas da rede em 2016 foram geradas pela modalidade por meio do agBook, divisão de livros sob demanda da empresa, e dos parceiros Clube de Autores, Dentro da História e Estante Mágica, entre outros.

A impressão sob demanda 1-to-1, ou one to one, é um dos alicerces para a disruptura do tradicional mercado editorial. Entre as principais vantagens estão a disponibilidade de todos os livros do acervo, o que deve acabar com os “títulos fora de catálogo”, possibilidade de personalização, otimização dos estoques e o fim dos encalhes, já que cada livro só é impresso depois de ter sido comprado, conferindo um apelo sustentável ao modelo.

Ao mesmo tempo, a impressão sob demanda 1-to-1 permite a previsibilidade de custos e investimentos, atualização constante dos conteúdos dos livros e a eliminação de fila de pedidos em espera por falta de exemplares. Já nas médias e grandes tiragens, há o risco de produzir mais do que a demanda, sobretudo em títulos com dúvidas em vendas, além do custo de manter estoque.

Outro benefício é a agilidade no processo de produção editorial. Enquanto o modelo tradicional pratica um extenso caminho desde a editora até a entrega do livro ao comprador, na impressão sob demanda 1-to-1 o percurso é mais eficiente (editora - venda para loja - venda para consumidor final - impressão - entrega).

“O que se faz hoje no país com impressão digital sob demanda 1-to-1 é apenas a ponta do iceberg, de uma infinidade de possibilidades que o mercado ainda não usa”, projeta Rodrigo Abreu, CEO da AlphaGraphics Brasil, apostando na construção de novos caminhos do mercado editorial tradicional.

Para alavancar o serviço, a AlphaGraphics também aposta em seu modelo de gerenciamento de impressão personalizada sob demanda, único no País. Por ser uma rede de franquias, tem a vantagem de oferecer impressões descentralizadas, escoando a produção por suas unidades espalhadas pelo Brasil.

A produção do livro é feita pela unidade mais próxima de onde foi feito o pedido, otimizando a logística da entrega, principalmente em um cenário de constantes greves da empresa pública federal responsável pela entrega de correspondências no Brasil. Com isso, consegue garantir que a encomenda esteja nas mãos do cliente em até quatro dias após a compra. “O maior desafio do mercado de impressão sob demanda não está na impressão, mas no acabamento dos livros e na logística de entrega dos pedidos”, explica o executivo.

Leia também

  • besserdruck completa seis anos de atuação no mercado

    besserdruck completa seis anos de atuação…

    Além dos serviços de assistência, a empresa trabalha atualmente na comercialização de itens e acessórios…


  • ABTG promove SAG 2017 em Sorocaba

    ABTG promove SAG 2017 em Sorocaba

    ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) vai promover entre os dias 26 e 30 de junho, sempre…


  • AlphaGraphics anuncia objetivo de produzir 1 milhão de livros impressos sob demanda

    AlphaGraphics anuncia objetivo de produzir…

    AlphaGraphics anuncia a meta de vender mais de 1 milhão de livros impressos sob demanda 1-to-1 em 2017,…


  • Gráfica gaúcha é a primeira brasileira a investir em AccurioPRINT C2060L

    Gráfica gaúcha é a primeira brasileira…

    Equipamento, recém-lançado pela Konica Minolta no país, tem objetivo de viabilizar projetos de baixas…


  • Linha Alltak Tuning lança duas novas cores

    Linha Alltak Tuning lança duas novas…

    Alltak Tuning, voltada ao setor automotivo, segue com lançamento de cores e estilos diferenciados para…


  • Editora Scortecci lança duas plataformas para autopublicação de livros

    Editora Scortecci lança duas plataformas…

    Fábrica de Livros é uma plataforma de autopublicação de livros para autores, enquanto a ferramenta…


>> Mais notícias