Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

16 º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostrou força do mercado

16 º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostrou força do mercado
O 16 º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho aconteceu no último 22 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba.

Em relação ao ano passado, o prêmio cresceu. Foram 40 empresas (contra 36 em 2017) que inscreveram 492 produtos (431 em 2017) em 61 categorias (52 no ano passado). “E deu para ver que a qualidade também melhorou, com produtos com muito valor agregado em criatividade. É uma mostra muito bem clara de que o empresário gráfico está se reinventando para achar o seu lugar no mercado”, disse Abilio de Oliveira Santana, presidente do Sigep (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná), que organiza o prêmio junto com a Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) e com a auditoria e coordenação da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica).

A reinvenção sugerida por Santana ficou clara na forma de atuar da campeã da noite, a Gráfica Malires, de Curitiba, que levou 12 troféus. A Corgraf, de Colombo, ficou em segundo, com 10. O diretor da Malires, Wagner Linares, atribui o primeiro lugar à maneira agressiva com que a empresa tem atuado no mercado nos últimos anos. “Mudamos a forma de gestão, investimos em equipamentos para melhorar a qualidade do que produzimos, criamos um departamento de marketing, avançamos na prospecção de clientes e melhoramos os treinamentos aos colaboradores. Tudo isso tem se revertido em produtos de melhor qualidade. O foco é ganhar mercado e atender cada vez melhor os nossos clientes, mas, consequentemente, esta postura acaba gerando os prêmios”.

O diretor da Gráfica Belton, Luciano Szurmiak, vai pelo mesmo caminho. Segundo ele, os oito troféus, recorde que a empresa recebeu numa mesma edição, são fruto dos investimentos que a empresa tem feito na área digital. “Antes terceirizávamos esta parte e agora estamos fazendo tudo internamente. Assim, melhoramos a empresa nesta área, conquistamos clientes diferentes e o reflexo é que dos oito troféus, três foram relativos a produtos na área digital”.

Para o diretor da Corgraf, André Linares, a perda do primeiro lugar nessa edição do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho é mais mérito da Malires do que falha da Corgraf, mas deixou um alerta. “Reconhecemos que a Malires e outras gráficas vêm melhorando bastante a qualidade do que produzem. Não termos ganho em primeiro, como sempre vinha acontecendo, não nos preocupa, pois mantivemos nossa política de inovação e de procurar sempre o diferencial na hora de produzirmos os materiais. Porém, é sempre bom ficarmos alertas para segmentos ou nichos específicos nos quais não fomos premiados para vermos no que podemos melhorar. Essa disputa no prêmio é sadia e ajuda a valorizar a premiação e, claro, o trabalho das gráficas paranaenses”, disse Linhares, fazendo questão de lembrar que na contagem geral dos 16 anos da premiação a Corgraf é líder absoluta com cerca de 150 troféus.

O presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, ponderou que a competitividade cada vez mais acirrada no prêmio mostra que as empresas estão no caminho certo. “É interessante que haja esta competição, embora o prêmio seja muito mais importante do que definir quem ganha mais troféus. O objetivo é estimular a inovação e a criatividade do material gráfico produzido no Paraná. Mas, claro, quando vemos a alternância em relação a quem teve mais conquistas, isso dá a medida de que as empresas estão se mexendo, produzindo com mais qualidade e buscando diferenciais. A premiação fica valorizada, mas quem ganha mesmo são as empresas e seus clientes”.

Ganhadores

Além da Malires, Corgraf e Belton, foram premiadas as gráficas Lisegraff (6), Ótima (6), Midiograf  (5), Ogg Digital (3), Posigraf (1), Catuaí Rótulos (1), Tecnicópias (1), Maxi Gráfica (1), Camberflex (1), Danielle Artes (1), Fatimense (1), Hellograf (1), Tuicial (1) e Graciosa (1). Foram premiados ainda os fornecedores Quimagraf (4), Delta E (4), Copigraf (1), Inventário (1), Rio Branco (1), Hubergroup (1), Zênite (1), Agfa (1) e Heidelberg (1).

Leia também

  • 16 º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostrou força do mercado

    16 º Prêmio Paranaense de Excelência…

    Gráfica Malires, maior vencedora, e outras gráficas premiadas têm atuação agressiva no mercado,…


  • Akad anuncia Novajet UV T1804 GH rolo a rolo para impressão UV grande formato

    Akad anuncia Novajet UV T1804 GH rolo…

    Akad anunciou a impressora Novajet UV T1804 GH rolo a rolo que promete alto nível de qualidade nas…


  • TV Cultura produz conteúdo da Rússia em parceria com a Canon

    TV Cultura produz conteúdo da Rússia…

    Material exclusivo será produzido direto do país sede do Mundial e ficará disponível no digital…


  • EFI transfere Centro Inkjet dos EUA para nova fábrica de última geração

    EFI transfere Centro Inkjet dos EUA…

    EFI inaugurou no início de maio sua nova sede de negócios de jato de tinta


  • Gráfica Tudo anuncia investimento na AccurioPRESS C6100

    Gráfica Tudo anuncia investimento…

    Gráfica Tudo, com sede em São Paulo, conta com um parque de impressão de 700 m2 no Bairro Casa Verde,…


  • Idealliance Latin America realizará o primeiro Treinamento e Certificação G7® no Brasil

    Idealliance Latin America realizará…

    Estão abertas as vagas para o treinamento G7 nos dias 18 a 20 de Julho, para a obtenção das certificações…


>> Mais notícias