Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Abro e Abigraf lançam selo Papel Legal durante 4º Print Summit

Abro e Abigraf lançam selo Papel Legal durante 4º Print Summit
No próximo dia 29 de outubro acontece em São Paulo, na ESPM Tech, mais uma edição do Print Summit, evento com foco na evolução e poder da comunicação impressa para construção de marcas, e tendências de uso criativo e eficaz das mídias para clientes de diferentes segmentos.

Além de contar com palestras de profissionais renomados do ramo da comunicação e publicidade, o evento também será palco de outra importante realização: o lançamento do Selo Papel Legal pela Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e pela Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), entidade federativa que congrega o empresariado gráfico por meio de 21 Abigraf’s Regionais e do Distrito Federal.

“O selo visa certificar o uso do papel gráfico como forma de transmitir maior segurança ao mercado sobre a legalidade de sua destinação, seja ele imune ou não. O papel gráfico possui uma distinção tributária, que varia de acordo com sua aplicação. Por exemplo, o papel usado para impressão de livros, jornais e revistas é isento de tributação (papel imune), o que não ocorre com o papel empregado na produção de outras peças gráficas (folhetos, folders, itens comerciais e promocionais etc.). O que corre, porém, é que essa tributação às vezes é burlada através do uso do papel imune (não tributado) em outros tipos de impressos.

Para receber a certificação, a gráfica deve passar por auditorias periódicas, que avaliarão as ações em concordância com diretrizes e conformidades estipuladas. Também devem seguir procedimentos adequados que podem variar de acordo com o porte da empresa.

A iniciativa envolve, ainda, a participação de um comitê de desenvolvimento, do qual fazem parte representantes de gráficas de vários portes, e membros de entidades ligadas ao setor papeleiro, como Andipa (Associação Nacional de Distribuidores de Papel) e Ibá (Indústria Brasileira de Árvores). 

“Dessa forma, o Selo Papel Legal tem como objetivo estimular boas práticas por parte das gráficas, e informar ao mercado que o papel usado para o impresso que está em suas mãos seguiu todas as regras éticas e tributárias. É uma espécie de ‘compliance’ entre as gráficas e visa combater práticas ilegais, que ao final causam prejuízo aos cofres públicos e também à cadeia produtiva, que sofre com o a concorrência desleal e tem que arcar com os custos de fiscalização e tributação”, salienta Tilson Casteluci, executivo de negócios da Abro. “Com isso, criamos um ambiente de concorrência saudável no mercado, com base em práticas éticas.”

Programação

Além do lançamento do Selo Papel Legal, o Print Summit contará com uma programação especial de palestras com foco no uso criativo do papel e da mídia impressa. Fazem parte da programação temas como “Morte do impresso é fake news”, por Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora; “Tempo do ‘RE’- Tempo de recriar, reinventar, reformular, reproduzir, recompor”, ministrada pela diretora de mídia Omnichannel da Agência VML, Luciana Schwartz; e “A oportunidade do impresso no ambiente OOH – Out Of Home”, ministrado por Pedro Barbastefano, sócio e diretor comercial da 29Horas Mídia Aeroportuária.

A abertura será realizada por Armando Ferrentini, diretor-presidente da Propmark.

Também está programado um debate ao final do qual participarão os palestrantes, criando a oportunidade de interação com o público.

Os interessados em conferir a programação completa do Print Summit, fazer a inscrição e garantir sua vaga podem acessar o link https://www.sympla.com.br/print-summit-2019__662435

Leia também

  • Abro e Abigraf lançam selo Papel Legal durante 4º Print Summit

    Abro e Abigraf lançam selo Papel Legal…

    No próximo dia 29 de outubro acontece em São Paulo, na ESPM Tech, mais uma edição do Print Summit


  • Zaraplast otimiza processo de gerenciamento de cores

    Zaraplast otimiza processo de gerenciamento…

    Zaraplast otimiza processo de gerenciamento de cores através da solução GMG OpenColor, Color Plugin…


  • FESPA Digital Printing é patrocinadora do Print Summit 2019

    FESPA Digital Printing é patrocinadora…

    No dia 29 de outubro, das 9h às 13h, acontece em São Paulo, na ESPM Tech, o Print Summit 2019


  • Ricoh lança impressora Ricoh Pro L5160

    Ricoh lança impressora Ricoh Pro L5160

    Ricoh Pro L5160 oferece mais tempo em atividade e velocidade de impressão para quem precisa de uma…


  • Printi passa a oferecer materiais gráficos para profissionais da saúde

    Printi passa a oferecer materiais gráficos…

    Objetivo da empresa de personalização é se aliar ao setor por meio de itens criados para suprir as…


  • Esko promove Roadshow em Fortaleza

    Esko promove Roadshow em Fortaleza

    Esko vai promover em Fortaleza (CE), no dia 18 de outubro, o seu Roadshow


>> Mais notícias